08 de maio, de 2024 | 11:09

Como evitar o golpe do Pix ao fazer doação ao Rio Grande do Sul

Doações às vítimas são centralizadas em conta bancária em nome de "SOS Rio Grande do Sul"

O governador Eduardo Leite (PSDB) usou seus perfis nas mídias sociais para alertar sobre golpes nas doações via Pix às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Leite classificou como "lamentável" a atitude de golpistas diante do maior desastre natural da região, que já deixou mais de 90 mortos.
Divulgação GRS
Governador fez alerta sobre golpes aplicados com Pix falso divulgado por estelionatários Governador fez alerta sobre golpes aplicados com Pix falso divulgado por estelionatários


"No meio de tanta solidariedade tem tantos aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável", disse Leite no vídeo.

Além dos golpistas, há também uma enxurrada de notícias falsas que politizam a catástrofe, refletindo no debate sobre a tragédia ambiental a polarização política que reina no país.

Pix falso

De acordo com o governador Gaúcho, aproveitadores estão divulgando a campanha de arrecadação do RS alterando a chave Pix, de forma que as transferências financeiras realizadas sejam encaminhadas a terceiros, sem qualquer compromisso em auxiliar as vítimas das enchentes no Estado.

Por isso, o governador alerta para a importância de verificar, antes de concluir a transferência, o banco e o nome do destinatário da doação. Neste caso, as doações são destinadas ao SOS Rio Grande do Sul, em uma conta aberta no Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul.

Esses recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

O canal de doações é gerido e fiscalizado por um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil. Nos primeiros dias de campanha, da última quinta (2) a domingo (5), foram recebidos R$ 38,1 milhões por transferências realizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Como fazer doações às vítimas do Rio Grande do Sul?

Antes de concluir a transação, é importante verificar se todas as informações estão corretas para garantir que a quantia será destinada às vítimas do desastre. Para doar qualquer quantia em dinheiro, a chave Pix oficial do governo é: Chave PIX (CNPJ): 92.958.800/0001-38 / Conta SOS Rio Grande do Sul / Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer). (Com informações de Agências e Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

Já publicado:
Vale do Aço tem diversos pontos de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rj

08 de maio, 2024 | 23:04

“O Deputado, citado em um comentário anterior, é o Luciano Zucco, do PL do RS, e o Instituto é o Harpia Brasil - Asas da Ação e Liberdade, ligado ao movimento "Invasão Zero".”

Rj

08 de maio, 2024 | 18:01

“Tem um Deputado Federal, do PL do RS. pedindo PIX para um instituto da Bahia; e a enteada do ex-Presidente Bolsonaro pedindo para uma conta de pessoa física, sendo ela uma das titulares.”

Envie seu Comentário