25 de abril, de 2024 | 08:00
Dnit explica por que não pode instalar radares na BR-381 em Ipatinga
Matheus Valadares
Trecho da BR-381 entre os bairros Horto e Ferroviários foi palco de graves acidentes nas últimas semanas

A avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381, em Ipatinga, ficou marcada neste mês de abril por ser palco de graves acidentes de trânsito, incluindo dois com óbitos.
Em entrevista ao Diário do Aço, publicada na sexta-feira (19), o tenente PM, Marcelo Vieira, comandante do 1º pelotão da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), revelou que solicitou dispositivos que possam reduzir a velocidade dos veículos no trecho.
Nós produzimos uma série de ofícios, em específico aqui na 381, com o órgão executivo da Dnit, solicitando dispositivos que venham a reduzir a velocidade, com radares e também lombadas físicas”, ressaltou.
No entanto, devido ao processo de licitação da BR-381, que envolve o trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares, a instalação de radares fica embargada.
A Instrução Normativa nº 43/2021, que dispõe sobre as atividades que dão suporte ao Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estipulam que: Art. 9º É vedada a liberação para instalação de equipamentos de controle eletrônico de tráfego quando a administração da rodovia: I - estiver sob concessão federal ou estadual; II - integrar convênio com órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual, Distrital ou Municipal; e III - integrar projetos de concessão federal, cujo cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI esteja com previsão de leilão em prazo inferior a 12 (doze) meses da data de liberação para instalação”.
A rodovia federal que corta a cidade de Ipatinga se enquadra no último quesito, visto que no último dia 17 o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o Edital de Licitação da BR-381 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que agora seguirá para ajustes finais antes do leilão previsto para o segundo semestre.
Outros três acidentes graves no mesmo trecho
-Mulher perde o controle de Mitsubishi, atravessa canteiro central e atropela motociclista no Horto
-Motociclista morre atropelado por caminhão na avenida Pedro Linhares Gomes atrás do shopping
-Idosa é atropelada na avenida Pedro Linhares Gomes no bairro Iguaçu
Investimentos em segurança
Por meio de nota, o Dnit informou que está investindo em equipamentos de segurança no trecho entre Ipatinga a Governador Valadares.
Lembramos que, para aumentar a segurança, incluindo o trecho urbano no Vale do Aço, o Dnit vai iniciar no mês de maio - com previsão de conclusão até o fim do primeiro semestre deste ano - o reforço e a substituição dos dispositivos de segurança no canteiro central da BR-381 em todo o trecho de Ipatinga a Governador Valadares. Para a recomposição das defensas metálicas na rodovia serão investidos R$ 550 mil”, comunicou a nota.
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Newton
27 de abril, 2024 | 11:07O Denit vem com este papo mole que não pode colocar radar na 381 e os acidentes acontecendo . Alô prefeito. Faça algo pela comunidade. Cadê a responsabilidade social? Tem gente morrendo...”
Romulo de Souza Dias
27 de abril, 2024 | 00:28Infelizmente na cidade de Ipatinga tem muito motorista e motociclista imprudente que corta pelo lado direito da via, não dão seta para mudar de faixa se estão na esquerda eles não saem segura até viatura na pista, quando se pedi passagem eles até xinga, na auto escola foi informado para a minha filha que ela poderia ultrapassar pela direita que estava no CBT brincadeira né e sem contar as péssimas condições das vias que corta a cidade do vale do aço como todo vergonha !”
Marley
26 de abril, 2024 | 15:07Depois de tantos comentários e sugestões , algo sabe como ficou o caso do motorista do porche em são Paulo , que bêbado e possívelmente drogado bateu e matou o motorista de aplicativo, que estava trabalhando .?
O cara é rico e nem preso foi .!”
Roberto Alves da Silveira
26 de abril, 2024 | 10:30O problema deste trecho e o mesmo em toda cidade e em todas as brs,alta velocidade, telefone celular, motorista a 30km por hora na pista da esquerda e o principal falta de consciência. Se todos tiverem isso na mente, vera que nem radar e nem lombada .e necessario.”
Rafael
26 de abril, 2024 | 10:21Acidente em sua maioria é causada por imprudência do motorista. Tem que investir em fiscalização e execução da lei de trânsito. Motoqueiro morre querendo andar onde não pode, motorista causa acidente achando que é pista de corrida, além de bebida, etc.
No momento que começar a fiscalização e multa povo começa a respeitar.
Auto escola hoje tá passando qualquer um, povo ganha carteira e não sabe ligar um carro, não sabe onde liga farol, nem que existe seta no carro. O dinheiro tem que ser investido em fiscalização dos motoristas.”
Usuário da Pista
26 de abril, 2024 | 08:56Enquanto isto vão se perdendo vidas e lotando Upas e Hospitais causando mais despesas para o sistema de saúde sem falar da precarização dos sistemas de saúde”
Humberto Hott Fernandes
26 de abril, 2024 | 00:42Se não há como colocar radares para fiscalizar, que tal tirar os policiais dos quartéis e colocá-los para fiscalizar os motoristas dopados, bêbados e ansiosos para chegarem em casa. O que realmente está faltando fazer valer o CBT, no trecho urbano da BR381 o artigo 30, em especial.”
Geraldo Venancio dos Santos
25 de abril, 2024 | 18:00"Trilha de Vaca". Essa é ótima. Parabéns Ju.”
Karla
25 de abril, 2024 | 15:39Mais desvio de dinheiro público,se colocar placas de ferro de 25mm em todo o perímetro urbano para separar as pistas não fica neste valor da reportagem.”
Sávio
25 de abril, 2024 | 14:34Pelo amor de Deus, não adianta nada investir essa ninharia em dispositivos de segurança em canteiros, tem que fiscalizar os motoristas irresponsáveis também, triplicar as multas e cobrar nosso IPVA, em retorno pra melhorar esse asfalto, que é buraco puro....”
Paulino João
25 de abril, 2024 | 12:12Investimentos de 550 mil... Isso não serve para recapear 2km de asfalto. É uma vergonha chamar 550 mil de investimento, toma vergonha na cara ow...”
Feliz
25 de abril, 2024 | 10:56Sera que vao camcelar o ipva e o locenciamento pois se as estradas estao pra serem privatizadas nao faz sentido pagar o imposto”
Robert
25 de abril, 2024 | 09:16Piada pronta”
Ju
25 de abril, 2024 | 09:15Isto mesmo sr. segurança! A BR 381 do Bairro Horto até GV está parecendo uma trilha de vaca.”
Segurança
25 de abril, 2024 | 08:57A questão não são os dispositivos de segurança, são as estradas cheias de buracos e muitos defeitos, causando insegurança e acidentes. Nossos impostos são pagos todos em dia e temos estas estradas deterioradas.”