26 de março, de 2024 | 07:00
Obras do Dnit avançam em avenida no distrito de Cachoeira do Vale
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoIniciadas em fevereiro, as obras de recuperação e recapeamento asfáltico da avenida Belo Horizonte, no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, já estão na fase final. A informação foi repassada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a pedido do jornal Diário do Aço. (Leia a nota na íntegra no final da matéria).
Além da revitalização do trecho, onde pedaços de rocha se desprenderam do maciço granítico causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, a autarquia federal também está revitalizando um total de seis quilômetros de asfalto, que compreende entre a entrada do distrito, vindo de Belo Horizonte, até o trevo Sinergia, na antiga ponte de acesso a Coronel Fabriciano.
O serviço é realizado pela LCM Construção e Comércio, que venceu a licitação realizada pelo Dnit. O prazo para a entrega da obra é de seis meses.
Após o término do recapeamento do asfalto, será feita a limpeza das margens e dispositivos de drenagem, e a devida sinalização horizontal e vertical”, informou a autarquia.
Apesar da construção do contorno rodoviário da BR-381, a avenida Belo Horizonte continua sob responsabilidade do Dnit, conforme esclarecido pela própria autarquia em nota enviada ao Diário do Aço.
No entanto, segundo uma fonte ligada à Prefeitura de Timóteo, "desde o rolamento das pedras com as consequências para o tráfego no local, todas as medidas paliativas tomadas e o custeio de todas as despesas foram arcadas pela Prefeitura de Timóteo. O Dnit, em termos de custeio das obras, não aportou nenhum recurso", assegurou.
Matheus Valadares
Depois da revitalização asfáltica, será feita a limpeza das margens e dispositivos de drenagem, e a devida sinalização horizontal e vertical

Relembre o caso
Devido a uma forte chuva na madrugada do dia 11 de novembro de 2021, pedaços de rocha se desprenderam do maciço granítico causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, bem como a queda de postes da rede elétrica e cabeamento de internet. O local atingido chegou a ficar completamente interditado.
Ainda no fim de 2021 e sem contrato de manutenção da rodovia, no trecho relacionado à Timóteo, o Dnit autorizou o município a promover a limpeza e desobstrução parcial do trecho em uma faixa de domínio que pertence à União em face dos enormes transtornos que a interrupção do tráfego ocasionou ao município e região”.
A solução encontrada para liberar o tráfego foi abrir uma via paralela pavimentada apenas com escória siderúrgica, como forma de dar mais segurança e agilidade ao fluxo de veículos. Foi necessário a instalação de um quebra-molas para controle da velocidade. Situação que permanece até o atual momento.
Íntegra da nota do Dnit
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que as obras na Avenida Belo Horizonte estão na fase final do recapeamento asfáltico. Após essa etapa, será feita a limpeza das margens e dispositivos de drenagem, e a devida sinalização horizontal e vertical.
Já publicado
Há quase três meses acesso a Timóteo está com desvio paliativo
Estragos da chuva fecham a BR-381 em dois pontos no Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]