06 de março, de 2024 | 17:00

Vale do Aço chega à terceira morte por dengue em 2024

Divulgação
Já são cinco mortes por arboviroses na região, sendo três por dengue e duas por chikungunyaJá são cinco mortes por arboviroses na região, sendo três por dengue e duas por chikungunya
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Mais uma morte por dengue no Vale do Aço neste ano foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O óbito consta no painel de monitoramento de casos da pasta, atualizado nesta quarta-feira (6), conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço.

A morte pela doença foi registrada no município de Ipatinga. A vítima é uma criança, na faixa etária de um a nove anos (a idade exata não é informada pela SES), que não tinha nenhum quadro de comorbidade que pudesse agravar seu estado de saúde.

Ainda conforme o painel, foram 17 casos graves ou com sinais de alarme em Ipatinga em 2024. Outros dois óbitos por dengue ocorreram no município de Coronel Fabriciano, conforme já divulgado pelo Diário do Aço. As vítimas são uma criança do sexo masculino e uma idosa com mais de 70 anos.

Dois óbitos por chikungunya também foram contabilizados na região. A primeira morte pela doença foi confirmada em Timóteo. A vítima é um idoso com mais de 80 anos e sem comorbidades. O segundo óbito foi na cidade de Vargem Alegre, no Colar Metropolitano do Vale do Aço. A vítima também é um homem com mais de 80 anos e que sofria de hipertensão.

Posicionamento da prefeitura de Ipatinga
Na manhã desta quinta-feira (7), a prefeitura de Ipatinga emitiu uma nota oficial informando que o registro de óbito por dengue trata-se de “um erro no compilado de dados no sistema municipal”. Leia a nota na íntegra

A Secretaria de Saúde de Ipatinga, através do Departamento de Vigilância em Saúde, esclarece que o registro equivocado de um caso de óbito por dengue no sistema do governo do estado, referente a 2024, foi resultado de um erro no compilado de dados no sistema municipal.

Informamos que o equívoco já foi prontamente corrigido em nosso sistema local, contudo, solicitamos compreensão, pois a atualização no Painel do Estado pode demandar até 2 dias. Ressaltamos que, até a presente data, não há óbitos confirmados por dengue em Ipatinga no ano de 2024.


Nota de esclarecimento da SES-MG
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que o processo de atualização dos dados no painel e no boletim de arboviroses, ocorre por meio da exportação de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

O Sinan tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória atualmente definidas pela Portaria MG/MS n.º 2010 de 27 de novembro de 2023.

Os dados de dengue e chikungunya são extraídos do Sinan online, onde as informações são inseridas e transmitidas em tempo real. O funcionamento ocorre da seguinte maneira: as secretarias municipais de saúde, por meio da vigilância epidemiológica, coletam e inserem no Sinan as notificações de casos e óbitos realizadas pelas unidades de saúde notificantes. É importante que a inserção de dados no sistema seja realizada de maneira correta e dentro do prazo de até 7 dias após a notificação. Uma vez notificado no Sinan, os municípios dispõem de um período de até 60 dias para concluir a investigação e encerramento dos casos e óbitos no sistema, podendo haver reclassificação durante esse processo. Tendo isso em vista, os dados são sujeitos a revisões e alterações.

O Sinan possibilita a extração dos dados em formato DBASE para a SES-MG visando a consolidação das informações. Assim, não ocorre o envio direto de dados pelos municípios à SES-MG, mas sim por meio do sistema. A SES-MG, por sua vez, extrai os dados do Sinan para a atualização diária do painel: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel e produção semanal do boletim.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário