EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

04 de março, de 2024 | 08:29

Cerco policial resulta em um morto e três presos na BR-381 em Santana do Paraíso

Reprodução de vídeo
Cerco policial no Km 521 resultou em troca de tiros entre criminosos e policiais militares, um fugitivo morreu e outros três foram presosCerco policial no Km 521 resultou em troca de tiros entre criminosos e policiais militares, um fugitivo morreu e outros três foram presos

Um indivíduo de 17 anos morreu e outros três foram presos em uma operação de cerco e bloqueio a marginais procurados pela polícia por envolvimentos com o tráfico de drogas, atentados a tiros e homicídios em Ipatinga e Governador Valadares, neste começo de ano.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, já monitorados por envolvimentos em crimes de homicídio, tráfico de drogas e participação em facções criminosas, quatro indivíduos trafegavam em um Fiat Palio, de Governador Valadares para Ipatinga e foram interceptados por um bloqueio da Polícia Militar, por volta de 18h30 de domingo (3), no Km 251, trecho do bairro Parque Veneza, em Santana do Paraíso.

Eles resistiram à prisão, trocaram tiros com as equipes policiais, um morreu e outros três foram presos. Armas, radiocomunicadores e celulares foram apreendidos. Apurou-se que o grupo fugia para Ipatinga depois de assassinar um homem a tiros em Governador Valadares, no fim da tarde de domingo.

Em função do bloqueio e os desdobramentos da ocorrência, o trânsito ficou fechado por cerca de três horas, no começo da noite de domingo (3), no Km 251 da BR-381, entrada de Santana do Paraíso.

Troca de tiros há 15 dias no Caravelas

O cerco aos criminosos que tem causado intranquilidade no Vale do Aço, já tinha resultado em uma troca de tiros e a prisão de um marginal de Governador Valadares, na noite de 14 de fevereiro, no bairro Caravelas, em Ipatinga, conforme noticiado pelo jornal à época.

Atentados a tiros no Barra Alegre e triplo homicídio no Bethânia

A reportagem apurou que os indivíduos envolvidos nessa ocorrência são investigados como suspeitos de envolvimento em dois atentados a tiros no distrito de Barra Alegre, em Ipatinga, quando tentaram matar a tiros um desafeto relacionado ao tráfico de drogas naquele local. Os envolvidos são de Governador Valadares, mas os levantamentos policiais evidenciam que estão associados a grupos criminosos em Ipatinga e em Coronel Fabriciano, uma associação que tem levado à escalada de crimes violentos contra a vida na região.

Também pesa contra um dos envolvidos no caso de domingo, a acusação de envolvimento com o triplo homicídio ocorrido dia 5 de janeiro, na área dos bares no bairro Bethânia, caso esse noticiado pelo Diário do Aço. Tanto nos dois ataques no Barra Alegre quanto no triplo homicídio, os envolvidos utilizaram um Peugeot 208 com placas clonadas.

Cercados na avenida Felipe dos Santos, imediações da Praça das Mães, dia 7 de janeiro, depois de saírem do Barra Alegre, os criminosos escaparam sentido ao bairro Vila Celeste, onde abandonaram o carro e fugiram a pé, trocando tiros com policiais militares. Um dos marginais acabou preso na ocasião, na posse de um revólver.

Neste domingo, os levantamentos do serviço de inteligência da PM, com participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), indicaram que os integrantes do grupo criminoso envolvido com os atentados em Ipatinga trafegavam sentido ao Vale do Aço a bordo de um Fiat Palio Sporting, de cor branca. Por isso foi montado o cerco policial no Km 251 da BR-381.

Dentre os ocupantes do carro estava Gustavo de Aguiar Almeida, o Gustavinho, de 23 anos, condenado por homicídio, foragido do sistema prisional e contra o qual havia uma ordem de prisão expedida pela Justiça.

Resistência à prisão e reação a tiros contra policiais

Quando o carro se aproximou do local, em vez de se entregarem, quatro indivíduos que ocupavam o veículo decidiram confrontar a polícia, efetuando tiros em direção aos policiais. Além disso, o condutor do Palio tentou furar o bloqueio e acelerou o veículo em direção ao acostamento onde estava posicionado um sargento da PM. O militar reagiu à agressão efetuando disparos. O carro com os marginais bateu na carroceria de um caminhão e os ocupantes do Palio desembarcaram, correndo para todos os lados possíveis.

Um dos indivíduos escondeu-se debaixo do Palio e foi preso. Ele foi identificado como Raphael Arcanjo de Oliveira, de 24 anos. Outros três entretanto, mantiveram fuga em direção a uma área de vegetação, efetuando tiros contra os policiais, que também atiraram. O momento do tiroteio foi registrado por vizinhos, moradores dos prédios localizados no bairro Parque Veneza. “É muito tiro. Parece até uma cena do Rio de Janeiro isso aqui”, relacionou uma pessoa enquanto gravava um vídeo.

O alvo principal da operação policial, Gustavo de Aguiar Almeida, o Gustavinho, decidiu se entregar. Ele tinha ferimentos leves, decorrentes da troca de tiros. Ele foi colocado em uma viatura da PM e levado para o Pronto Socorro do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. No local de onde o foragido saiu policiais recolheram uma pistola Taurus calibre 380, sem munição.

Com o cerco à mata foram encontrados os outros dois criminosos. Thiago Coelho de Oliveira, o TH, de 23 anos, foi encontrado deitado tentando se esconder em meio a vegetação. Com ele foi apreendido um telefone celular. Ele tinha apenas ferimentos leves. TH confirmou que também portava uma pistola mas tinha perdido a arma no meio do mato.

Em um local de difícil acesso foi encontrado caído e inconsciente, mas com sinais vitais, Daniel Vanderson Vieira de Assis Silva, de 17 anos. Com ele foi encontrada mais uma pistola. O fugitivo foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e removido para o hospital, com um tiro no crânio. O adolescente não resistiu aos ferimentos e seu quadro evoluiu para óbito.

Um sargento da PM também necessitou de atendimento médico, pois teve um corte na perna esquerda, provavelmente provocado por um tiro. Veja, no vídeo abaixo, informações dos integrantes das forças de segurança, acerca da operação de domingo:



Homicídio em Valadares minutos antes do cerco no Vale do Aço



Enquanto era feito o cerco policial em Ipatinga, militares do 8º Batalhão da Polícia Militar em Governador Valadares apuravam informações acerca de um assassinato a tiros, praticado no fim da tarde de domingo (3), na rua do Ceresp, bairro Santos Dumond II. No local do crime foram recolhidos 15 cartuchos deflagrados de munição calibre 380.

A vítima, Yuri Ferreira da Silva, de 19 anos, morreu com dez perfurações. O jovem tentou escapar da morte, correndo para dentro de um bar, mas foi perseguido e executado. Os assassinos estavam encapuzados. A motivação estaria relacionada a desentendimento entre grupos criminosos dos bairros Santos Dumond II e São Pedro.

Apurou-se que os autores do homicídio em Valadares estavam em um Fiat Palio de cor branca e que seriam os mesmos indivíduos apanhados no cerco policial na entrada de Santana do Paraíso.

Também ficou constatado que o Fiat Palio Sporting que o grupo usou era produto de crime (furto ou roubo) e usava placas clonadas. Já a pistola Taurus apreendida na cena do confronto em Santana do Paraíso tinha sido roubada em Coronel Fabriciano.

No interior do carro foram encontradas toucas ninjas, possivelmente as mesmas usadas no homicídio em Valadares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Toledo

06 de março, 2024 | 08:42

“Não existe oitavo batalhão de polícia militar em Governador Valadares, existe lá é o sexto batalhão de polícia.

Parabéns aos policiais, lembrando que no bairro Santos Dumont II fica a cadeira pública de Governador Valadares.”

Jackson

05 de março, 2024 | 10:43

“Meus parabéns doutor Fernando delegado a onde o senhor vai à justiça e feita,”

Bom

05 de março, 2024 | 00:28

“PARABÉNS?? USANDO UM CARRO DE FAMÍLIA PRA SE PROTEGER, CONCORDO NÃO.
GRAÇAS A DEUS NÃO TEVE MAIS VÍTIMAS, MAS AS PESSOAS CORRERAM UM SÉRIO RISCO....”

Delfino

04 de março, 2024 | 22:56

“Parabéns aos policiais envolvidos, verdadeiros heróis, defensores da sociedade.”

Lulu

04 de março, 2024 | 20:15

“Parabéns a polícia pelo trabalho”

Gustavo

04 de março, 2024 | 14:18

“Parabéns as entidades de segurança, PM ePC e outros mas, a mais pura realidade é policiais colocando suas vidas em risco fazendo um trabalho árduo contra a criminalidade mas aí vem a injustiça pq não pode se chá.sr de justiça, a injustiça coloca os bandidos na rua e o policial se brincar ainda responde a processo,”

Kid Cabeça

04 de março, 2024 | 14:04

“Os passos desses heróis, São faróis, Que segurança nos dão, E razão, Seguiremos e cada vez mais ,Paz queremos em Minas Gerais!”

Olho Vivo

04 de março, 2024 | 13:13

“Parabéns aos nossos heróis do Vale do Aço. Atendimento a altura e personalizado aos criminosos e sanguinários. Nenhum policial e cidadão de bem ferido. Parabéns ao comando e todos os nossos guerreiros, sinal que estão preparados.”

Pena Que Foi So1

04 de março, 2024 | 10:19

“PM vai uma operação dessa por dia pelo amor de Deus”

Farias Maio

04 de março, 2024 | 09:57

“Parabéns à Policia Militar.

Estamos precisando que esta resposta dada aos grupos fora da lei seja frequente.
Pois os cidadãos de bem, estão cansados de tanto desrespeito a vida, causados por estes elementos.

Não sou a favor da pena de morte, mas a vida de policiais e de cidadãos de bem devem estar acima destas pessoas.

Pena que foi apenas um CPF cancelado.”

Valdecir

04 de março, 2024 | 09:41

“Esta união, polícia militar, polícia civil e ministério público se torna a verdadeira aroeira onde o pica-pau quebra o bico.”

Camila

04 de março, 2024 | 09:15

“Pena que morreu só 01. Bom mesmo seria o mundo ter se livrado dos 04.

Parabéns à PM!”

Cangaceiro Véio

04 de março, 2024 | 08:53

“Raphael Arcanjo, Daniel, Thiago...Oxenti, mas só tinha santo nesse carro...deviam já estar vindo para a semana santa em Ipatinga, rezar e fazer caridade...”

Envie seu Comentário