01 de fevereiro, de 2024 | 06:55
Cinco residências foram interditadas em Açucena; números podem subir
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Município está em estado de emergência devido ao efeito das fortes chuvas
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço 
Poucos dias após ser assolado por um temporal, o município de Açucena, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, ainda tenta se reorganizar devido aos efeitos das fortes chuvas. Segundo o boletim da Defesa Civil produzido na noite desta terça-feira (30/01), em que o Diário do Aço teve acesso, há uma pessoa desabrigada e 62 desalojadas.
Ainda é estimado que as enchentes e deslizamentos de barrancos atingiram diretamente 159 pessoas e 85 residências. Cinco imóveis precisaram ser interditados pela Defesa Civil. O trabalho de vistoria nas casas ainda continua.
O governo municipal informou que mais de dez estradas ainda estão interditadas: estrada para o Córrego da Água Preta; para o Córrego da Vaqueta; para o Córrego da Januária; para o Córrego da Cainca; para o Córrego do Bom Sucesso; para o Córrego dos Lopes; estrada do Córrego do Peixe; do Córrego do Mato; do Córrego do Monjolo; do Córrego dos Velhos; trecho do Córrego do Xuxu até a cabeceira da Codorna; e estrada da Pedra do Salitre.
Já os trechos que ligam o município às localidades de São Pedro, Penha de Aramirim, Belo Monte e Coqueiro foram liberados, assim como a via que liga o Córrego dos Soares ao Córrego dos Davi.
Até o momento, foram contabilizadas oito pontes entre destruídas ou danificadas. Os números podem ser alterados, tendo em vista que o levantamento ainda está sendo feito pela Secretaria de Obras.
Gabinete de crise
Desde as primeiras horas da manhã do último domingo (28/1), após o agravamento da enchente que atingiu a sede de Açucena, foi acionada a Defesa Civil Estadual para a instalação do gabinete de crise na Câmara Municipal.
Foram levantados os danos causados e quais ações seriam realizadas e distribuídas para aqueles que estariam à frente dos trabalhos.
Também houve a decretação de situação de emergência e protocolada junto ao governo do estadual e federal.
Limpeza e desobstrução de vias
A Secretaria de Obras de Açucena informou que tem se mobilizado para atender na desobstrução de vias públicas e estradas rurais, bem como também ajuda na limpeza de residências.
Foram recebidos maquinários e caminhões-pipa de outros municípios e da empresa Cenibra, em apoio ao desastre ocorrido.
Ajuda humanitária
A Prefeitura de Açucena recebeu na manhã de segundafeira (29/1), no Centro Cultural, a ajuda humanitária por meio da Defesa Civil Estadual, no qual os materiais enviados foram: kit de higiene pessoal, kit de Limpeza, kit dormitório, colchões, cestas básicas e roupas. Também foi recebido um grande número de doações por parte da população açucenense e cidades vizinhas.
A administração municipal esclareceu que muitos materiais da ajuda humanitária já foram distribuídos. Também foi disponibilizado, por parte do governo de Açucena, a cozinha comunitária para a alimentação dos atingidos pela chuva. Segundo dados apurados pelo Diário do Aço, até o momento foram distribuídas mais de 1.000 marmitas.
Abastecimento de água e energia
Foi solicitado pela Prefeitura de Açucena junto à Copasa o reparo de abastecimento de água em diversos locais da sede do município, sendo encaminhado um caminhão de água potável para o fornecimento de
caixas d'água nas partes mais altas e em locais que ainda estão sofrendo com a falta deste serviço.
A Cemig também foi acionada em caráter de urgência para realizar os reparos e manutenções para
o restabelecimento de energia nos locais. A parte mais alta no Córrego do Mato, até o momento, continua sem energia.
Já publicado:
Açucena recebe ajuda do Estado após temporal
Açucena recebe ajuda do Estado após temporal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]