11 de janeiro, de 2024 | 16:06

Cinturão de Segurança é instalado em Coronel Fabriciano e Timóteo

Divulgação
Câmeras estão instaladas em Timóteo, Coronel Fabriciano e Antônio Dias e sistema foi interligado com Ipatinga Câmeras estão instaladas em Timóteo, Coronel Fabriciano e Antônio Dias e sistema foi interligado com Ipatinga

O 58º Batalhão de Polícia Militar (BPM) inaugurou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (11) o sistema de videomonitoramento do Cinturão de Segurança da Comarca de Coronel Fabriciano. São 35 câmeras instaladas em Coronel Fabriciano e oito instaladas em Antônio Dias, interligadas ao sistema já implementado em Ipatinga desde o ano passado. Também nesta quinta-feira entrou em funcionamento, em Timóteo, 21 câmeras integradas ao sistema. O objetivo é a prevenção e a repressão de crimes.

O tenente-coronel Fabrício Pereira Silva, comandante do 58º BPM, informou que o projeto só foi possível diante do apoio da sociedade de Coronel Fabriciano. Todo o custo, estimado em pouco mais de R$ 1,5 milhão de reais, foi levantado com parcerias entre o Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho, Ministério Público de Minas Gerais e da Vara de Execuções Criminais.

Estes órgãos investiram parte do dinheiro de penas pecuniárias à Justiça para a instalação do projeto. O valor aplicado possibilita o funcionamento de até quatro anos, incluído aí o pagamento mensal para a empresa que vai gerir o sistema de câmeras na cidade. “Pretendemos aumentar o número de câmeras em pouco tempo”, adiantou Fabrício.
Wellington Fred
Sistema integrado de captação e processamento de imagens em vias públicas foi inaugurado em Coronel Fabriciano e em Timóteo Sistema integrado de captação e processamento de imagens em vias públicas foi inaugurado em Coronel Fabriciano e em Timóteo

Além dos órgãos de Justiça, que participaram do projeto, houve também a parceria da Prefeitura de Coronel Fabriciano e o Conselho de Segurança Pública, além de outras entidades que encamparam a ideia de instalar o mesmo sistema já implementado em Ipatinga. “Agora vamos conversar com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, para espelhar nas unidades para que tenham acesso ao Cinturão de Segurança”, revelou o oficial.

Regional
O sistema foi interligado à central no 14º Batalhão de Ipatinga e também aos programas, Helios, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais, capaz de receber os dados de movimentações veiculares, e o Cortex, sistema de informação que possibilita a análise de dados de outros órgãos de segurança pública.

As imagens geradas pelas câmeras possibilitam captar as placas dos veículos e verificar qualquer irregularidade, dentre elas, se é roubado ou furtado. Elas também permitem o reconhecimento facial, possibilitando a identificação de foragidos da Justiça ou até mesmo pessoas desaparecidas.

O sistema dá um alerta na central de videomonitoramento quando surge algo, tipo um carro furtado é identificado pela Inteligência Artificial ao se captado por alguma câmera em trânsito pelas ruas.

Além das câmeras em postes, há uma viatura da PM com câmeras que patrulham as ruas e também estão interligadas ao Cinturão de Segurança. Essas câmeras possuem o mesmo sistema, podemos complementar a vigilância em locais onde não há o equipamento fixo.

Timóteo
Além de Coronel Fabriciano, na tarde desta quinta-feira, o mesmo projeto foi instalado em Timóteo pela 85ª Companhia, sob o comando do major Maciel. Ele adiantou ao Diário do Aço que são incialmente 21 câmeras e pretende, em pouco tempo, a instalação do projeto no distrito de Cava Grande, em Marliéria e na sede também, além do município de Jaguaraçu.

Já publicado:
Cinturão de Segurança é lançado em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Julio

12 de janeiro, 2024 | 08:16

“Nao deveria ser oculto esse sistema juma vez serve para desvendar a ocultacao de praticas de crimes de toda natureza outro exemplo a policia prepara um esquema periodo tal essas intencoes tem que acontecer oculto mas diferente q a polucao entende”

Newton

11 de janeiro, 2024 | 20:01

“Cãmerars para que, tem tempos que não vejo a polícia atuando em Timóteo, a não ser contra o tráfego de drogas, mesmo assim na base de denuncias anomimas. No transito dizem que tem a guarda municipal, piada, outro dia um cidadão teve ameaçar dois deles para tirar um caminhão que simplesmente parou no meio da rua para descarregar e bater um papo. Desculpe seu prefeito, mas está jogando dinheiro fora.”

Fala na Tora

11 de janeiro, 2024 | 18:36

“Parabéns ao tenente- coronel Fabrício e a todos os colaboradores está precisando mesmo com tantos índices de homicídio e tráfico e também infrações de trânsito vai ajudar bastante o trabalho da polícia e da justiça indentificar os meliantes.”

Envie seu Comentário