13 de dezembro, de 2022 | 11:49

Cinturão de Segurança é lançado em Ipatinga

Forças de segurança do município contam agora com sistema de vídeo monitoramento avançado em tempo real por toda a cidade

Divulgação
As quatro forças de segurança do município contarão agora uma avançada ferramentaAs quatro forças de segurança do município contarão agora uma avançada ferramenta

Um avançado sistema formado por 50 câmeras de vídeo-monitoramento foi implementado em Ipatinga. O Cinturão de Segurança, oficialmente inaugurado nesta terça-feira (13), no auditório do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), é um projeto que envolveu as forças de segurança, Ministério Público e Judiciário.

O total investido foi de cerca de R$ 1,8 milhão, dinheiro oriundo das penas pecuniárias recebidas pela Justiça da Comarca de Ipatinga. Além de câmeras modernas, o sistema conta com softwares de alta tecnologia. Ele funciona com inteligência artificial, integrado com os sistemas Hélios, da Polícia Militar de Minas Gerais, e o Córtex, do Ministério da Justiça.

O objetivo é otimizar a prestação de serviço à comunidade pelas instituições que integram o Sistema de Defesa Social e Sistema de Justiça Criminal de Ipatinga. Todo o sistema possibilita que, por meio de inteligência artificial, monitoramento de veículos, pessoas e ambientes públicos, melhorando ainda mais a prevenção criminal, a repressão qualificada e otimizando a percepção criminal.

O projeto envolveu a Polícia Militar, por intermédio do 14º BPM, o Corpo de Bombeiro Militar (11º BBM), a Polícia Civil (1ª DRPC), a Polícia Federal, o Poder Judiciário por meio da Vara De Execução Criminal, o Ministério Público (11ª Promotoria) e o Conselho Comunitário Integrado, todos com sede na cidade de Ipatinga.

O prefeito Gustavo Nunes acompanhou a apresentação junto a autoridades civis, militares e do poder judiciário, além de representantes das instituições que integram o Sistema de Defesa Social e de Justiça Criminal. Ficou a cargo da administração municipal a liberação dos espaços públicos nos quais os dispositivos foram instalados. Os equipamentos, de alta tecnologia, farão a vigilância remota de veículos, pessoas e ambientes públicos, sem a necessidade de agentes presenciais de monitoramento.

São cinquenta câmeras instaladas em pontos estratégicos nos principais corredores, saídas e entradas da cidade de Ipatinga e regiões limítrofes sem a necessidade de agentes de monitoramento, diante da tecnologia utilizada. As instalações do projeto estão localizadas no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) do 14º Batalhão.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilson Vieira da Silva

18 de dezembro, 2022 | 10:34

“Muita infração em Ipatinga principalmente de trânsito. A polícia e a guarda de trânsito que só roda gastando gasolina não tem função e não atua em Ipatinga.A polícia não atua e não fiscaliza.Monotorar sem atuar tb não resolve.”

Eu

17 de dezembro, 2022 | 19:50

“Se nao vira indudtria dr multa ta otimo.”

Marcio José de Melo e Silva

14 de dezembro, 2022 | 21:19

“E os condutores de motos, que nunca param no sinal vermelho, serão vistos pela polícia e punidos?”

Marcio José de Melo e Silva

14 de dezembro, 2022 | 21:10

“Será que agora, os condutores de motos, que nunca param no sinal vermelho vão ser punidos?
Parece que as leis de trânsito para eles são diferentes.”

Curto e Franco

14 de dezembro, 2022 | 21:04

“Dinheiro jogado no lixo , porque cadeia aqui no brasil e hotel pra bandido , e segundo , tantas viaturas e motos que o governo deu , o policiamento tinha que prestar o serviço a populaçao .”

Cidadão Pagador de Impostos

13 de dezembro, 2022 | 18:08

“Espero que dessa forma a cidade esteja realmente segura, pois policiamento nas ruas é zero, vamos ver se funciona mesmo, pois agora a policia está do jeito que gosta não vai precisar fazer rondas e se não trabalhar agora é porque não quer mesmo”

Envie seu Comentário