
28 de dezembro, de 2023 | 07:00
Chuva deve dar pausa hoje e voltar a atingir o Vale do Aço a partir de sábado, aponta previsão
Matheus Valadares
Os municípios do Vale do Aço registraram chuva forte nesta semana, acompanhada por relâmpagos e ventania

Os dias anteriores foram marcados por chuva forte nos municípios do Vale do Aço, acompanhada por relâmpagos e ventania. Vários danos foram registrados na região, como destruição de telhados, árvores caídas, postes da rede elétrica partidos, dentre outros. A previsão é que a chuva deve dar uma trégua nesta quinta-feira (28) e voltar a atingir o Vale do Aço a partir de sábado (30).
Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, a chuva dos últimos dias ocorreu por causa de uma frente fria que passou ao longo do litoral da região Sudeste na semana passada. A tendência é de o tempo ficar parcialmente nublado nesta quinta-feira, mas as temperaturas sobem no fim de semana e a partir da tarde de sábado há condição favorável para pancada de chuva na região”, afirmou.
Virada do ano
O meteorologista também acrescentou que há possibilidade de chuva no Vale do Aço no dia da virada do ano. No domingo (31), segunda-feira (1) e terça-feira (2) deve chover em toda a região. É uma nova frente fria que vai chegar nesse fim de semana em Minas Gerais e vai atuar também no Vale do Aço a partir de domingo”, informou.
Cptec
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) apontam que para quinta e sexta-feira há 5% de chances de chover em Ipatinga e região. Já entre sábado e segunda-feira há 90% de possibilidade de chuva.
Queda de árvores
Na terça-feira (26) passada, a administração de Ipatinga divulgou que houve queda de mais de 100 árvores devido à chuva da madrugada anterior. A maioria atingiu redes de energia. Muitas atingiram fiações e derrubaram postes, o que demanda mais tempo de trabalho e mais cuidados devido à necessidade de desligamento das redes energizadas. Por causa disso, várias residências chegaram a ficar sem energia na segunda e terça-feira.
Dezenas de árvores foram quebradas ao meio, outras arrancadas com uma força descomunal. A intensidade do vento foi tamanha que muitas árvores foram arrastadas para longe, atingindo outras árvores ou danificando postes de energia.
Velocidade do vento
Conforme a estação meteorológica do campus Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a velocidade máxima que o vento atingiu foi de aproximadamente 58 km/h na segunda e terça-feira.
Janeiro
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte da região Norte, além de áreas da região Sul e dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, além de áreas do Pará e do Paraná, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.
Já publicado:
Teto de igreja em Ipatinga cede após forte ventania
Estragos de tempestade em Ipatinga demandarão serviços pelos próximos dias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]