07 de dezembro, de 2023 | 11:37

Forças de segurança de Minas Gerais mantêm caçada a fugitivo do sistema prisional

Preso escapou de presídio em Formiga, em um plano que contou com participação de outro presidiário

Reprodução
Preso rendeu policial penal na lavanderia, colegas foram socorrer o policial e Fillipim Branco aproveitou para fugir por janela de banheiro de presídio em FormigaPreso rendeu policial penal na lavanderia, colegas foram socorrer o policial e Fillipim Branco aproveitou para fugir por janela de banheiro de presídio em Formiga

Policiais penais, militares e civis mantém buscas ao foragido ipatinguense Fillipe Moreira Quirino, o Filipim Branco, de 32 anos. Ele fugiu na manhã de quarta-feira (6), do presídio localizado na rua Alto do Pequi, bairro Novo Horizonte, na cidade de Formiga, Oeste de Minas Gerais.

O preso tinha sido levado para um setor, para atendimento jurídico, quando solicitou o uso do banheiro. Nesse mesmo momento, outro detento que se encontrava na lavandeira rendeu um policial penal que efetuava a vigilância do local.

Era uma armadilha. Os demais policiais que acompanhavam Fillipe se deslocaram em apoio ao colega de farda. A vigilância ao preso no banheiro ficou enfraquecida e ele conseguiu fugir pela janela do banheiro e pular um muro que dá acesso à rua, não sendo mais visto.

Fillipe é nascido em Ipatinga e foi criado no bairro Bethânia. Seus familiares vieram da região de Caratinga. Ele, entretanto, é natural de Ipatinga e não de Caratinga, como foi divulgado anteriormente.

Fillipim Branco cumpre pena por homicídio, tentativa de homicídio; formação de quadrilha com atuação em roubo/explosão a agência bancária; roubo a mão armada; furto; tráfico de drogas e posse e porte ilegal de arma de fogo.

Conforme consta no sistema de informações da Segurança Pública, o indivíduo integra a quadrilha liderada por Jander Carlos Jerônimo, o Pelé, que efetuou ataques a instituições financeiras em municípios da Zona da Mata mineira.

Fillipim foi sentenciado por homicídio no Veneza II



Em março de 2019, conforme noticiado pelo Diario do Aço, Fillipim Branco foi sentenciado no Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga, a cumprir oito anos de prisão por homicídio simples (sem qualificadoras), de Jamerson Andrade dos Santos Oliveira, de 30 anos, crime praticado em fevereiro de 2012, na rua Niterói, bairro Veneza II. A motivação do crime, de acordo com as investigações policiais, seria o envolvimento de Jamerson com uma mulher que também se relacionava Filipim.

Ataque frustrado a agencia bancária na Zona da Mata



Fillipim Branco estava recolhido ao sistema prisional no Oeste de Minas, depois de ser preso na Zona da Mata Mineira, em janeiro de 2018, em uma tentativa fracassada de explodir caixas eletrônicos na cidade de Dores do Turvo. Além de Filipim, mais quatro criminosos do bando e um arsenal foi apreendido.

Antes dessa ação, ele tinha sido preso, em maio de 2013, em um cerco policial marcado por troca de tiros com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, em uma perseguição iniciada em Governador Valadares e que se estendeu pela BR-381 até a cidade de Naque. Ele foi alvejado por tiros de fuzil e sobreviveu escondido em um paiol, numa propriedade rural, onde foi preso. Levado para a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, fugiu novamente em dezembro de 2017, menos de dois meses depois rearticulou o bando e preparava mais um ataque, em Dores do Turvo, quando foi preso. Ficou recolhido ao sistema prisional até quarta-feira, quando fugiu do presídio de Formiga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Brutos

14 de dezembro, 2023 | 21:05

“Esse ai e articulozo em”

Pamonha

08 de dezembro, 2023 | 16:32

“Cheio de militantes da ESQUERDA nos comentários.”

Imperio Romano

07 de dezembro, 2023 | 22:10

“Quem não conhece já ouviu falar, esse dai não é trombadinha de moto nem ladrãozinho de telefone, ele representa o crime muito bem organizado.”

Pão de Queijo

07 de dezembro, 2023 | 19:58

“esse filipinho e bandido perigoso já trocou tiros com os bottas esse tem disposição infelizmente o fim dele vai ser trágico ja colocou muito terror em ipatinga e vai continuar colocando”

Jagunço Véio

07 de dezembro, 2023 | 16:02

“Profissional gabaritado e especializado em roubar do sistema financeiro tem alto valor do RH do crime, do lado de fora da cadeia já devia ter um bom carro esperando pra dar fuga para o danado...já deve estar noutro estado ingressando nalguma facção do Novo Cangaço...quem sabe reaparece em breve nalguma cidade pequena de Minas pra sitiar a cidade, metralhar as autoridades policiais e tocar o terror nos moradores enquanto explode algum caixa eletrônico e enche as burras de grana...infelizmente é assim, o Felipim ja era perigoso antes dos últimos anos de cadeia onde deve ter feito altos contatos com bandidoes piores ainda que ele...e tem que investigar se não houve facilitação nessa logística de fuga que teve....”

Illuminati .:.

07 de dezembro, 2023 | 12:02

“Esse aí é bandido casca-grossa, diferente desses Zé's droguinhas que ficam roubando trabalhador pobre e matando ou morrendo por ponto de tráfico em escadaria... Certamente vai morrer jovem, o Sistema nao gosta de bandido ousado e especializado, mas vai virar lenda entre a bandidagem sem futuro do Vale do CangAço...”

Envie seu Comentário