30 de novembro, de 2023 | 10:14

Moradores de Baixa Verde estão sem energia elétrica há quatro dias

Cemig estima que ainda nesta quinta-feira (30) seja retomado o abastecimento no distrito

Arquivo DA
Moradores do distrito de Baixa Verde pedem socorro, diante do apagão elétrico que hoje completa 4 diasMoradores do distrito de Baixa Verde pedem socorro, diante do apagão elétrico que hoje completa 4 dias

A população do distrito de Baixa Verde, em Dionísio, ficou quatro dias sem energia elétrica e os transtornos se avolumavam até o fim da tarde desta quinta-feira (30), a começar pelo desabastecimento de água, consequência do apagão que se abateu sobre a localidade esta semana. A população local é estimada em 2.550 habitantes.

Moradora do distrito, Grace de Oliveira, de 37 anos, conta à reportagem do Diário do Aço que não choveu esta semana, nem tampouco houve ventania, mas segunda-feira, "do nada", a energia acabou e até o fim da tarde desta quinta-feira (30) o fornecimento não havia sido restabelecido. A Cemig enviou nota informando que equipes atuavam no local e a estimativa é que o fornecimento seria estabelecido, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

Sem energia elétrica de segunda a quinta-feira, os moradores contabilizam os prejuízos com a perda de alimentos que necessitam de refrigeração. Também há transtornos para quem precisa manter medicamentos, como a insulina, resfriados. "Nos ajudem publicando essa reclamação, pois não sabemos mais a quem recorrer", pediu ao jornal uma das moradoras.

Sem energia elétrica, também faltou água, pois não há como bombear o produto essencial. "Tem paciente que perdeu toda a insulina que tinha guardada na geladeira. Também perdemos muitos alimentos", afirma Grace.

Resposta da Cemig
Por meio de nota enviada ao jornal, a Cemig informa que a falta de energia que atingiu terça-feira (28/11) o distrito foi causada por queda de árvores na rede elétrica responsável pela alimentação do local.

"Desde o início da ocorrência, as equipes da Cemig trabalham para realizar os reparos na rede elétrica danificada, contudo, o local do defeito é de difícil acesso e está atrasando os trabalhos. Trata-se de uma área alagada e, dessa forma, muitas vezes as equipes só conseguem acessar o local de barco. A água e a quantidade de eucaliptos do local também dificultam o atendimento", explica a companhia.

"Para diminuir o impacto nos clientes do distrito, a Cemig mobilizou, ainda na terça-feira, a Unidade de Geração Móvel (UGTM) da companhia para abastecer o local, enquanto realiza o serviço. No momento, cerca de 90% do distrito está restabelecido pelo gerador”.

“Nesta quinta-feira, equipes da Cemig estão no local trabalhando nos reparos da rede elétrica, e a previsão é de que o serviço seja concluído ainda hoje e a energia seja normalizada para todos os clientes afetados", conclui a nota.

No fim da tarde de desta quinta-feira, entretanto, moradores afirmaram que a energia ainda não tinha voltado e contestaram a informação do abastecimento emergencial com geradores. “A Cemig só ligou o gerador no Centro do distrito, onde ficam localizados os pontos de comércio, tecnicamente é apenas uma rua. Ou seja, nem 10% da cidade está sendo beneficiada com eletricidade e nós, os pobres mortais que não fazemos parte desse grupo seleto, estamos totalmente desamparados”, protestou uma moradora.

Veja também:
PC prende em Timóteo idoso que matou a companheira em Baixa Verde
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Javé do Outro Lado do Mundo

30 de novembro, 2023 | 18:31

“Muito triste, mas lá não pertence a Prefeitura de Dionísio? Minha terra natal.”

Nilza Rosa de Melo Gomes

30 de novembro, 2023 | 18:21

“Descaso, segregação e falta de respeito com os moradores. Se o gerador é móvel porque não estão revezando para beneficiar a todos. A maioria da população está sem energia, ainda mentem descaradamente. O problema é antigo, não é de hoje que ficamos dias sem energia.”

Renata Gomes

30 de novembro, 2023 | 14:53

“Que 90% da população foi beneficiada com o gerador ????
60% do distrito encontra-se sem luz até o momento.
Se fosse uma local onde a arrecadação fosse maior , já teriam solucionado o problema.”

Envie seu Comentário