DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

24 de outubro, de 2023 | 16:40

Revisão do Plano de Manejo do Perd é aprovada

Arquivo DA
A partir da aprovação, a Secretaria Executiva do Copam enviará documentação para o IEF, que começará a implementar as revisões aprovadasA partir da aprovação, a Secretaria Executiva do Copam enviará documentação para o IEF, que começará a implementar as revisões aprovadas

A Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) foi aprovada por unanimidade. A aprovação ocorreu na 90ª Reunião Ordinária da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), conforme divulgado pela assessoria de comunicação do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB).

Com a aprovação, fica alterada a demarcação da zona de amortecimento do parque, excluindo da área de preservação áreas utilizadas por sitiantes, chacreantes e empreendimentos imobiliários que estavam impedidos de contar, por exemplo, com energia elétrica.

“O novo plano de manejo vai fortalecer ainda o trabalho de conservação aliado ao desenvolvimento do turismo na região do Vale do Aço, incrementado pela conclusão das obras de pavimentação da LMG-760”, apontou o deputado.
A aprovação da revisão do Plano de Manejo será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (25). Em seguida, a Secretaria Executiva do Copam enviará documentação para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que começará a implementar as revisões aprovadas.

O deputado lembra que a unidade está incluída nas compensações pelas consequências da tragédia Mariana e receberá da Fundação Renova um investimento de R$ 93 milhões, que vai proporcionar melhorias em todas as áreas de atuação do parque, como pesquisa, preservação e turismo.

“É preciso buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento dos municípios do entorno do Perd e a preservação dessa beleza que é o parque e sua importância para a biodiversidade e também para impulsionar o turismo na região, gerando emprego, renda e novas possibilidades empreendedoras. Ficamos muito felizes com a aprovação que descortina uma nova realidade para as comunidades que abrigam o Parque Estadual do Rio Doce”, concluiu Celinho.


Veja mais:
Aberta consulta pública sobre concessão dos serviços de visitação no Parque Estadual do Rio Doce

Chacreamentos no entorno do Parque Estadual do Rio Doce poderão ser regularizados

Concessão do Parque Estadual do Rio Doce é discutida em audiência
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário