24 de outubro, de 2023 | 15:00

Conselho Tutelar de Ipatinga: candidata impugnada entra com recurso e está apta a ocupar cargo

Arquivo DA
Em Ipatinga, foram dez conselheiros eleitos para os próximos quatros anosEm Ipatinga, foram dez conselheiros eleitos para os próximos quatros anos

Após ter sua candidatura impugnada, a candidata eleita para uma vaga no Conselho Tutelar em Ipatinga, Flávia Aguiar Faier, entrou com recurso e obteve decisão a seu favor. A confirmação do seu nome como eleita deverá ser publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial Eletrônico. A informação foi confirmada por uma fonte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipatinga (CMDCA).

A defesa de Flávia Faier informou ao Diário do Aço que a decisão foi revertida por 9 a 3, considerando Flávia apta a ocupar o cargo de conselheira tutelar. Participaram da votação, na Câmara Municipal de Ipatinga, na segunda-feira (23), os membros da comissão especial e membros do Conselho Tutelar.

Candidatura impugnada
Conforme divulgado pelo Diário do Aço, no dia 16 deste mês, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município a impugnação da candidata eleita para uma vaga no Conselho Tutelar em Ipatinga, Flávia Aguiar Faier. A decisão foi tomada pela comissão especial responsável pela organização do processo de escolha unificado dos membros dos conselhos tutelares de Ipatinga.

Conforme a comissão especial, após análise das denúncias recebidas, a impugnação da candidatura de Flávia Faier foi considerada procedente com base nos itens 8.4.2, 8.4.12, 8.4.13, 8.5.1 e 8.5.1.1 do edital. Ou seja, ela não teria cumprido com algumas regras do processo de escolha unificado para membros dos conselhos tutelares, de acordo com a comissão.

Recurso
A defesa de Flávia Faier informou ao Diário do Aço que iria recorrer contra a decisão da comissão especial, que impugnou a candidatura dela, o que de fato ocorreu. Flávia foi a mais votada entre os eleitos, com 605 votos.

Eleição
A eleição dos novos conselheiros tutelares, para o mandato de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, ocorreu no dia 1º de outubro, em todo o Brasil. O processo é realizado por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em Ipatinga foram, ao todo, 18 candidatos. Foram 12 salas de votação no município, todas elas no Colégio Tiradentes, localizado na rua Caxambu, Centro.

Papel
O Conselho Tutelar e, consequentemente, os conselheiros, têm papel fundamental na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Sua missão é fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito à educação, acesso à saúde, direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação. E nesse desafio, diariamente, os profissionais lidam com diversas situações, acompanhando desde casos mais simples até situações mais complexas.

Eleitos
Em Ipatinga foram dez conselheiros eleitos para os próximos quatros anos. São eles: Flávia Fayer com 605 votos; Jéssica Rosa com 594 votos; Rejania Calvacante com 375 votos; Érico Lisboa com 360 votos; Helvânio Alexandre com 318 votos; Janaína Rodrigues com 306 votos; Isabel Cristina (Tina) com 284 votos; Júnia Reis com 259 votos; Elisângela Batista com 258 votos e Ziel (Bethânia) com 250 votos.

Suplentes
Já os suplentes do município são: Mariana Oliveira - 238 votos; Warley André - 235 votos; Adna Márcia - 213 votos; Pâmela Taty - 177 votos; Alessandro Pires - 174 votos; Jaqueline Brandão - 165 votos; Willian Prehl - 113 votos e Eliuenay Bernandes (Nay) - 99 votos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota

25 de outubro, 2023 | 08:31

“Ô Ka.Mikaze, não sou eu o único sem noção, leia o meu comentário e preste atenção às aspas. As frases são delas ou de algum apoiador que as publicou em uma rede social.”

Paulo

25 de outubro, 2023 | 07:16

“Teremos que conviver muito tempo com está briga ideológica. Mas a pessoa qto mais se acha a dona da verdade e detentora da moral e bons costumes, acaba escorregando nas suas próprias cascas de bananas.”

Clarissa Fernandes

24 de outubro, 2023 | 20:34

“?tima notícia! Se quem tem que escolher os conselheiros é o Povo a justiça foi feita! Querer retirar ela da disputa injustamente não seria nada justo! Parabéns ao conselho.”

Marcelo Duarte

24 de outubro, 2023 | 20:31

“Justiça feita! Conheço a Flávia e tenho certeza que será uma ótima conselheira! Parabéns”

Ka.mikaze

24 de outubro, 2023 | 18:27

“E cada uma que não entendo esses sem noção ,,então a política infiltrou no conselho tutelar? Se os eleitos forem da direita coitada das crianças! Terão cárcere privado e seus agressores apoiadores bolsonaristas vão fugir que agiram.. patriota sem noção!!!”

Patriota

24 de outubro, 2023 | 15:41

“Só espero que ela e os seus eleitores/apoiadores entendam que a função de uma Conselheira Tutelar não é "eliminar a esquerda" e nem ,"defender os nossos pequenos dessas ideologias satânicas e deploráveis!"
Mas ainda tem o Ministério Público para investigar e punir o discurso de ódio da Conselheira.”

Envie seu Comentário