17 de outubro, de 2023 | 17:17

Eleita para vaga no Conselho Tutelar em Ipatinga tem candidatura impugnada

Essa decisão ainda cabe recurso

Arquivo DA
O Conselho Tutelar tem como papel fundamental proteger os direitos da criança e do adolescenteO Conselho Tutelar tem como papel fundamental proteger os direitos da criança e do adolescente

A candidata eleita para uma vaga no Conselho Tutelar em Ipatinga, Flávia Aguiar Faier, teve sua candidatura impugnada. A decisão foi tomada pela comissão especial responsável pela organização do processo de escolha unificado dos membros dos conselhos tutelares de Ipatinga. Esse resultado foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município de segunda-feira (16). Essa decisão ainda cabe recurso.

Conforme a comissão especial, após análise das denúncias recebidas, a impugnação da candidatura de Flávia Faier foi considerada procedente com base nos itens 8.4.2, 8.4.12, 8.4.13, 8.5.1 e 8.5.1.1 do edital. Ou seja, ela não teria cumprido com algumas regras do processo de escolha unificado para membros dos conselhos tutelares em Ipatinga, de acordo com a comissão.

Recurso
A defesa de Flávia Faier informou ao Diário do Aço que irá recorrer contra a decisão da comissão especial, que impugnou a candidatura dela. O prazo para entrar com recurso é até esta sexta-feira (20). Caso a defesa não consiga reverter a decisão, a suplente Mariana Oliveira, que teve mais votos dentre os não eleitos (238), poderá ocupar a vaga. Flávia foi a mais votada entre os eleitos, com 605 votos.

Eleição
A eleição dos novos conselheiros tutelares, para o mandato de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, ocorreu no dia 1º de outubro, em todo o Brasil. O processo é realizado por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em Ipatinga foram, ao todo, 18 candidatos. Foram 12 salas de votação no município, todas elas no Colégio Tiradentes, localizado na rua Caxambu, Centro.

Papel
O Conselho Tutelar e, consequentemente, os conselheiros, têm papel fundamental na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Sua missão é fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito à educação, acesso à saúde, direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação. E nesse desafio, diariamente, os profissionais lidam com diversas situações, acompanhando desde casos mais simples até situações mais complexas.

Eleitos
Em Ipatinga foram dez conselheiros eleitos para os próximos quatros anos. São eles: Flávia Fayer com 605 votos; Jéssica Rosa com 594 votos; Rejania Calvacante com 375 votos; Érico Lisboa com 360 votos; Helvânio Alexandre com 318 votos; Janaína Rodrigues com 306 votos; Isabel Cristina (Tina) com 284 votos; Júnia Reis com 259 votos; Elisângela Batista com 258 votos e Ziel (Bethânia) com 250 votos.

Suplentes
Já os suplentes do município são: Mariana Oliveira - 238 votos; Warley André - 235 votos; Adna Márcia - 213 votos; Pâmela Taty - 177 votos; Alessandro Pires - 174 votos; Jaqueline Brandão - 165 votos; Willian Prehl - 113 votos e Eliuenay Bernandes (Nay) - 99 votos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marconny Gomide

23 de outubro, 2023 | 21:50

“Ae Diario do Aco, avisa o pessoal que esta chorando que agora a conselhar esta APTA NOVAMENTE...... que comece o choro”

Luiz Roberto

18 de outubro, 2023 | 14:34

“Antes mesmo de tomar posse já provoca divergências com os demais conselheiros com discurso de ódio, politizado e ideológico, pelo jeito não sabe a função de conselheiro tutelar, no mínimo querendo fazer do cargo escada para projeto político no futuro.”

Cidadao

18 de outubro, 2023 | 11:56

“? de glorificar em pé! Amém irmãos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Caneta

18 de outubro, 2023 | 11:14

“Excelente. Preocupada com ideologia e não com bem estar de crianças e adolescentes.”

Antonio Carlos Cabral

18 de outubro, 2023 | 08:28

“Decisão acertada. Um pessoa com pensamentos conforme esta moça expôs não está apta a trabalhar pelo bem de crianças e adolescentes. O trabalho do CONSELHO TUTELAR é muito sério. Não pode admitir este tipo de conduta.”

Alan

18 de outubro, 2023 | 00:38

“Ganhou em primeiro lugar com autoridade! Moça de boa índole e cristã. Pessoa ideal para representar a família tradicional brasileira. Aí vem a perseguição, triste tá.”

Anderson

17 de outubro, 2023 | 23:55

“Não ganha na "moral" apela para outros recursos”

Genesio

17 de outubro, 2023 | 22:34

“Incrível, acompanhei votação conselho tutelar pleito passado, candidata rose, uma das mais votadas, minha candidata, foi cassada, motivo propaganda no dia eleição, zap, como controlar, agora flavia fazer, minha candidata, não sei o por que, nem precisa saber basta se destacar, tiro na testa.
O Sistema, e bruto, o pior que as engrenagens não ganha nada, só quem aperta botão que se beneficia, como acabar com isto, votando em quem sua consciência mandar.
SIMPLES ASSIM.”

Fernando

17 de outubro, 2023 | 21:21

“não cumpriu os requisitos do edital é tchau, simples assim,”

Manoel Antônio da Fonseca Afonso

17 de outubro, 2023 | 19:17

“FALTOU DESTACAR, QUAL O MOTIVO DA ELEIÇÃO DA FLÁVIA, TER SIDO IMPUGNADA.”

Antônio

17 de outubro, 2023 | 19:14

“Por que tanto interesse neste cargo?”

Diego

17 de outubro, 2023 | 18:57

“Todo mundo sabe que na verdade o interesse desse pessoal ai e alto salário .Eu acho que conselho tutelar não podia ser renumerado as pessoas tinham que fazer as coisas por caridade igual os vicentinos faz tudo por amor”

Paulo

17 de outubro, 2023 | 18:47

“Excelente! Não venha falar de perseguição, se houve irregularidades. Eu vi uma postagem dessa senhora que incitava o ódio e misturava radicalismo político onde não tem nada a ver. Precisamos de gente que faça valer o Estatuto da Criança e do Adolescente, independente de credo político ou religioso.”

Patriota

17 de outubro, 2023 | 18:27

“Não tenho noção sobre o que trata os cinco itens citados para impugnar a candidatura da eleita. Mas recebi uma declaração, que ela ou alguém publicou em alguma rede social, afirmando que:

"JUNTOS SOMOS MAIS!!!
Vamos eliminar a esquerda e resgatar nossas crianças!

Vou honrar todos esses votos recebidos e defender nossos pequenos dessas ideologias satânicas e deploráveis!
CONTE COMIGO! Que Deus me ajude!"”

Leitor

17 de outubro, 2023 | 17:59

“Uma a menos para continuar fazendo discurso de ódio”

Tinho Mortadela

17 de outubro, 2023 | 17:36

“A perseguição começa quando você constrói em pouco tempo, o que o invejoso demorou a vida toda pra tentar construir.”

Envie seu Comentário