EXPO USIPA 2025 - 728X90

26 de setembro, de 2023 | 08:00

Fim do sofrimento: garotinha de Timóteo passa por cirurgia de escoliose neuromuscular

Álbum pessoal
Valentina saiu da UTI Pediátrica na noite desta segunda-feiraValentina saiu da UTI Pediátrica na noite desta segunda-feira
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do Aço
A pequena Alice Valentina Soares Miranda, de oito anos, moradora do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, passou, na sexta-feira (22), pela cirurgia de escoliose neuromuscular. O dia ficará marcado na memória da família e dos amigos da criança, especialmente da mãe da garotinha, Débora Soares Sousa, que encabeçou uma luta incessante para que a operação fosse realizada. “Estou em uma alegria que não cabe em mim”, declarou Débora à reportagem do Diário do Aço.

A intervenção cirúrgica durou aproximadamente nove horas. Começou às 7h30 e foi concluída às 16h30. O procedimento foi realizado na Unidade I do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga e, segundo a mãe da criança, foi um sucesso. “Valentina está ótima, se recuperando super bem, apesar de ser muito doloroso, ela está reagindo muito bem, graças a Deus”, disse aliviada.

Relembre o caso
No dia 24 de junho, a reportagem do Diário do Aço noticiou o caso de Alice Valentina. A menina nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele, uma malformação que provoca um defeito no fechamento da coluna vertebral.

Com o tempo, a garotinha desenvolveu uma escoliose neuromuscular de alto grau, provocando sérias consequências para sua saúde, por isso precisava da intervenção cirúrgica, na verdade, esperava por uma autorização que permitisse o uso de um equipamento, durante o procedimento, não incluso na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na época da entrevista ao DA, Débora falou sobre a luta para tentar conseguir o equipamento. Poucos dias após a publicação, veio o comunicado tão aguardado pela mãe. No dia 27 de junho, a secretária municipal de Saúde de Timóteo, Ana Paula Campos, anunciou a liberação do procedimento. A partir daquele momento, a família sabia que o sonho da cirurgia estava prestes a se tornar realidade.

Gratidão
Débora agradeceu por todo apoio e carinho que ela e a filha receberam nessa jornada. “Muita gratidão, primeiramente a Deus e a todos que me ajudaram nesta campanha a favor da minha filha. Que Deus abençoe grandemente cada um de vocês”, encerrou.

Até a noite de domingo, dia 24, momento em que a reportagem do DA conversou com a mãe de Valentina, a menina ainda estava na UTI Pediátrica. Na noite desta segunda-feira (25), a garotinha deixou a unidade de tratamento intensivo e foi transferida para um quarto.

Publicado anteriormente:
Menina de Timóteo, com malformação da coluna vertebral, consegue cirurgia
Mãe luta por cirurgia da filha que tem malformação da coluna vertebral
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana Cristina Ferreira

26 de setembro, 2023 | 12:04

“Gente só conheçam a Alice uma menina meiga que merece o mundo estava com elas no quarto pensa um menina gente boa que não tem tempo ruim amei ficar com essa gatinha mas ela tem uma mãe guerreira também parabéns Débora vc e uma inspiração o começo de muitas etapas boas por aí ????????????????”

Envie seu Comentário