21 de setembro, de 2023 | 07:00

Onda de calor deve ficar mais intensa no Vale do Aço nos próximos dias

Durante o período de calor intenso é preciso ter alguns cuidados

Alex Ferreira/Arquivo DA
A previsão aponta que na terça e quarta-feira, no Vale do Aço, deverá haver um calor mais forte  A previsão aponta que na terça e quarta-feira, no Vale do Aço, deverá haver um calor mais forte
Tiago Araújo - Repórter Diário do Aço
O inverno termina no sábado (23), às 3h50, quando terá início a primavera e a previsão é que as temperaturas aumentem ainda mais nesta nova estação. No Vale do Aço, o calor deve ficar mais intenso a partir da próxima semana, conforme o meteorologista Ruibran dos Reis. Nesta última semana do inverno já é prevista uma onda de calor em boa parte do país.

Conforme o meteorologista, uma grande massa de ar quente atua em todo estado de Minas Gerais e vai ganhar intensidade nos próximos dias. “A primavera começa no sábado, às 3h50, e vamos ter dias com muito sol e calor, principalmente na terça-feira (26) e quarta-feira (27) no Vale do Aço”.

Segundo Ruibran dos Reis, a temperatura máxima deverá ficar em torno de 38 graus na próxima semana. “É comum a presença dessa massa de ar quente nessa época, e neste ano está mais intensa e vai mais ainda no início da primavera, devido à atuação do fenômeno El Nino”, ressaltou.

O El Niño consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, com mudança na circulação de ventos e a distribuição de chuvas em todo o planeta. O El Niño, que ocorre em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos, persiste em média de seis a 15 meses.

Recordes
Nesta última semana do inverno, as áreas que deverão ter recordes de temperaturas são Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo. Na capital paulista, por exemplo, é esperado que os termômetros marquem mais de 35 graus no fim da semana, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na segunda-feira (18), o Inmet já emitiu alerta de perigo da onda de calor até as 18h de sexta-feira (22). Esse aviso ocorre quando as temperaturas máximas excedem em pelo menos 5 graus a média histórica do período.

Queimadas
A onda de calor vem associada dos baixos índices de umidade relativa do ar, aumentando a probabilidade de queimadas no Sudeste e Centro-Oeste, regiões que ainda estão no período de seca.

Cuidados
Durante o período de calor intenso é preciso ter alguns cuidados, dentre eles: beber mais água e líquidos; Refrescar-se com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto; Procurar ficar em locais frescos, com sombra; Evitar a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes; Usar roupas leve; Em caso de mal-estar intenso, procurar um médico.

Já publicado:
Onda de calor em Minas Gerais pode superar os 39°C e aumentar o risco de incêndios florestais no estado
Onda de calor excepcional esperada no Brasil requer cuidados
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

21 de setembro, 2023 | 16:32

“Rio 40 graus
Cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos
Rio 40 graus
Cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”

Envie seu Comentário