
19 de setembro, de 2023 | 07:00
Onda de calor excepcional esperada no Brasil requer cuidados
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do AçoA semana do brasileiro começou com um alerta importante dos meteorologistas. O país terá uma onda de calor excepcional com máximas que podem chegar perto ou acima de 40ºC. E encarar altas temperaturas, até mesmo para quem já está acostumado, como os ipatinguenses, não é tarefa fácil. Quem nunca sentiu um certo desconforto ou até mesmo mal-estar em dias mais quentes? Fraqueza, dor de cabeça, tonteira. O calorão pode oferecer risco à saúde, especialmente a alguns grupos, como crianças e idosos.
Álbum pessoal
A pediatra Juliana Oliveira listou medidas que podem mitigar os efeitos negativos dos dias muito quentes

A pediatra Juliana Oliveira, que atua em Ipatinga, orientou os pais sobre medidas que podem mitigar os efeitos negativos dos dias muito quentes. Segundo ela, as crianças desidratam mais rápido e, por isso, é preciso observar os sinais que elas podem apresentar.
Bebês pequenos que ficam mais prostrados, que não conseguem mamar, a urina vai ficando mais concentrada, ou fazendo pouco xixi ao longo do dia, a criança que está com dificuldade para beber água, que percebe que chora e não sai lágrima, boca muita seca”, apontou Juliana. E alertou que é preciso cuidado para não chegar ao estágio de desidratação.
Durante os dias de alta temperatura, a indicação da médica é deixar as crianças confortáveis. Não tem problema bebezinhos pequenos ficarem só de fralda, ou só de body, ou uma fralda com uma camiseta. A gente tem que preferir roupas mais leves, evitar tecidos mais sintéticos. Deixar o ambiente mais fresco. Lembrar que ar-condicionado e ventilador podem ser usados desde que estejam limpos e com a manutenção adequada. Focar na hidratação”.
Stéphanie Lisboa
Pediatra recomenda que, em dias de calor, seja ofertada alimentação mais leve aos pequenos

Alimentação
No quesito alimentação, também há observações. Focar em alimentos mais leves, frutas, legumes, verduras. Crianças que já alimentam, fazer aquele sovertinho natural com iogurte natural e uma fruta. Bebês que mamam só peito, dependendo da idade, a gente pode fazer o picolé de leite materno”, sugeriu. Dar mais banhos ao longo do dia também é uma opção. Ao expor a criança ao sol, usar o protetor solar. No caso de crianças pequenas que não podem usar o protetor, vestir peças com proteção UV. E, se for sair, preferencialmente, pela manhã ou mais ao fim do dia.
Animais de estimação
Quem também sofre com os efeitos do calor excessivo são os animais de estimação. A veterinária Natalia Gouvea faz algumas recomendações: Ofereça água fresca e limpa para os pets, sempre disponível em vários pontos da casa. Você pode colocar pedras de gelo na água”, sugeriu. Também existem horários mais adequados para o passeio. Prefira os horários da manhã ou da noite, quando o sol está mais fraco e o asfalto está mais frio. O asfalto quente pode queimar as patas dos animais e causar bolhas e feridas”, alertou. Também é indicada a oferta de alimentos leves e úmidos para os animais, evitando rações secas ou muito gordurosas.
Vale lembrar que não é recomendado deixar os animais dentro de veículos fechados. A temperatura pode subir rapidamente e causar insolação. A insolação é uma emergência veterinária que pode levar à morte se não for tratada a tempo”, enfatizou. Por fim, a veterinária indicou que os pelos dos animais não sejam raspados. Eles servem como uma proteção natural contra o sol e o calor”.
Veja também:
Onda de calor deve marcar o fim do Inverno e começo de Primavera no Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]