07 de setembro, de 2023 | 12:20

Centenas de pessoas assistem às comemorações da Independência em Ipatinga

Anderson Figueiredo
O amor à pátria estava representado em cartazes, na dedicação de quem desfilava e no orgulho de carregar a bandeira O amor à pátria estava representado em cartazes, na dedicação de quem desfilava e no orgulho de carregar a bandeira
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do Aço
Como ocorre em diversas cidades país afora, o desfile de 7 de Setembro, data que em 2023 marcou o 201º ano de Independência do Brasil em relação a Portugal, também foi realizado em Ipatinga na manhã desta quinta-feira. O local do desfile cívico, como ocorre tradicionalmente, foi o principal cartão-postal da cidade, o Parque Ipanema.

Crianças, jovens, adultos e idosos compareceram para participar da festividade cívica. A alegria e o orgulho de quem desfilava era evidente.

Também marcaram presença, lideranças políticas, a delegada de Polícia Civil Talita Martins Soares, titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Ipatinga, que inclusive desfilou junto do pelotão da Polícia Civil, e o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias, dentre outros.
Anderson Figueiredo
O prefeito Gustavo Nunes acompanhou o desfile cívico O prefeito Gustavo Nunes acompanhou o desfile cívico

Antes do início do desfile, o prefeito Gustavo Nunes (PL) concedeu entrevista ao Diário do Aço e falou da alegria de promover mais um desfile. “O 7 de Setembro é cultural e faz parte da história do município. É com muita alegria que celebramos os 201 anos da Independência do Brasil”, relatou o prefeito, destacando orgulhoso que o evento contou com a participação de 2 mil pessoas desfilando. “A gente chega até a arrepiar ao ver toda essa mobilização. Precisamos preservar essa tradição”, concluiu.

Trabalho árduo
Para chegar nesta manhã de quinta-feira com o desfile organizado e repleto de mensagens de homenagem a esta data, que contou com a presença de 47 escolas, foi preciso um trabalho árduo de todos os envolvidos, como explica a secretária municipal de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar. “O 7 de Setembro é trabalhado na escola, na cidade em si. As crianças participam desde a construção até o momento em que é realizado o desfile. É um orgulho, porque não só as crianças, mas os pais, os profissionais que estão aqui acompanhando. Todos eles fizeram esse trabalho, a construção do desfile”, afirmou.

Além de escolas, passaram pela avenida os profissionais que integram as forças de segurança, pelotões de carros antigos, movimentos da terceira idade, escoteiros, igrejas, agremiações esportivas, associações culturais e filantrópicas, clubes de serviço e órgãos da administração municipal. Muitos com sorriso no rosto por participarem de uma festividade tão importante para o país.
Stéphanie Lisboa
Adriel foi ao Parque Ipanema com os filhos, a cachorrinha de estimação e a esposa, que participava do desfile tocando um instrumento Adriel foi ao Parque Ipanema com os filhos, a cachorrinha de estimação e a esposa, que participava do desfile tocando um instrumento

Famílias
Adriel de Oliveira fez questão de levar toda família ao Parque Ipanema. O pastor estava acompanhado dos filhos Davi e Vitor, e da cachorrinha de estimação, Nina. A esposa de Adriel, Karina, participou da festa cívica, quando desfilou e tocou clarinete na banda da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM). Ir ao desfile já é tradição da família.

“Me reporta à minha infância. Meu pai sempre levava a gente. Todo 7 de Setembro a gente se faz presente aqui. Eu acho que os nossos filhos precisam conhecer os valores, nossa bandeira, a história da nossa pátria”, enfatizou o pastor.
Stéphanie Lisboa
Rosiane afirmou à reportagem que as filhas fazem questão, todos os anos, de assistirem ao desfile Rosiane afirmou à reportagem que as filhas fazem questão, todos os anos, de assistirem ao desfile

A gerente comercial Rosiane Lúcia da Cunha Samora também prestigiou o desfile e levou junto as duas filhas mais novas. “Elas sempre gostaram de vir, inclusive eu tenho mais dois rapazes e todo ano eu sempre os trouxe, sempre gostaram. Elas fazem questão de vir, todo ano”, disse. Rosiane faz planos para o futuro e já se imagina assistindo a uma de suas filhas desfilando. “O sonho de uma delas é ser policial civil. Eu disse que vou ver ela desfilando e vou estar aqui olhando”, contou animada.

Veja também:
Ipatinga concentrou neste 7 de Setembro de 2023 a 29ª edição do Grito dos Excluídos
Empreendedorismo é tema apresentado por escolas de Fabriciano no desfile da Independência



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ari Lopes

08 de setembro, 2023 | 22:36

“Muito xique em todo país, o resgate da nossa bandeira.”

Joao Batista Siqueira

08 de setembro, 2023 | 17:52

“O povo não tem um pingo de educação . Eles acham que o parque Ipanema e chiqueiro.”

Fico Pasmado

08 de setembro, 2023 | 09:23

“Concordo com o Carlos. Os bancos do Teatro de Arena do Parque Ipanema hoje cedo, mais parecia um palco de guerra entre bárbaros. Quem foi lá assistir a alguma apresentação tem tudo nessa vida, inclusive dinheiro para comprar bebidas e comida, mas não tem um pingo de educação.”

Carlos

08 de setembro, 2023 | 09:19

“Hoje cedo, fui correr no Parque Ipanema e fiquei impressionado com tanto lixo. O povo vai festejar um momento cívico sem nenhuma consciência cívica.”

Tinho Mortadela

07 de setembro, 2023 | 13:49

“Com a independência, o Brasil ganhou maior autonomia para tomar decisões políticas, econômicas e sociais em prol do seu desenvolvimento.”

Envie seu Comentário