Geraldo Inácio, o homem que lutou e morreu por Melo Viana

07/09/2023 às 11:00
Reprodução
Geraldo Inácio da Silva foi um dos responsáveis por Melo Viana voltar a ser distrito em 1962
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
O homem que deu nome à principal avenida do distrito de Melo Viana, em Coronel Fabriciano, era o comerciante e ex-vereador Geraldo Inácio da Silva. Um homem importante na história do centenário de Melo Viana, celebrado neste 7 de setembro. O comerciante, que também tinha amor pela política lutou pelo desenvolvimento econômico do distrito, mas acabou morto por causa de sua luta.

Nesta quinta-feira (7), conforme já publicado em reportagem especial pelo Diário do Aço, o Melo Viana completa 100 anos de criação como distrito do município de Antônio Dias, por meio da Lei Estadual nº 823 de 1923. A formação do distrito é ligada principalmente à passagem de tropeiros que ali resolveram abrir pequenas “vendas” e erguer casas, ao longo de uma estrada que, mais tarde, se tornaria a avenida Geraldo Inácio, a mais importante do distrito.

Conforme dados publicados pelo pesquisador e jornalista Leonardo Gomes, Geraldo Inácio era natural de Mesquita, nascido em 1920. E mais tarde se mudou para o então distrito de Melo Viana, onde abriu um comércio e começou a lutar por pautas importantes do local. Uma delas foi para que Melo Viana voltasse a ser distrito, depois de perder a condição, em 1938, quando o distrito passou à denominação de Coronel Fabriciano.

Geraldo Inácio alegava que Melo Viana era mais desenvolvido que as demais localidades do município. Além disso, o político lutou para a instalação das agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal, além do retorno do cartório que tinha sido transferido para o Centro. Sua luta foi então vitoriosa quando Melo Viana voltou a ser distrito, em 1962, quando foi chamado de Distrito Senador Melo Viana.

Seu assassinato
Ainda conforme a pesquisa de Leonardo Gomes, com expressiva popularidade, Geraldo Inácio foi eleito vereador logo na primeira vez que se candidatou, nas eleições de 1963. Na época, o cargo de vereador não era remunerado, entretanto, Geraldo Inácio continuou a mediar pautas importantes do município. Mas não chegou a terminar o seu mandato. Como vereador, lutava contra os constantes reajustes dos preços das passagens de ônibus da antiga empresa São Roque, responsável por fazer o transporte de passageiros para o Centro da cidade.

E esse teria sido o motivo de ter isso brutalmente assassinado, em 6 de março de 1964, na porta de sua casa, por um dos proprietários da empresa. Conforme também diz a pesquisa do jornalista Leonardo Gonçalves. A história até hoje é muito relembrada pelos moradores.

Segregação fabricianense
Além da luta pelas passagens, como é mais conhecido, Geraldo Inácio foi também um forte defensor do Melo Viana e de seus moradores. O historiador Amir José de Melo conta que naquela época havia um forte preconceito dos moradores do Centro de Fabriciano com relação aos moradores do distrito de Melo Viana. “Geraldo Inácio combatia isso. Até o clube Casa de Campo, por muito tempo, não aceitava moradores do Melo Viana como sócios”, revela.
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}