06 de setembro, de 2023 | 17:18
Há 100 anos era criado o distrito de Melo Viana
Silvia Miranda - Repórter Diário do AçoA parte mais popular e antiga do município de Coronel Fabriciano, conhecido como distrito de Melo Viana, completa nesta quinta-feira, 7 de setembro, 100 anos de criação oficial. O lugar é carregado de histórias lendárias e responsável pelo início da formação comercial do município. Para celebrar a importância de Melo Viana, o centenário será comemorado com um evento, no dia 24 de setembro, organizado por um grupo de moradores.
O Melo Viana foi instituído como distrito do município de Antônio Dias por meio da Lei Estadual nº 823, de 7 de setembro de 1923. O nome é uma referência ao ex-senador e ex-vice-presidente da República (no governo Washington Luís entre 1926 a 1930), Fernando de Melo Viana. Na época da criação do distrito, o político era secretário Estadual do Interior de Minas Gerais.
A formação do distrito é ligada principalmente à passagem de tropeiros. Os primeiros estabelecimentos comerciais foram os pequenos armazéns, com suas quitandas variadas e os indispensáveis secos e molhados”. Aos poucos, casas de pau a pique surgiam ao longo da estrada que, mais tarde, se tornaria a avenida Geraldo Inácio, a mais importante do distrito.
Silvia Miranda
Nascido e criado no Melo Viana, Juarez Bhering mostra uma antiga foto com moradores reunidos

E foram as vendas que atraíram o antigo tropeiro, Roldão Alves Torres, que abriu seu primeiro comércio, uma antiga venda”, logo no início da formação do Melo Viana e mais tarde abriria a primeira farmácia da localidade. O advogado Juarez Bhering, 83 anos, filho de Roldão Alves, é nascido e criado no Melo Viana. E foi pelo anseio de melhorias para o distrito que a família também ingressou na vida política.
Bhering foi vereador em Fabriciano e também secretário municipal e fala qual a principal demanda de Melo Viana hoje. Nossa maior preocupação antigamente era a emancipação do distrito, que depois se tornou inviável. Hoje uma grande necessidade seria a instalação de uma subprefeitura para facilitar o acesso e deslocamento dos moradores de todos os bairros acima do Melo Viana”, defende.
Mudança do distrito
O historiador Amir José de Melo explica que a presença de um cartório era o que caracterizava um local como distrito. Porém, diante do crescimento do povoado do Calado, atual Centro de Coronel Fabriciano, o escrivão transferiu o órgão para o citado povoado. Mais tarde, em 1938, o distrito passou à denominação de Coronel Fabriciano”, detalha.
Até hoje muitos moradores se acostumaram a diferenciar Melo Viana do Centro de Coronel Fabriciano. Os mais antigos costumam dizer: Tenho que ir a Fabriciano”. Traços enraizados daqueles que se orgulham de pertencer ao local onde o município começou sua história. Mas Amir José de Melo esclarece que, conforme a Secretaria de Governança de Planejamento Urbano de Coronel Fabriciano, Melo Viana não existe mais como distrito, sendo hoje apenas um bairro.
Moradores preparam evento comemorativo
Um grupo de moradores e apoiadores organiza um evento comemorativo pelo centenário do distrito de Melo Viana. O evento está agendado para o dia 24 (domingo), já que no dia 7 de setembro o município terá o desfile cívico da Independência.
Segundo informações repassadas por Sérgio Rastoldo, a programação ocorrerá na avenida Geraldo Inácio, durante todo o dia, próximo a uma loja de calçados, onde a via será interditada até a altura da Escola Padre Deolindo Coelho, e onde será realizado um culto ecumênico pela manhã.
Prefeitura de Coronel Fabriciano


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Bolivar Couceiro de Andrade
08 de maio, 2024 | 22:46Chegamos em Senador Melo Viana em 1954, há 70 anos. Esse lugar me traz excelentes recordações.”
Manoel Anildo Neto
09 de setembro, 2023 | 09:26Parabéns a Reporter Silvia Miranda e ao Portal Diário do Aço pela matéria que é muito importante para o projeto do Cicloturismo Vales dos Tropeiros da nossa região.
Obrigado!”
Welton
08 de setembro, 2023 | 21:44Sou nascido e criado no Melo Viana, minha casa ficava ( fica) na av Magalhães Pinto, vi ela crescer. Faz 25 anos que moro fora, mas tenho muitas lembranças daí, inclusive as festas na Geraldo Inácio continuam usando o mesmo espaço : loja de calçados( Nogueira?)kkkk até a escola”
Robson Silva
08 de setembro, 2023 | 08:48Hoje estou em Brtim, mas no dia 9 de Srtembro de 1963 meus pais chegaram comigo, Ronald, Roosevelt, Rosalva, Elizabeth, Sidinho e o Cicero. A Jackeline nasceu em Melo Viana. Só estive fora de Melo Viana por 5 anos, trabalhando em São Paulo.
Maior parte de minha vida, foi neste excelente lugar. Alegrias e tristezas vieram, mas prevalece ainda a alegria dos Tempos que não voltam mais. [RobindaAlaíde]”
Wesley Alves
07 de setembro, 2023 | 19:49Fico feliz em conhecer a história do bairro que cresci, sob a luz de vários comentários diferentes! Inclusive quero salientar, que o trevo que hoje se encontra em reforma, leva o nome do meu avô! Trevo pastor Pimentel!”
Leonardo Gomes Ferreira
07 de setembro, 2023 | 09:31Olá, me chamo Leonardo Gomes, sou um dos entrevistados. Vi muitos comentários interessantes nesta ótima matéria da jornalista Silvia. Estou escrevendo um livro sobre a História de Coronel Fabriciano e quem quiser me conceder uma entrevista ou informações sobre histórias de Mello Vianna e da cidade em geral por favor me mande um recado pelo whatsapp: 31 98599-9889 ou email: [email protected].”
José Luiz Arruda
07 de setembro, 2023 | 08:40Parabéns pela matéria, tenho a alegria de pertencer a essa comunidade do Melo Viana, parabéns para todos os moradores e familiares.”
Elizângela Fernandes de Melo
07 de setembro, 2023 | 06:38Meu vô José Murilo Fernandes pai do meu pai Antônio Fernandes de melo foi um dos tropeiros da cidade.e levarlva meu pai com ele ,nessas viagem ,ooo saudade da minha terra ,nasci em melo Viana tenho muitas recordações boas sempre que posso volto aí pra ver minha família e meu caminho para descanso.”
Sérgio Antônio Dias
07 de setembro, 2023 | 06:05Como é bom a história de onde vivemos, saber quem é quem e ccomo tudo se formou parabéns Silvia pela matéria, sou morador do Melo Viana e conhecer essa história é muito importante.”
Carlos Roberto
07 de setembro, 2023 | 01:14Fala Juarez, gente de primeira qualidade, quem tem o prazer de conhecer o Juarez Behing , sabe o quanto é agradável estar com ele, homem de fácil acesso e boas palavras, que DEUS ABENÇOE.”
Rafael
06 de setembro, 2023 | 15:12Ao ler a história, achei super interessante. Nomes de bairros e ruas de antigos moradores.”
Tião Aranha
06 de setembro, 2023 | 13:49Afora as inundações é um bom lugar. De um povo muito hospitaleiro. Meu coração se abre quando vou ali. Lá eu estudei e trabalhei. Parece que teve maior desenvolvimento que Fabriciano.”
Sueli Slusarenco Garcia
06 de setembro, 2023 | 13:34Amo Fabriciano, lugar que escolhi para terminar os últimos anos que me restam, Mello Viana é um bairro adorável cheio de opções para você escolher Parabéns pelos cem anos.”
Edinei
06 de setembro, 2023 | 13:09A 100 anos atrás Melo Viana foi criado e pertencia a Comarca de Ferros. Nessa época o Juiz era Manoel da Matta Machado. Matta assinou muitas sentenças civis e criminais que segundo estudos nunca foram reformadas pelos Tribunais. Parabéns Mello Vianna, era exatamente assim que se escrevia em 1993”
William Trevizani
06 de setembro, 2023 | 12:58Muito boa matéria para que possamos conhecer um pouco mais sobre este bairro/distrito. Sempre bom saber mais sobre a história de Coronel Fabriciano.”
Walace Fernande Rangel
06 de setembro, 2023 | 12:13Uma pena que vcs não entrevistaram
Mais pessoas que teriam mais a falar do nosso querido Mel Viana.Eu fui criado desde 1956 neste saudoso bairro que tenho uma imensa saudade e muitas histórias para contar. Saudações a todos e fica a dica,tem muita gente que conhece mais deste lugar inesquecível.”
Tinho Mortadela
06 de setembro, 2023 | 11:58Faz tanto tempo eu não sei
Tinha me esquecido de você
Ficou, no papel, no caos, perdida na estante, num caderno
Sem lugar
E quantas vezes você passou sem eu notar
Esquecida, num canto qualquer de guardar memórias da vida”
Gildázio Garcia Vitor
06 de setembro, 2023 | 11:03Parabéns ao Portal Diário do Aço e à Repórter Silvia Miranda pela matéria! Muito obrigado!
Em 1979, vim de Campos dos Goytacazes-RJ para Coronel Fabriciano e fui morar no Melo Viana, na Av. Geraldo Inácio, vizinho do Dr. Juarez, que à época tinha umas crianças muito lindas e educadíssimas e, por isso, conversei algumas vezes com ele e com a sua esposa. Que bom revê-lo com saúde e ainda em atividade. Longa vida Doutor
O Professor Amir é um dos muitos amigos, além de ser um Companheiro de sonhos e de lutas na Educação e na política, que fiz ao longo de mais de quatro décadas dedicadas ao Magistério. Trabalhamos juntos na E. E. Pedro Calmon e na Escola Municipal do Bairro Mangueiras.
As minhas histórias relacionadas ao Melo Viana são muitas e muitas e muitas. A maioria impublicável neste nobre espaço. Mas inesquecíveis! Afinal, o passado me condena! Nessas horas, sou até obrigado a concordar com o Poeta: "Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma (errante) não é pequena",”
Priscila Doris Ed Roger
06 de setembro, 2023 | 10:05Um gigante no Vale do Aço. Tirando o gargalo que é a Avenida Magalhães Pinto com seu trânsito caótico, é um bairro boim para morar e se descontrair.”
Sebastião Assis Brito
06 de setembro, 2023 | 09:19Parabéns aos organizadores deste importante evento a ser realizado,muito bom para os moradores do bairro que se sentirão valorizados principalme te os familiares dos mais antigos e dos já falecidos que tiveram visão e coragem de se estabelecerem aqui nos primórdios do antigo distrito .”