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31 de agosto, de 2023 | 10:31

Restauração da BR-381 em Jaguaraçu gera fila e espera de 40 minutos

Waldecy Castro
Motoristas que trafegam pela BR-381 enfrentam retençao por causa de obras em Jaguaraçu; manutenção foi retomada depois de cinco anos de abandono Motoristas que trafegam pela BR-381 enfrentam retençao por causa de obras em Jaguaraçu; manutenção foi retomada depois de cinco anos de abandono

Equipes do Batalhão de Engenharia do Exército atuam na recuperação do trecho da BR-381 em Jaguaraçu esta semana. A recomposição do asfalto nesta quinta-feira (31) é feita no trecho que vai do Posto da Polícia Rodoviária Federal até o Restaurante Xereta. Com isso, motoristas que trafegam pela BR-381, entre o Vale do Aço e Belo Horizonte precisam ter paciência e programar o tempo maior para a viagem.

Em função da manutenção da estrada, há retenção nos dois sentidos da rodovia. As filas são inevitáveis. Na manhã desta quinta-feira, a retenção na pista sentido a Timóteo durou 40 minutos. De forma alternada, o tráfego é liberado e fechado nas duas direções.

Nos últimos cinco anos a BR-381 ficou sem manutenção no trecho entre Jaguaraçu e Governador Valadares. Sem os serviços, a pista apresenta situação caótica em vários pontos. Somente no primeiro semestre desse ano foram assinados contratos de manutenção da pista, enquanto não sai a concessão da rodovia.

O edital de privatização da BR-381 foi publicado no mês de julho e o leilão da rodovia deverá ocorrer no dia 24 de novembro deste ano, conforme noticiado pelo Diário do Aço. O documento detalha cobrança de pedágios, somente a partir do primeiro ano e após as primeiras melhorias na pista BH-GV.
Alex Ferreira
Praça de pedágio em construção no trecho da BR-116 em Santa Bárbara do Leste Praça de pedágio em construção no trecho da BR-116 em Santa Bárbara do Leste

Outras rodovias

A BR-262, entre João Monlevade e a divisa com o estado do Espírito Santo, estava igualmente sem manutenção há mais de cinco ano. Com os contratos de manutenção assinados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e empresas privadas, a manutenção com o recapeamento já foi iniciado no trecho entre Matipó e Abre Campo, na Zona da Mata Mineira.

Já o trecho mais caótico, entre o distrito de Realeza, em Manhuaçu e a saída de Reduto para Vitória, ainda terá obras iniciadas. Os anos que a 262 ficou sem manutenção deixaram a pista completamente deteriorada e será necessário um serviço mais específico de recomposição asfáltica.

Concessão da BR-116 já apresenta resultados



Enquanto a concessão da BR-381 caminha a passos lentos e incertos (o leilão da rodovia já fracassou outras duas vezes por falta de interessados na proposta), outras rodovias já concedidas apresentam melhorias, constatadas pela reportagem do Diário do Aço em recente viagem a Caratinga. A BR-116 foi leiloada em 2022.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a concessionária EcoRioMinas assinaram, dia 19 de agosto do ano passado, o contrato de concessão da BR-116/465/493/RJ/MG, trecho de 726,9 km que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Governador Valadares (MG).
Alex Ferreira
Rodovia já conta com Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), como esse, instalado entre Santa Bárbara e Santa Rita de Minas Rodovia já conta com Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), como esse, instalado entre Santa Bárbara e Santa Rita de Minas

Conforme noticiado pelo Diário do Aço, a rodovia passou a ser administrada pela concessionária no segundo semestre do ano passado e a maior parte do trecho privatizado já está recapeada. A empresa retomou a operação de radares para controlar os limites de velocidade e praças de pedágio estão em construção.

Os investimentos que a empresa vencedora deverá realizar, ao longo dos 30 anos de concessão da BR-116, somam R$ 11,3 bilhões. As despesas operacionais – custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias – são estimadas em R$ 9,8 bilhões. O contrato de concessão é de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros.

Estão previstas 12 praças de cobrança ao longo dos trechos concedidos da 116, distribuídas da seguinte forma: BR-116/RJ: três praças de pedágio localizadas em Viúva Graça, Viúva Graça (B) e Magé. BR-493/RJ: duas praças de pedágio localizadas em Itaboraí e Itaguaí. BR-116/MG: sete praças de pedágio localizadas em Leopoldina, Bom Jesus da Cachoeira, Miradouro, Orizânia, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Governador Valadares.
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Comentários

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Luciano Dias Gonçalves

01 de setembro, 2023 | 13:24

“Tem mais de um ano que o Batalhão do exército está nesse trecho e nada de resultados eficazes.”

Tinho Mortadela

31 de agosto, 2023 | 21:00

“Toda mudança gera desconforto. Todo desconforto gera apreensão.
Toda apreensão gera insegurança.
Toda insegurança gera desmotivação, que gera descontentamento, que pode gerar perda...?

Faça da mudança uma oportunidade de novos desafios: seguramente confortável, alegremente motivado e com ganhos promissores.”

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