31 de agosto, de 2023 | 08:00
Caso 123milhas: moradora de Ipatinga relata frustração após suspensão de viagem
Segundo advogado, caso o pedido de recuperação judicial feito pela empresa seja aceito, consumidores podem demorar mais para receber
A cada dia que passa surgem desdobramentos no caso 123milhas e, para o aborrecimento dos consumidores, as novidades, em sua maioria, não são positivas. A semana começou com o relato de funcionários da empresa, comunicando à imprensa sobre uma série de demissões na agência de viagens. Em nota, a 123milhas esclareceu que a ação faz parte de um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado”.
Foi nesta semana também que a agência de viagens informou que protocolou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) um pedido de recuperação judicial. A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores”, comunicou. De acordo com a 123milhas, a recuperação judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos.
A crise envolvendo a 123milhas começou no dia 18 agosto, quando os consumidores foram surpreendidos com o comunicado da empresa informando sobre a suspensão das emissões de passagens e pacotes da linha PROMO, com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023.
Viagem para Europa
Um casal que mora em Ipatinga e estava com viagem programada para a França está entre as vítimas da empresa. O embarque estava previsto entre os dias 6 e 8 de outubro. Maria Conceição conta que as passagens foram compradas pelo filho em maio deste ano. Viajariam ela, o esposo, o filho, a nora e um casal de amigos. Foi uma frustração”, lamentou.
Logo que os turistas souberam da suspensão acionaram a Justiça. A sentença foi de que a 123milhas deve cumprir a emissão da passagem”, contou. Maria Conceição explicou ainda que a empresa tem o prazo de cinco dias úteis para se manifestar sobre a decisão, a contar do dia em que foi notificada. A família aguarda, mas diante das últimas notícias, não está tão esperançosa de que a viagem será realizada.
Está morrendo a esperança. As últimas notícias sobre demissões vão apagando a chama da esperança de viajar, mas esperamos o ressarcimento, quem sabe mais pela frente. Deus está no controle”, afirmou Conceição.
Rovena Rosa/Agência Brasil
Muitos consumidores tiveram o sonho da viagem adiado após o anúncio da 123milhas
Defesa dos consumidores 
As autoridades brasileiras têm reunido esforços para tentar garantir os direitos dos consumidores prejudicados pela agência de viagens. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por exemplo, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra a 123 Viagens e Turismo LTDA, os dois sócios administradores da empresa, além Novum Investimentos Participações S/A, pedindo à Justiça o bloqueio de ao menos R$ 20 milhões das contas dos requeridos.
Recuperação judicial
O advogado Victor Sousa Barros Marcial e Fraga, ouvido pela reportagem do Diário do Aço, explicou que caso o pedido de recuperação judicial seja deferido (concedido), será criado um plano, que precisa ser aprovado e, consequentemente, colocado em prática.
O plano de recuperação judicial tem um período máximo de dois anos, o que para dívidas exigíveis desde já se revela como uma prorrogação do vencimento dessas dívidas e dentro desses, até dois anos há uma subdivisão, geralmente em meses, de como será dado o pagamento das dívidas da empresa. Os clientes que tiveram suas viagens frustradas podem demorar mais para receber e receber menos”, explicou.
Publicado anteriormente:
Defensoria Pública de Minas Gerais entra com ação contra 123Milhas
Ministério Público de MG pede bloqueio de R$ 20 milhões da 123Milhas
Após suspender viagens, 123Milhas pede recuperação judicial
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Tinho Mortadela
31 de agosto, 2023 | 22:36Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão”
Idel
31 de agosto, 2023 | 15:34Pablo, não é questão de querer levar vantagens, essa empresa por muitos anos vendeu esse produto e nunca deu errado. As pessoas sonham, e as vezes a melhor condição para cada um era pra comprar através da 123Milhas. Foram sonhos e as pessoas esperam uma mensagem confortável, não da forma que você disse.”
Pablo
31 de agosto, 2023 | 14:18Essa empresa, faz tempo vem dando sinais de falência. E o brasileiro, como sempre querendo levar vantagens, finge que está tudo bem. Agora não adianta mais chorar.”