17 de agosto, de 2023 | 14:35

Pavimentação da MG-760 é inaugurada depois de 40 anos de espera

Silvia Miranda
Solenidade foi realizada no Km da MG-760 em São José do GoiabalSolenidade foi realizada no Km da MG-760 em São José do Goiabal
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
Foram mais de 40 anos de espera e dez anos entre a assinatura da última ordem de serviço para que na manhã desta quinta-feira (17) a pavimentação da MG-760 fosse oficialmente inaugurada. A cerimônia teve a presença do governador Romeu Zema (Novo), deputados, prefeitos e representantes de secretarias de Estado. São 57 quilômetros da MG-760 entre o distrito de Cava Grande e o município de São José do Goiabal. A pavimentação da rodovia estadual encurta a distância entre o Vale do Aço e a Zona da Mata. A solenidade foi realizada no KM1, no trevo de Barra Alegre, em São José do Goiabal.

Zema disse à imprensa que entregava a maior obra viária de seu governo. "Essa obra vai trazer desenvolvimento, investimentos e empregos para a região, já que a rodovia conecta o Vale do Aço à Zona da Mata. E Minas Gerais, por mais de dez anos, não recebeu sequer uma manutenção adequada de estradas. Temos a oportunidade agora de fazermos essa manutenção. Neste momento temos 52 obras viárias em andamento", enfatizou.

O prefeito de São José do Goiabal, José Roberto Gariff Guimarães (PSB), destacou que além da MG-760, o governo estadual já iniciou obras de adequação da MG-320, ligando a rodovia à BR-262. “A MG-320 não comportaria este novo trânsito e por isso está sendo ampliada até chegar na 262 e com isso estamos ligando duas regiões importantes e desafogando a BR-381. Tudo isso representa turismo, economia e acesso à educação, pois muitos estudantes de Goiabal precisam desta estrada para cursar faculdade ou no Vale do Aço ou em Viçosa”, destacou.


MG-320


Nas intervenções que já estão em andamento na MG-320, entre a região de Goiabal e a BR-262, a pista de rolamento passará a ter sete metros de largura. Além da faixa mais larga, serão implantados acostamentos com dimensão de 1,5 metro e dispositivos de drenagem redimensionados.

Nos seis quilômetros de obras da MG-320, será realizada a recuperação funcional da pista existente, o que consiste em devolver à rodovia seu estado original, além de pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o restabelecimento dos dispositivos de drenagem.


Contorno rodoviário


Questionado sobre a demanda surgida com a pavimentação da rodovia, que é a construção do contorno rodoviário de Timóteo, uma vez que a sede do município não suporta o tráfego de caminhões de grande porte, o governador disse estar ciente da necessidade do investimento.

"Nesse momento não temos recursos para a obra, mas temos empresas na região que já têm planos de ampliar sua produção. Há uma ação da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria da Fazenda em que uma empresa pode executar a obra e depois deduzir isso no imposto a pagar nos próximos anos. Estamos avaliando uma maneira de viabilizar esse anel rodoviário que é importantíssimo", detalhou.

Silvia Miranda
Romeu Zema disse que inaugurava a maior obra viária de seu governo Romeu Zema disse que inaugurava a maior obra viária de seu governo

Zema acrescentou que a MG-760 foi inaugurada depois de receber investimentos que passam de R$ 200 milhões. Uma parte do recurso vem da compensação ambiental pelo desastre da mineração em Mariana, em 2015, quando o rompimento de uma barragem na mineradora Samarco causou estragos ambientais, destruiu cidades e vidas humanas.

"Estamos cobrando do governo federal o repasse do 'Acordo de Mariana', que ainda propiciará muitas outras obras, principalmente para essa região do Vale do Rio Doce [atingida pela catástrofe]. Minas e Espírito Santo estão já de acordo e falta apenas a anuência do governo federal. Estamos otimistas. Precisamos fazer a reparação ambiental adequada que a tragédia da mineração causou", pontuou.

O prefeito de Timóteo, Douglas Wilkys, disse que até que seja definida a obra do anel rodoviário, administração municipal vem atuando junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) para monitorar e estudar a capacidade que as ruas da cidade poderão suportar. “O objetivo não é travar a rodovia ou qualquer pessoa que precise deste acesso. O nosso desejo é que a via seja realmente efetivada, mas que não cause novos transtornos para nossa cidade”.


Revés do Belém-Vargem Alegre


Também questionado sobre a MG-425, que liga o distrito de Revés do Belém a Vargem Alegre, o governador repassou a resposta para o diretor do DER-MG. "Temos um projeto já pronto para esse trecho e avaliamos agora a questão dos recursos", resumiu Rodrigo Tavares.

"A prioridade é investir R$ 1,5 bilhão por ano na recuperação de estradas já pavimentadas. Temos garantia orçamentária para manutenção e eventuais recursos extras são investidos em novas pavimentações", acrescentou o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno.


Nova rodovia terá radares


Enquanto não sai o estudo do contorno rodoviário de Timóteo, cuja previsão é de 2025, no mínimo, o DER-MG providencia a sinalização e equipamentos de segurança para a MG-750, dentre eles, radares para controle da velocidade.

"Está no planejamento. O DER faz a parte da sinalização e instalação de dispositivos de segurança e haverá também a restrição de cargas. O limite está em estudo, com participação do município de Timóteo, para definir o que vai impactar menos a rotina do tráfego lá na cidade", detalhou Rodrigo Tavares.


Silvia Miranda
DER-MG ainda instala sinalização e equipamentos de segurança, definirá limites de cargas que poderão passar por Timóteo e confirma que rodovia terá radares para controle de velocidade DER-MG ainda instala sinalização e equipamentos de segurança, definirá limites de cargas que poderão passar por Timóteo e confirma que rodovia terá radares para controle de velocidade


Publicado anteriormente:
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Comentários

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Geraldo Paiva

21 de agosto, 2023 | 21:01

“O obra ficou muito boa, porém ainda está com pouca sinalização e a noite tem animais soltos na pista. Tem que ter muita atenção. Passei por ela indo até Juíz de Fora no feriado do dia quinze. Na volta na terça a noite deparamos com animais na pista. No mais está ótima, e para quem vai para as cidades da zona da mata encurta a viagem em duas horas como ir até Juiz de Fora.”

Paulo

18 de agosto, 2023 | 07:11

“Infelizmente essa obra é fruto de desastre ambientais. O ministério público comprou a briga e determinou que a fundação renova fizesse a obra. Se fosse depender de político o dinheiro tinha sumido e tinha feito porcaria.”

José Mário de Oliveira

18 de agosto, 2023 | 05:14

“O governo Pimentel fez alguma coisa pela região?”

Flávio Barony

17 de agosto, 2023 | 22:23

“Obrigado Fundação Renova! Vocês foram protagonistas do processo de conclusão desta obra!
Em 1988 (há 35 anos) eu lembro das máquinas nesta rodovia e o único trecho concluído por um certo Governador "honesto" foi apenas de Timóteo até Cava Grande.
Devemos destacar a serenidade do Governador Zema em atribuir a fonte do dinheiro desta obra e ao mesmo tempo dizer que atualmente não há recursos para o contorno rodoviário! Devemos reconhecer que e não prometeu o que não tem condições financeiras para fazer! Vale lembrar que a grande maioria dos políticos politiqueiros é dizer "vou fazer..."”

Tinho Mortadela

17 de agosto, 2023 | 21:31

“O Governador fazendo cortesia com o chapéu dos outros.”

Resumindo

17 de agosto, 2023 | 15:37

“Resumindo:
1 ? O governador não fez absolutamente nada nos últimos 4 anos.
2 ? Como o governador destacou, essa obra só foi realizada devido ao dinheiro da Samarco, referente à tragédia de Mariana e do Rio Doce.
3 ? A maior obra do governador da terceira maior economia do Brasil, em quase 5 anos de mandato, é uma rodovia de 50 km.
4 ? Daí, cabe ao cidadão do vale do aço indagar: quantas tragédias de Mariana serão necessárias para concluir os hospitais regionais do estado, abandonados a mais de 4 anos sem conclusão, ou para viabilizar nossa universidade estadual no Vale do Aço?
5 ? Somente com a ocorrência de alguma tragédia o povo do Vale do Aço, ou mesmo de todo o estado de Minas Gerais, pode esperar alguma coisa do estado, que não seja imposto? Aliás, estado com o IPVA mais caro do Brasil, mas o mais barato para locadoras (cujos donos são parte do governo e tem os maiores abatimentos e cancelamentos de impostos do Brasil).
6 ? E finalmente, se todas as estradas do estado estão acabadas, a culpa seria do estado e de seu governador, que estão ai a 5 anos sem fazer nada, ou do povo de Minas Gerais, que manteve esse governador no poder? Ou de ambos?”

Souza

17 de agosto, 2023 | 14:47

“?tima notícia, mas transitar nesta rodovia durante a noite é muito perigoso, animais circulam livremente pela pista, cavalo,boi, tomem cuidado.”

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