14 de agosto, de 2023 | 13:40

Emaranhado de fios em postes motiva audiência

Alex Ferreira/Arquivo DA
Problema que atinge a paisagem e a segurança em várias cidades será debatido por comissão dia 16 de agosto na ALMGProblema que atinge a paisagem e a segurança em várias cidades será debatido por comissão dia 16 de agosto na ALMG

Instalações e fiações de telefonia, eletricidade e internet têm disputado espaço nas cidades, de forma desorganizada e arriscada, e para discutir o assunto a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realiza audiência na quarta-feira (16), às 16h.

O objetivo é debater os riscos causados à segurança pelo emaranhado de fios e cabos que pode ser visto em vários postes de energia elétrica no Estado. A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e atende a requerimento do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB).

O parlamentar destaca que o excesso e a desordem de fios e cabos em postes trazem impactos adversos em várias localidades. Segundo ele, em municípios como Timóteo (Vale do Aço) e em diversos outros centros urbanos é alarmante a quantidade exagerada de fios encontrados partidos.

Há, ainda, fios localizados na altura dos pedestres, jogados nas vias públicas e amarrados de qualquer maneira, além de fios e cabos sobrepostos em postes de energia elétrica, conforme adverte o deputado.

A situação, alvo de constantes reclamações das pessoas, não apenas causa uma poluição visual indesejada, mas representa uma ameaça constante à segurança pública, com riscos de choques elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia elétrica ou na rede de telecomunicações.

Para tratar do problema foram convidados representantes tanto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). E ainda da Cemig, da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abront), além da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Timóteo.

Já publicado pelo Diário do Aço:
-Administração de Ipatinga estuda multar empresas que deixam fios soltos nas vias públicas
-Emaranhado de fios em postes da Cemig é pauta de reunião em Timóteo
-Lei em vigor em Ipatinga prevê punição para empresas que deixam fiação abandonada em vias públicas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio Moreira

14 de agosto, 2023 | 18:21

“"A lendária ponte velha e a 760 por décadas foram ,assuntos nas mídias políticas , agora os temas das propaganda políticas será os fios espalhados".DAS EXCELENTES QUALIDADES DOS ÔNIBUS DA LINHA TIMÓTEO X IPATINGA COM ÔNIBUS LOTADOS DE MANHÃ,NINGUÉM FALA!!!!”

Jota

13 de agosto, 2023 | 18:51

“Igualzinho aos bois, cavalos e outros animais... Quando acontece alguma coisa, não sabemos o dono. Infelizmente, não vislumbro uma solução. Todos os dias, surge uma "net" nova... Nomes e nomes... Mas não sabemos os donos. Antigamente, era a Telemig que compartilhava os postes com a Cemig. Hoje? Kkkkkkkkk... Sugiro aos motociclistas usarem as antenas. Servem para as linhas de cerol que NUNCA acabarão. Nunca!!! E esses fios soltos, não acabarão também!!!”

Oliveira

12 de agosto, 2023 | 15:00

“Demorou. A Cemig deveria fiscalizar as empresas que locam os seu postes para passarem os cabos de internet. Estamos vivendo um nova era, onde muitas empresas.passam os cabos sem a devida autorização e deixam.os seus ramais/cabos baixos ocasionando acidentes.”

Jota

12 de agosto, 2023 | 07:47

“Audiência Pública??? Vai longe esse assunto.”

Bola de Neve

11 de agosto, 2023 | 19:28

“Sem controle .
Várias li nhas desativada causando transtorno..”

Envie seu Comentário