CADERNO IPATINGA 2024

11 de agosto, de 2023 | 10:01

Município de Coronel Fabriciano tem interesse em adquirir prédio do Colégio Angélica

(Silvia Miranda - Repórter do jornal Diário do Aço)
Silvia Miranda
Pela cidade, muitos fabricianenses se perguntam o que pode ser feito para manter o patrimônio de péPela cidade, muitos fabricianenses se perguntam o que pode ser feito para manter o patrimônio de pé

A Administração Municipal de Coronel Fabriciano afirma ter interesse em adquirir o prédio do antigo Colégio Angélica para fins culturais e educacionais. A possibilidade de desapropriação vem sendo discutida pelo Executivo, com base em documentos que exigiam que o então imóvel doado pela Belgo Mineira fosse usado exclusivamente para fins educacionais ou deve ser devolvido ao município.  

O imóvel é considerado um dos prédios históricos mais bonitos da região do Vale do Aço é está localizado na rua Maria Matos, no centro da cidade. Foi inaugurado em 1956 para funcionar como escola para atender a demanda educacional de toda a região. Conforme decreto de 2015 o prédio é tombado pelo patrimônio histórico municipal, proibindo qualquer alteração em sua estrutura física e retirada de bens materiais.

Depois de muitos anos ameaçado de fechar, a instituição encerrou suas atividades em dezembro de 2022. Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, o futuro do imóvel preocupa a sociedade fabricianense. No último dia 20 de julho a situação de seu entorno era de abandono e muito acúmulo de lixo, uma cena que causou tristeza e indignação para muitos no município. Mas, após a reportagem publicada pelo Diário do Aço, a limpeza e capina do jardim foram realizadas.

Carmelitas
Atualmente a propriedade pertence a ordem das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, que até então não revelou o que será feito do prédio ou do restante do terreno. A reportagem do Diário do Aço tentou contato por várias vezes com representantes da ordem e até mesmo com o advogado que representa os interesses das irmãs, mas não obteve retorno.

O que foi dito de forma extraoficial por uma das religiosas é que a situação do antigo colégio vem sendo discutida e analisada, com muito carinho, pelo Governo Geral da Congregação. Pela cidade muitos empresários e representantes da sociedade perguntam o que pode ser feito para manter o patrimônio de pé e muitos apelos para que seja transformado em uma nova instituição de ensino, casa de cultura ou museu.

O próprio museu da cidade não possui sede própria e está em fase de mudança para um local provisório. O prédio histórico oferece condições de abrigar o departamento, transformando o local em um atrativo ainda mais interessante.

Medidas
Procurada pela reportagem, a Administração Municipal de Coronel Fabriciano, informou por meio de sua assessoria de comunicação que o Departamento de Cultura, realizou no fim do mês de julho, uma reunião com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e na oportunidade foi colocada em pauta a atual situação do Colégio Angélica. Conforme deliberação dos conselheiros, foi enviado ofício para a Congregação das Irmãs Carmelitas solicitando a limpeza e uma visita técnica mensal para acompanhar o interior e o estado de conservação do imóvel.

Desapropriação
Ainda conforme o governo fabricianense, o município já formalizou o interesse no imóvel para fins de projetos educacionais e culturais. E que consta em documentos oficiais que o terreno para a construção e instalação do Colégio foi doado às Irmãs Carmelitas pela antiga Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. “Como condição, a mantenedora deveria utilizar o espaço apenas para fins educacionais, do contrário, deveria ser devolvida ao município. Neste sentido, há a possibilidade de haver o requerimento do imóvel por parte da Prefeitura”, diz a nota.

Já publicado:
Área do Colégio Angélica recebe serviços de limpeza e capina
Abandonado e fechado há seis meses, prédio do Colégio Angélica tem futuro incerto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio Cassio Lara

15 de agosto, 2023 | 12:19

“Não sou contra preservação da história, não conheço as dependências do local. Não seria mais interessante um acordo entre Município X Estado e usar o local para ensino técnico ou até mesmo superior. Simplesmente tombar como patrimônio histórico, vai gerar um custo desnecessário para o município.”

Angela Maria Aparecida

12 de agosto, 2023 | 22:34

“O que tá acontecendo com o colégio Angélica é um crime que poderia ser evitado se a comunidade do vale do aço tivesse interesse de preservar o colégio da ganância do Sr Hercílio Diniz que usa de sua influência política com o governo de minas e a administração de coronel Fabriciano, imagine a pressão que essas pessoas e imobiliária s fazem contra qualquer um quando querem adquirir um terreno,as irmãs tbm tem culpa nisso porque foram fracas e deixaram se levar pelas pressões do município, empresários e cartórios, todos saem ganhando nessas negociação,menos o povo e a comunidade.”

Jones

11 de agosto, 2023 | 20:11

“A Teologia da Prosperidade dos Carcarás de Jesus

Sem espanto ou indignação dos sapientes zelosos, as instituições religiosas se transformaram em empreendimentos lucrativos.

A despeito dos protestos dos residentes e herdeiros dos doadores da área, há pouco meses, os Carcarás da Diocese de Itabira venderam o terreno anexo à singela e histórica Capela do Ipaneminha, edificada pelos pioneiros na colonização do Vale do Aço, situada na zona rural de Ipatinga, para um esperto dono de imobiliária do município.

Nem o piedoso Jesus atendeu os pedidos dos indefesos moradores do alto da serra.

Cremdeuspai!”

Agustavio Fernandes Ferreira

11 de agosto, 2023 | 19:21

“as irmãs carmelitas ,deveria ser presas ,juntamente com o João, Hercilio e os advogados ,os administradores da época da construção do supermercado o cartório que livrou a escritura e o que registro, polícia neles”

Tião Aranha

11 de agosto, 2023 | 18:45

“Todo e qualquer imóvel com o passar dos anos tem seu grau de depreciação, no que tange a estrutura do mesmo. De repente vai ser tombado pro patrimônio histórico municipal. Risos.”

Wanderlina Socorro Andrade Brandão

11 de agosto, 2023 | 14:32

“Até hoje não entendi o porque do colégio ter encerrado suas atividades, na época das irmãs Carmelitas. Será que na época, não faltou interesse dos nossos políticos em fazer algo para ajudar a instituição ?”

Justiceiro

11 de agosto, 2023 | 12:49

“Devolver imóvel ao município? É ruim hein...o pessoal do Vaticano não vai devolver nada...Podem apostar!”

José da Silva

11 de agosto, 2023 | 12:36

“As instituições religiosas ou não que recebem doações, principalmente imóveis, não poderia vender, deveria devolvê-los à comunidade para uma próxima destinação. Temos um exemplo recente, o imóvel da igreja assembleia de Deus em Ipaba.”

Gildázio Garcia Vitor

11 de agosto, 2023 | 12:08

“A situação de abandono do prédio e dos jardins do Colégio Angélica se tornou conhecida por um maior número de pessoas- talvez até pelos gestores do Município e demais autoridades-, principalmente das que não residem em Coronel Fabriciano, graças às reportagens que este Portal Diário do Aço publicou há menos de um mês.”

Envie seu Comentário