10 de agosto, de 2023 | 18:00

Inquérito na Delegacia de Polícia em Ipatinga apura golpe financeiro

Arquivo DA
Vítimas que se sentirem lesadas com investimentos financeiros precisam procurar a delegacia para fazer representação Vítimas que se sentirem lesadas com investimentos financeiros precisam procurar a delegacia para fazer representação

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga, há alguns meses, a ação da suposta golpista Rainha do Milhão, no Vale do Aço. De acordo com a PCMG, F.R.P., de 32 anos, fez nove vítimas já identificadas na região. O delegado Marcelo Castro, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Ipatinga, que atua na área de crimes contra o patrimônio, detalhes à reportagem do Diário do Aço sobre o trabalho já realizado. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime de estelionato. O vídeo com a entrevista completa está postado mais abaixo.

“Em relação à essa autora, já tem alguns meses que nós estamos com essa investigação em curso”, disse. O delegado explicou que o inquérito, inicialmente, havia sido concluído e encaminhado à Justiça com o indiciamento da investigada por sete crimes de estelionato praticados, mas que retornou para a PCMG, devido a manifestação de novas vítimas.

“Quando esse inquérito chegou para análise do Ministério Público outras duas vítimas procuraram o Ministério Público denunciando essa mesma mulher. Com isso, foram juntadas outras duas ocorrências nesse inquérito, que foi devolvido para a delegacia”, esclareceu. As novas vítimas ainda serão ouvidas, assim como outras pessoas que comparecerem à delegacia para pedir providências.

Na investigação, o representante da PCMG, afirma que tentou colher o relato da investigada, mas não obteve sucesso. “Nós tentamos intimar essa pessoa e, até então, essa pessoa está em local incerto. Então nós não conseguimos fazer com que essa investigada viesse e desse a sua versão sobre os fatos”.

O caso da Rainha do Milhão vem sendo noticiado pelo Diário do Aço desde o dia 2 de agosto, quando foi publicada a primeira reportagem: “Mulheres do Rio de Janeiro perdem R$ 50 mil no golpe do investimento financeiro”. Houve uma segunda publicação com o relato de mais pessoas que se sentiram ludibriadas pela mulher. As vítimas apresentaram documentos e cópia das conversas com os golpistas, que as convenceram a fazer o investimento financeiro.

Modo de agir

O delegado Marcelo Castro detalhou como a Rainha do Milhão agia para atrair novos investidores. “Ela prometia investimentos com altos rendimentos, prometia que era sem riscos. Inicialmente, algumas pessoas receberam algum retorno como se fosse um rendimento dessas aplicações, com isso a vítima passava confiar que aquilo ali era uma coisa que realmente dava resultado e investia mais dinheiro. Chegava em um determinado momento que a pessoa não tinha mais retorno dessas supostas aplicações”, relatou.
Arquivo DA
Delegado titular das investigações confirma que nove vítimas da Rainha do Milhão já foram identificadas no Vale do Aço Delegado titular das investigações confirma que nove vítimas da Rainha do Milhão já foram identificadas no Vale do Aço

Representação

O que muitas vítimas de estelionato ainda desconhecem é a necessidade da representação na delegacia. Para que a polícia inicie a investigação não basta apenas o registro da ocorrência. “O que é essa representação? É uma manifestação inequívoca de vontade da pessoa (vítima) no sentido de ver o autor do fato ser processado pelo crime”, esclareceu.

Suspeite

Para não se tornar uma vítima em potencial na mão de estelionatários, principalmente para quem deseja se enveredar pelo mundo dos investimentos financeiros, o delegado alerta que é preciso desconfiar das ofertas vantajosas demais. “Nós tivemos casos aqui, que estão em investigação, que o estelionatário prometia rendimentos de 100% em dois meses. É coisa que você não vê em nenhuma instituição financeira, em nenhuma corretora”, salientou Marcelo.

Já publicado:
Novas vítimas da Rainha do Milhão denunciam golpe

Punição é considerada branda

A pena prevista para quem comete o crime de estelionato, segundo o delegado, é de um a cinco anos de reclusão. “Isso a gente está falando para cada caso de estelionato praticado”, ponderou.

Posicionamento

Anteriormente, em nota enviada à reportagem, a advogada da mulher denunciada como Rainha do Milhão afirmou que “não houve qualquer notificação ou intimação formal pelas autoridades competentes dando conta da existência de processo criminal acerca dos fatos mencionados”.

Diante da informação fornecida pela PCMG, que existe uma investigação em andamento, a suposta estelionatária e sua advogada foram procuradas para envio de um novo posicionamento. A “Rainha do Milhão” disse, em mensagem, na tarde desta quarta-feira (9) que sua advogada enviaria uma nota, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi compartilhada.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cristiane

06 de janeiro, 2024 | 21:25

“@delegaciadepoliciacivildeipatinga algum retorno desta matéria? A golpista citada aí nesta matéria continua aplicando seus golpes por ai... Da p ir a fundo nesta matéria aí @jornalvaledoaco”

Junior

25 de setembro, 2023 | 13:49

“Entao seguem algumas dicas nunca adicionar em redes sociais perfis desconhecidos. Eles tentarao a engenharia social criando perfis falsos para ter acesso aos seus contatos. Normalmente e golpe de extorsao ou piramide financeira.
Se tiverem os telefones deles podem postar por aqui...”

Jota - Jota

12 de agosto, 2023 | 09:45

“OLHO GRANDE, GANANCIA, MILAGRES ? SÓ COM JESUS CRISTO !
ENTREM NESSA NÃO IRMÃOS!!!”

Luiz

10 de agosto, 2023 | 22:32

“Tem que prender esses vagabundos e deixar eles mofar na cadeia, essa mulher pilantra o Joubert a Jéssica toda família do Joubert tem que prender todo mundo, bando de ladrões que ainda vão pagar caro por suas falcatruas.”

Geraldo

10 de agosto, 2023 | 22:11

“parabéns ao delegado pela matéria muito bem explicado o assunto..... ou seja, lucro mirabolante não existe e ainda os cuidados com os links e boletos falsos.”

Sabonte

10 de agosto, 2023 | 12:26

“RESUMINDO..!!!......OLHO GRANDE E GANANCIA......”

[email protected]

10 de agosto, 2023 | 12:03

“Ladrona,enganou muita gente inocente”

Envie seu Comentário