DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

05 de agosto, de 2023 | 15:01

Mercado pressiona pela alta no preço dos combustíveis

Alex Ferreira/Arquivo DA
Ministro admite que Petrobras está ?no limite? e que preços dos combustíveis podem ser reajustadosMinistro admite que Petrobras está ?no limite? e que preços dos combustíveis podem ser reajustados


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou neste fim de semana que a Petrobras pode promover reajuste nos preços dos combustíveis, caso haja oscilação no mercado externo.

Segundo ele, a petroleira informou que está trabalhando “no limite do preço marginal”. De acordo com Silveira, a situação da estatal foi informada por representantes da empresa em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O reajuste pode ocorrer, segundo Silveira, caso o preço dos combustíveis, no mercado externo, oscile para cima.

Silveira também citou a necessidade de se fazer investimentos na estatal em eventual aumento de preços internacionais.

“É claro, se houver oscilação para cima, a Petrobras terá responsabilidade com esses investidores, com a empresa, com a necessidade dos seus reinvestimentos para modernizar a empresa, e os repasses serão feitos. Por isso quero tranquilizar os investidores”, explicou em entrevista à Globonews.

Fim do PPI

No mês de maio, a Petrobras anunciou o fim da paridade internacional de preços (PPI) do diesel e da gasolina, que estava em vigor desde o governo de Michel Temer, em 2016.

O ministro é um dos defensores da nova política. “Foi importante mudar a política de preços, não há como não se reconhecer. Havia uma extorsão ao consumidor brasileiro, consequentemente aumentando o ‘custo Brasil’, aumentando o preço do alimento que chega no prato de todos os brasileiros, na política de preços que não permitia a Petrobras fazer volatilidade para baixo quando o preço internacional caía”, disse.

Lula Marques/ Agência Brasil
Silveira: ?A situação da estatal foi informada por representantes da empresa em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula?Silveira: ?A situação da estatal foi informada por representantes da empresa em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula?


Lucro da petroleira estatal os interesses dos acionistas

No segundo trimestre de 2023, a Petrobras fechou com um lucro de 28,8 bilhões de reais, o primeiro desde o fim da paridade internacional.

Os números apontam uma queda de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior, um reflexo da prática de preços menores praticados pela estatal.

A política que deixa felizes os brasileiros das classes menos favorecidas, irrita acionistas. Dessa forma, o mercado pressiona para manter sempre os preços em alta e, com isso, obter maior retorno de seus investimentos em ações.

Leia também:
-Último reajuste no preço dos combustíveis foi em junho por causa de impostos federais
-Por causa do ICMS dos estados gasolina já está mais cara
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose

06 de agosto, 2023 | 09:06

“Ciro Gomes ex braço direito do Lula, falou mil vezes em vídeos: o maior culpado pelos aumentos absurdos dos
combustíveis foi o Lula, numa maracutaia com os acionistas minoritários, na época da gestão dele. Aí vc joga
isto na cara dos petistas, quando não ficam caladinhos falam que coisas erradas ou ilegais, se foi feito pelo
Lula pode,”

Oliveira

06 de agosto, 2023 | 00:33

“Qual a empresa no mundo que tem este lucro?.28,8 bilhões e acham pouco? Sou a favor das empresas estatais desde que atenda também a população e não apenas ao mercado. Se há este lucro exorbitante, há margem para baratear os combustíveis, contribuindo para a economia interna. A era Bolsonarista que agregava somente valores aos empresários, já passou. Por isso retiramos o Bolsonaro de forma legal e transparente do poder, através do voto. Ele queria gradar apenas aos seus e não preocupava com o restante dos Brasileiros que trabalham duro e não tem direito a pouco.”

Tinho Mortadela

05 de agosto, 2023 | 18:55

“O título desta notícia deveria ser assim: Mesmo sendo a segunda maior pagadora de dividendos do mundo atrás apenas da mineradora australiana BHP, acionistas ( mercado) pressionam pela alta do preço dos combustíveis e o trabalhador que se lasque. A irritação do mercado resume-se em querer que Petrobras agracie com a distribuição de dividendos, em vez de investir na indústria do país.Não devemos concordar com essa política que retira da empresa sua capacidade de investimento e só enriquece acionistas. A Petrobrás tem de servir ao povo brasileiro.
Na verdadade o mercado pressiona pela Farra dos acionistas.”

Paulo

05 de agosto, 2023 | 17:10

“Não precisava avisar,mas não custa lembrar que este governo não foi eleito pra atender ao mercado,mas sim ao povo brasileiro.”

Envie seu Comentário