
31 de julho, de 2023 | 08:13
Futura utilização do Forno Hoffmann começa a ser discutida
Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte (AMBNH)
Construído em 1945 forno foi utilizado para a fabricação de tijolos para a antiga Acesita
Silvia Miranda Repórter do Diário do Aço 
Uma das mais importantes construções históricas do Vale do Aço, o Forno Hoffmann está fechado há algumas décadas, teve um rápido período de reutilização nos anos 2000, mas voltou ao abandono. Atualmente, o prédio permanece interditado e é mais um desafio para a preservação de uma parte importante da memória do município de Timóteo. Em mais um capítulo de esperança, para sua revitalização, os moradores do bairro Novo Horizonte, onde o forno está localizado, começam a discutir como será uma futura ocupação do prédio.
O Forno Hoffmann, foi instalado no município em 1945 e foi utilizado para a fabricação de tijolos, atendendo a demanda da construção da antiga companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), hoje Aperam South America. As primeiras residências, nos bairros Olaria, Vila dos Técnicos, Funcionários e Bromélias também foram erguidas com tijolos produzidos naquele forno.
A Administração Municipal de Timóteo afirma que há um processo de tombamento em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que, já teria enviado uma equipe a Timóteo, para conhecer as instalações do forno. Mas não há previsão para conclusão do processo.
Em maio deste ano, a Administração Municipal de Timóteo fez a contratação da empresa Marka Arquitetura e Engenharia Ltda, para a prestação de serviços técnicos especializados de elaboração de projeto executivo de restauração do Forno Hoffmann. O contrato no valor de R$ 224.075,97 tem prazo de seis meses para a entrega do projeto.
Consulta
O subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio Gualbertto conta ao Diário do Aço que mesmo antes da entrega do projeto de restauração, os moradores do entorno começam a ser ouvidos, em uma espécie de consulta pública, para definir como será uma futura ocupação e utilização do espaço. Então nesse momento não há nenhuma intervenção concreta e direta porque isso depende da elaboração do projeto de restauração. A expectativa que até final de 2023 a gente possa acessar essa proposta para avaliação”, afirma.
Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte (AMBNH)
Moradores do bairro Novo Horizonte fizeram uma visita para avaliar possibilidades de ocupação

O presidente da Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte (AMBNH), Tarcísio Vilches, conta que há 41 anos reside no bairro, e desde então convive com o prédio do forno parado. Até uma nova utilização no início dos anos 2000, quando foi usado para funcionar como boate e posteriormente como restaurante, mas que trouxe muito incômodo a população do entorno.
Agora estamos nesta espera da recuperação do forno e também da utilização da área anexa, que é uma área muito boa e pode ser aproveitada. Ainda não há nada definido mas estamos discutindo junto aos outros moradores o que será melhor para o local”, disse.
Marcante
A artista plástica, Ângela Ataíde, conta como o forno tem uma participação marcante em sua carreira. Por muitos anos, ela aproveitou o local para intervenções artísticas. Fui uma das primeiras moradoras do bairro Novo Horizonte e logo iniciamos, eu e algumas outras moradoras do bairro, um trabalho improvisado de oficinas de pintura, desenho e modelagem com argila. Hoje estou na expectativa que se transforme em algo envolvendo cultura, pois tem potencial para ser um polo cultural tanto para o bairro como para a cidade”, ressalta.
Interdição
O engenheiro da Secretaria de Educação de Timóteo, Lucas Santos Alberici explica que, por questões de segurança, a área do forno está interditada pela Defesa Civil, mas não apresenta riscos de desabamento de paredes ou da própria chaminé. E acrescenta que a administração municipal realiza limpezas periódicas e também dedetização. A forma como será a restauração depende do projeto a ser apresentado, mas quando se trata de um prédio tombado será necessário preservar suas características, então achar do mesmo tipo de tijolo, o mesmo tipo de telha, por isso é um processo um pouco moroso”, informou.
A administração pública informou também não há recursos próprios para a execução da reforma, porém, o Ministério Público já manifestou a intenção de contribuir com o levantamento de verbas para financiar a obra.
Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte (AMBNH)
Prédio está interditado, mas governo municipal garante que não há riscos de desabamento

Publicado anteriormente:
Ordem de serviço autoriza elaboração do projeto de restauração do Forno Hoffman
Ordem de Serviço autoriza execução de projeto técnico para restauro do Forno Hoffmann
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Maria Almeida
09 de agosto, 2023 | 14:08Sabe o que eu penso, dividir em bons lotes e vendem? pronto falei, desculpa”
Luiz Dias da Costa
01 de agosto, 2023 | 15:04seria ideal transformar este forno en ponto cultural e turistico ,na entrada se poderia transforma en um clube CAVERN CLUBE COM BANDAS DE COVER DE LOS BEATLES,E LOCALES DE ARTEZANIA E PRA OBRAS DE TEATRO ETC.”
Geraldo d J Lajota
31 de julho, 2023 | 16:42Veja caro Steve, pelo que sabemos a proposta é transformar num centro cultural multiuso público. Acho que é algo muito bacana!”
Steve
31 de julho, 2023 | 14:56Eu acho que deveria ser algum imóvel da propria prefeitura. De repente parte da Sede, com algumas áreas administrativas. Não sei, algum setor (ou setores) público com um memorial dedicado a cidade e a usina. O bairro do Novo Horizonte é majoritariamente residencial, não adianta inventar, colocar casa de festa, restaurante com música ao vivo... etc... e tal. Vai ter reclamação. Além disto, este tipo de comércio tem vida relativamente curta, façam um exercício de memória e vejam qual comércio deste tipo se manteve após 10 anos? Então, reformar para entregar para algum bem privado é jogar dinheiro fora.”
Gilberto Abras
31 de julho, 2023 | 13:16Infelizmente não adianta fazer nada. Como disse o Paulo Junior e o Gilbert. Se os moradores preferem ficar com o crack, com o mato, ratos, etc que não seja gasto 0,01c. Depois não adianta reclamar. Enfim vemos algo de concreto sendo realizado. Mas mesmo assim o Timotense gosta de reclamar de tudo. To vendo o tal de Jorge reclamar. A UPA tem atendimento referencia, meu bairro foi inaugurado uma UBS novinha. Falastrão. Ai Priscila vai votar no Bozo? 22 é quem? porque aqui em Timóteo tem um grupo brigando pra quem vai sair voltar a mamar na prefeitura pela conversa de Rua. Quando tem uma administração de preste sempre tem a turma do Contra!”
Adair Paulino Couto
31 de julho, 2023 | 13:04Não dá pra entender o elevado custo de contratação destes projetos.
E olha que nem sabe o que querem que projetem.”
Paulo Junior
31 de julho, 2023 | 11:36Exatamente Gilbert, esse espaço ai está assim graças aos moradores do bairro, tudo que planejava fazer ai o moradores reclamavam e quando abria chamava policia todos os dias. Ninguém quer esse lugar justamente por pessoas chatas. Agora que façam um aproveito do local cedendo pra fumarem crack e bichos. Espero que a prefeitura não gaste um centavo nesse local. Os moradores quiseram assim.”
Priscila Doris
31 de julho, 2023 | 10:57E a novela continua... Tantos prefeitos já apresentaram projetos de reforma do forno e nada de concreto. Tõ pagando pra ver se esta reforma realmente sai antes de eu completar 30 anos. Detalhe: estou com 22”
Gilbert
30 de julho, 2023 | 23:16Já teve boate e restaurante nesse local e o povo do bairro vivia reclamando até não ter mais quem se interesse pelo imóvel. Pessoal do Novo Horizonte merece isso aí, ninho de rato e buraco pra fumador de crack. Só assim pra não reclamarem.”
Jorge
30 de julho, 2023 | 16:43Se o prefeito nem o hospital. E o upa de Timóteo. Não tem remédio. E o atendimento é péssimo. O cara só quer pintar asfalto. E fazer pracinhas. Vai cuidar do que?”
Tinho Mortadela
30 de julho, 2023 | 13:36Demolir e vender. Pronto, está aí a solução.”
Alexandra
30 de julho, 2023 | 11:34Uma pena ver o forno assim, abandonado! A prefeitura vira e mexe solta uma desculpa e um projeto caríssimo, parece que estão esperando não ter mais o que ser feito para demolir, nada justifica essa demora de anos! Moro ali bem pertinho, e morro de saudades de quando tinha boate e restaurante, pelo menos não era ponto de drogas! O Prefeito atual, vai ser só mais uma, que passa, promete nada faz!”
Marcelo
30 de julho, 2023 | 07:53Só complementando o que o Ronaldo disse sobre madeiras, as madeiras de lei com valores estratosfericos já forma "recolhidas" pela prefeitura, pra onde foi? O que foi feito com tanta mandeira? Será que realmente querem recuperar o Forno ou, estão esperando ele atingir o estado que não pode mais ser recuperado e teremos que demolir? Aposto minhas fichas na segunda opção! Aproveitando, meu prefeito, precisamos melhoras a pavimenta do bairro urgente! O IPTU esta em dia.”
Ronaldo
30 de julho, 2023 | 00:31Só lero lero, a prefeitura não faz o que tem que ser feito, lá dentro do espaço tá cheio de madeira podre que não serve pra nada, só gerando cupim, tem formigueiros e mais formigueiros a prefeitura não recolhe o entulho que tá lá dentro não combate as formigas e como vizinho sofremos as consequências com destruição de nossas plantas e móveis.”