26 de maio, de 2023 | 13:31

Ordem de serviço autoriza elaboração do projeto de restauração do Forno Hoffman

Divulgação
A assinatura ocorreu depois da posse dos novos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo A assinatura ocorreu depois da posse dos novos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys assinou, na noite de quinta-feira (25), a ordem de serviço para a elaboração do projeto técnico de restauro do Forno Hoffmann, conforme divulgado pela administração pública. O processo licitatório Tomada de Preços 030/2022 para elaboração do projeto técnico teve como vencedora a empresa Marka Arquitetura e Engenharia, com contrato de vigência de seis meses. Após concluído, o projeto será submetido à avaliação e anuência formal do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo.

A assinatura foi precedida pela posse dos novos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo para mandato no biênio 2023/2025. O Conselho é formado por nove representantes titulares (e o mesmo número de suplentes) do poder Público (Prefeitura e Câmara) e da sociedade civil. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Timóteo.

Existem 11 fornos parecidos com a edificação que está situada no bairro Novo Horizonte espalhadas pelo mundo, sendo que destes dez são museus. Douglas lembrou que já existe um processo de tombamento que está em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que, inclusive, já havia enviado a Timóteo uma equipe para conhecer as instalações do forno.

“Foi um longo processo para entendermos qual seria o melhor caminho a seguirmos e definir qual a expertise e know how da empresa para elaborar esse projeto executivo. Com o projeto pronto e com o tombamento desse bem histórico e arquitetônico teremos condições de partir para a próxima etapa que é o de buscar recursos para a execução do restauro”, esclareceu Douglas Willkys. Ele apontou que o objetivo de todo o processo é entregar o patrimônio público restaurado para abrigar um museu com a história da nossa cidade e de um período importante da industrialização do Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário