28 de julho, de 2023 | 19:00
Homem morto por febre maculosa no Vale do Aço é de Ipaba
Divulgação
Ipaba está entre os três municípios de Minas Gerais que registraram morte por febre maculosa neste ano

Um morador de Ipaba, de 55 anos, faleceu devido a complicações causadas pela febre maculosa. É o primeiro registro de morte de um morador do Vale do Aço pela doença. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (28) ao Diário do Aço pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O óbito do paciente foi registrado no dia 4 deste mês. Com esse caso, o número de pessoas que já morreram por causa da febre maculosa em Minas Gerais neste ano chega a cinco.
A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos infectados.
Em nota enviada ao Diário do Aço nesta sexta-feira, a SES informou que febre maculosa é uma doença endêmica no estado e que o número de casos registrados até o momento está dentro do esperado para o período. Os casos de febre maculosa são registrados em todas as regiões do estado, com destaque para as Macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Leste e Leste do Sul”, afirmou.
Casos
Conforme SES, em 2023, foram confirmados por exame laboratorial, até o momento, 17 casos da doença, dos quais cinco evoluíram a óbito. Os óbitos confirmados são de duas pessoas do sexo masculino, de 28 e 54 anos, respectivamente, ambos residentes de Manhuaçu, de outras duas pessoas do município de Conselheiro Lafaiete, uma do sexo feminino e uma do sexo masculino, de 25 e 23 anos, respectivamente, e de um homem de 55 anos residente do município de Ipaba”, informou.
Posicionamento
A administração de Ipaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou por meio de nota que o município registrou um óbito por febre maculosa, ocorrido em 4 de julho de 2023. O caso estava sob investigação da Secretaria de Estado de Saúde e foi confirmado no último dia 20 deste mês. O paciente do sexo masculino, tinha 55 anos, era morador da sede do município e trabalhava em área de manejo florestal. A administração de Ipaba se solidariza com a família e roga a Deus para que conforte os seus corações”.
Prevenção
O governo de Ipaba ainda informou na nota que a melhor forma de prevenção é evitar frequentar locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma é a capina e limpeza de pastos e lotes”, finalizou.
Situação em Ipatinga
Em nota, a administração de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, até quinta-feira (27), não foram tecnicamente confirmados casos de febre maculosa no município. No dia 20 de julho, infelizmente, foi confirmado um óbito por febre maculosa. Contudo, refere-se a um morador de uma cidade vizinha. Quanto ao falecimento de um senhor de 64 anos, residente em Ipatinga, no último domingo, dia 23, o caso ainda não foi confirmado pelas autoridades competentes como sendo de febre maculosa”.
Veja mais:
Infectologista orienta que moradores da RMVA adotem medidas para prevenir a febre maculosa
Início do tratamento de febre maculosa deve ser rápido, alerta infectologista
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Douglas
28 de julho, 2023 | 18:11Boa noite.
No Brasil, esperam morrer várias pessoas para tomarem soluções.
Resultado do genocida que administrou 700 mil mortes pela covid.”
E Ipatinga
28 de julho, 2023 | 17:48Em Ipatinga faleceram um senhor de 64 anos e um homem de 29 anos que foram pescar juntos. Na certidão de óbito consta febre maculosa”