
23 de junho, de 2023 | 08:15
Início do tratamento de febre maculosa deve ser rápido, alerta infectologista
Wendy Cristina de Jesus Silva/ Funed
Entre 1 e 19 de junho, 160 amostras deram entrada na Funed com suspeita de febre maculosa; em Caratinga há um caso confirmado

Minas Gerais registrou, neste ano, nove casos positivos de febre maculosa, um deles no município de Caratinga, em um homem de 65 anos de idade. Das nove contaminações, duas evoluíram para óbito e outras sete para cura. As mortes foram registradas no município de Manhuaçu, as vítimas eram do sexo masculino e tinham 28 e 54 anos. Os casos não se restringem somente ao estado mineiro, mas a todo o país, que se encontra em alerta com relação a essa doença.
A febre maculosa brasileira, conhecida por riquetsiose, é uma doença provocada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato, principalmente o carrapato estrela, entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode albergar a bactéria causadora. O carrapato que tem a bactéria transmite essa bactéria ao picar os seres humanos”, explica o infectologista Geraldo Cunha Cury, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
E é justamente neste período do ano que o cuidado deve ser ainda maior. O professor salienta que nos meses de maio, junho, julho e agosto são registrados a maior quantidade de carrapatos na natureza. Então nessa época existe maior probabilidade de ser transmitida a doença e provocar a febre maculosa”, alerta.
Por isso, todo cuidado é pouco, inclusive, para quem cria animais como bois e cavalos. Os produtores devem evitar criar bovinos junto com equinos, que há uma chance maior de ter um grande número de carrapatos e aplicar carrapaticidas periodicamente nos animais”, pontuou. É preciso atenção também com um roedor, a capivara. É um animal onde a gente encontra uma grande quantidade de carrapatos, inclusive em locais onde a capivara passa, onde ela deita, então é evitar chegar perto de capivara”, observa o médico.
Tratamento
Reprodução
''O médico que suspeitar que uma pessoa está com febre maculosa tem que começar de imediato o tratamento'', afirmou o médico
Geraldo Cury lembra ainda que a doença exige um tratamento rápido. O médico que suspeitar que uma pessoa está com febre maculosa tem que começar de imediato o tratamento, que é feito com antibiótico. Não dá tempo de pedir exames de laboratório, porque esses exames só ficariam prontos depois que a pessoa estivesse em estado avançado da doença ou mesmo tivesse morrido. O médico suspeitou, ele precisa iniciar o tratamento”, afirma. Foi picado por carrapato e apresentou algum sintoma, a recomendação é procurar uma unidade de saúde rapidamente.
Os principais sintomas da febre maculosa, de acordo com o Ministério da Saúde, são: febre, dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal, dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
Funed registra aumento no número de análises de febre maculosa
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório de referência nacional para febre maculosa e outras riquetsioses, tem registrado um aumento considerável no número de amostras recebidas com suspeita de febre maculosa. Somente neste mês, entre 1 e 19 de junho, 160 amostras deram entrada na Fundação com suspeita de febre maculosa, informação divulgada pela assessoria de comunicação.
Dessas, 80% são do estado de Minas Gerais e outras 20% dos estados de Ceará, Distrito federal, Goiás, Pernambuco Rio de Janeiro e Tocantins. Esse aumento se deve, em grande parte, pela maior sensibilidade dos profissionais de saúde quanto aos sintomas e histórico de locais por onde o paciente esteve”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]