
25 de julho, de 2023 | 08:00
A menos de uma semana do fim da campanha, RMVA tem 62% do grupo prioritário vacinado contra gripe
Número está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 90% de cobertura vacinal
Termina na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, a Campanha de Vacinação contra Influenza. Apesar do prazo maior para colocar a imunização em dia, devido à prorrogação, muitas pessoas do público prioritário ainda não compareceram às Unidades Básicas de Saúde. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população-alvo, mas a menos de uma semana para o fim da mobilização, os níveis alcançados ainda estão longe do ideal, seja no número nacional, estadual ou regional.
Dados do Ministério da Saúde, atualizados até a madrugada desta segunda-feira (24), apontavam que 54,20% do público-alvo da campanha foi imunizado em todo o país. Em Minas Gerais, a cobertura vacinal chegou a 62,02%. Na macrorregião de saúde do Vale do Aço, composta por 35 municípios, o número é melhor, segundo o painel Influenza, foi imunizada 71,04% da população-alvo.
Quando o recorte é das quatro cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço, o número cai. A cobertura vacinal é de 62,60%. Por município os números também mudam, Ipatinga atingiu a cobertura vacinal de 49,48%, Timóteo (48,45%), Santana do Paraíso (69,89%) e, por fim, Coronel Fabriciano, que se destacou positivamente, com 101,70% do público-alvo imunizado.
Quem ainda não procurou o posto de saúde mais próximo de casa ainda consegue se vacinar. A campanha termina na segunda-feira. A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.
Já publicado:
Campanha de vacinação contra a gripe entra na reta final
Macrorregião do Vale do Aço chega à marca de 62% do público-alvo vacinado contra a gripe
Mais de 111 mil vacinas contra a gripe aplicadas em grupos prioritários no Vale do Aço
Campanha contra gripe imuniza 40% do público-alvo no país
Público prioritário
Embora a imunização contra gripe tenha sido liberada a todas as pessoas acima de seis meses, há grupos prioritários. São eles: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Vacinação contra gripe
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação anual contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. Os casos podem variar de quadros leves a graves, e até mesmo levar a óbito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]