28 de junho, de 2023 | 08:00
Macrorregião do Vale do Aço chega à marca de 62% do público-alvo vacinado contra a gripe
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do AçoA macrorregião de saúde do Vale do Aço, composta por 35 municípios, já imunizou 62,23% do público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza. Dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) revelam que até o dia 22 de junho foram aplicadas 149.414 doses do imunizante na macrorregião. De acordo com a pasta, 240.090 pessoas fazem parte da população-alvo que deve ser vacinada contra gripe na região.
O número representa uma melhora significativa em relação ao cenário noticiado pelo Diário do Aço no dia 22 de maio, quando a cobertura vacinal estava em apenas 32,15%. Mesmo diante do aumento, a marca alcançada ainda não é considerada a ideal. O Ministério da Saúde preconiza que 90% dos grupos prioritários sejam vacinados.
A meta ainda pode e precisa ser alcançada. A SES-MG prorrogou a campanha até o dia 31 de julho para a população com mais de seis meses de idade. A vacinação foi ampliada até 31 de julho por dois motivos. Primeiro porque estamos no período sazonal de doenças respiratórias, e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque estão sobrando vacinas, pois nosso grupo alvo não atingiu a meta”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
É importante ressaltar que a vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Público prioritário
Embora a imunização contra gripe tenha sido liberada a todas as pessoas acima de seis meses, há grupos prioritários. São eles: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]