04 de julho, de 2023 | 10:48
Lançada em Ipatinga campanha de conscientização sobre golpes financeiros
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga lança uma campanha de alerta quanto à utilização do PIX, que veio para facilitar a vida das pessoas na hora da transferência de dinheiro.Ao mesmo tempo, a facilidade” tem causado muita dor de cabeça a um público expressivo. Os principais alvos de golpes são idosos, pensionistas e aposentados, que apresentam maior vulnerabilidade no quesito de informação. O diretor do Procon municipal, Diego Castro, orienta: Se a oferta é muita, desconfie”.
Reprodução
Na maioria das vezes o público atingido é idoso; Aposentados, pensionistas e pessoas em vulnerabilidade informacional são o alvo mais visado

A intenção da campanha é levar à população esclarecimentos com o intuito de prevenir quanto a atuação de criminosos que se utilizam das facilidades da tecnologia para a aplicação de golpes. Por isso, de acordo com o diretor do Procon, é muito importante que a pessoa não forneça informações pessoais, selfies ou documentação para desconhecidos, em especial por WhatsApp e outros aplicativos de mensagens. Também é crucial evitar a realização de PIX para desconhecidos ou de maneira afobada”, destaca ainda Diego.
Ele acrescenta que antes de concluir o PIX, é fundamental que as pessoas sempre confiram as informações do recebedor”. Além disso, recomenda que se tenha atenção redobrada quanto a sites de leilão e vendedores que anunciam produtos abaixo do preço.
O PIX revolucionou os pagamentos realizados no mercado de consumo brasileiro continua o diretor do Procon , por ser uma forma de transação simples, rápida e gratuita para as pessoas físicas. Vale destacar que o PIX em si não representa riscos, isto porque é um instrumento de pagamento muito seguro. Mas o fato de se tratar de uma operação muito rápida, gratuita e fácil pode levar o consumidor a cair em armadilhas de golpistas, a refletir pouco antes de concretizar alguma transação, entre outras circunstâncias”.
Mecanismo de Devolução
A forma mais adequada de lidar com o problema, salienta a campanha, é a prevenção, evitando a concretização do dano. Porém, em caso da pessoa ser vítima, torna-se imprescindível agir rapidamente. Nesse sentido, o Banco Central do Brasil criou um sistema para aumentar as chances de reaver os valores transferidos via PIX. É o MED Mecanismo Especial de Devolução. Imediatamente após perceber ter sido vítima de um golpe, a recomendação é que se entre em contato com o banco do qual você é cliente e relate o ocorrido, apresentando as provas pertinentes.
O banco irá avaliar o caso e, se entender que faz parte do MED, o recebedor do seu PIX terá os recursos bloqueados da conta e será notificado para se defender. Caso se conclua que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados, e em até 96 horas receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente).
Já publicado sobre golpes:
-Trio aplica golpe do falso Pix em comerciante do Cidade Nova e é capturado
-Dinheiro desaparece de conta e comerciante alega que foi vítima de golpe via Pix
-Criminosos dão golpe de mais de R$ 151 mil reais em mãe e filho em Ipatinga
-Golpe aplicado via WhatsAppp faz mais vítimas no Vale do Aço
-Vítimas perdem R$ 8 mil ao cair no golpe da compra de veículo, em Ipatinga
-Moradora de Timóteo é vítima do golpe da aplicação financeira via Instagram
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]