26 de junho, de 2023 | 17:15

Secretaria de Estado de Saúde confirma morte causada por chikungunya em Ipatinga

Arquivo Agência Brasil
Ao todo, Minas Gerais tem 28 mortes causadas por chikungunya confirmadas Ao todo, Minas Gerais tem 28 mortes causadas por chikungunya confirmadas
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
O município de Ipatinga tem o primeiro óbito por chikungunya em 2023. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na tarde desta segunda-feira (26). A assessoria de comunicação da SES, porém, não detalhou informações a respeito da vítima, alegando conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e por isso informações pessoais ou dados individualizados não são divulgados.

O registro do óbito consta no sistema de dados da SES-MG, chamado de Painel Arboviroses: Vigilância Epidemiológica, um portal de internet para a divulgação dos casos, óbitos e incidência de dengue, chikungunya e zika (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) em Minas Gerais, lançado em março. A Secretaria alega que a ferramenta traz maior visibilidade sobre a vigilância epidemiológica dessas arboviroses e possibilita à população o acesso direto aos dados.

Os dados têm como fonte o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O painel disponibiliza ainda o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que apresenta a classificação de risco para transmissão das arboviroses causadas pelo mosquito nos municípios mineiros, direcionando as ações do programa de controle das doenças para as áreas mais críticas e melhorando o aproveitamento de recursos humanos e materiais.

Casos
A febre chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus de mesmo nome, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).

Em 31 de março deste ano, a administração municipal de Ipatinga decretou situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue, chikungunya e zika.

Conforme o sistema de dados do estado, Ipatinga tem 3.513 casos confirmados de chikungunya e o único óbito confirmado até então, na região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Já o município de Coronel Fabriciano tem 67 casos confirmados da doença, Timóteo tem 226 e Santana do Paraíso 209.

Histórico
Também transmitida pelo Aedes aegypti, a dengue tem feito vítimas. O município de Ipatinga registrou o primeiro óbito por dengue neste ano, conforme já noticiado pelo Diário do Aço. O caso foi confirmado pela administração municipal dia 2/6. A vítima foi um idoso de 61 anos, residente no bairro Horto. Esse foi o primeiro caso de Ipatinga este ano e o segundo óbito na macrorregião de saúde do Vale do Aço, já que Caratinga registrou o primeiro caso de morte dengue, em abril.

Já publicado:
Vale do Aço registrou mais de 13 mil casos prováveis de dengue este ano

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário