26 de junho, de 2023 | 17:15
Secretaria de Estado de Saúde confirma morte causada por chikungunya em Ipatinga
Silvia Miranda Repórter Diário do AçoO município de Ipatinga tem o primeiro óbito por chikungunya em 2023. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na tarde desta segunda-feira (26). A assessoria de comunicação da SES, porém, não detalhou informações a respeito da vítima, alegando conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e por isso informações pessoais ou dados individualizados não são divulgados.
O registro do óbito consta no sistema de dados da SES-MG, chamado de Painel Arboviroses: Vigilância Epidemiológica, um portal de internet para a divulgação dos casos, óbitos e incidência de dengue, chikungunya e zika (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) em Minas Gerais, lançado em março. A Secretaria alega que a ferramenta traz maior visibilidade sobre a vigilância epidemiológica dessas arboviroses e possibilita à população o acesso direto aos dados.
Os dados têm como fonte o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O painel disponibiliza ainda o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que apresenta a classificação de risco para transmissão das arboviroses causadas pelo mosquito nos municípios mineiros, direcionando as ações do programa de controle das doenças para as áreas mais críticas e melhorando o aproveitamento de recursos humanos e materiais.
Casos
A febre chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus de mesmo nome, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).
Em 31 de março deste ano, a administração municipal de Ipatinga decretou situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue, chikungunya e zika.
Conforme o sistema de dados do estado, Ipatinga tem 3.513 casos confirmados de chikungunya e o único óbito confirmado até então, na região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Já o município de Coronel Fabriciano tem 67 casos confirmados da doença, Timóteo tem 226 e Santana do Paraíso 209.
Histórico
Também transmitida pelo Aedes aegypti, a dengue tem feito vítimas. O município de Ipatinga registrou o primeiro óbito por dengue neste ano, conforme já noticiado pelo Diário do Aço. O caso foi confirmado pela administração municipal dia 2/6. A vítima foi um idoso de 61 anos, residente no bairro Horto. Esse foi o primeiro caso de Ipatinga este ano e o segundo óbito na macrorregião de saúde do Vale do Aço, já que Caratinga registrou o primeiro caso de morte dengue, em abril.
Já publicado:
Vale do Aço registrou mais de 13 mil casos prováveis de dengue este ano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]