14 de junho, de 2023 | 08:00
Demora em filas dos bancos devem ser registradas no Procon
Divulgação
Selim de Salles, do sindicato dos bancários, afirma que o número de bancários está sim diminuindo

Um problema comum para quem ainda utiliza o sistema de atendimento presencial dos bancos, são as longas filas e o tempo de espera. O número de funcionários direcionados para o atendimento nas agências e as condições de trabalho dos bancários são fatores que também pode influenciar no tempo de espera. O presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região, Selim Antônio de Salles Oliveira explica como o problema pode ser denunciado no Procon ou em outras instituições do ramo bancário.
Na semana que passou, o jornal Diário do Aço publicou a reclamação de um cliente bancário. A notícia referia-se às agências do Bradesco, em Ipatinga, mas fez disparar uma série de reclamações contra todo o sistema bancário presencial. Vários correntistas, de praticamente todos os bancos, denunciaram as extensas e demoradas filas formadas dentro e fora das dependências dos bancos.
Representação
Procurado pela reportagem do Diário do Aço, nesta semana, o presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região, Selim Antônio de Salles Oliveira explicou que sempre que os clientes se sentirem prejudicados com relação a demora no atendimento devem procurar o Procon, órgão competente para atuar conforme a legislação federal, estadual e municipal, quando houver.
Ainda conforme a diretoria do sindicato, em Ipatinga a Lei Ordinária 2408/2008 estabelece um limite máximo de 30 minutos de espera para atendimentos bancários.
O dirigente sindical também explica que, apesar do saldo de empregados estar positivo no ano de 2023, o número de bancários está sim diminuindo. É uma análise simplista de uma questão complexa. A quantidade de bancários direcionados para o atendimento ao público é uma questão importante a ser levada em consideração”, argumenta Selim de Salles.
Desafio da digitalização
Os serviços oferecidos pelos aplicativos dos bancos é sempre uma alternativa, para fugir das agências bancárias, mas para muitos a digitalização ainda não é uma realidade do cotidiano, principalmente para os idosos devido a dificuldades de acesso e por temerem a falta de segurança dos sistemas.
Para Sellim de Salles a transição ainda é grande um desafio para os bancos. Por um lado, os aplicativos devem proporcionar atendimento completo ao cidadão, por outro, eles devem garantir a segurança da operação, evitando fraudes e prejuízos, que são de total responsabilidade dos bancos”, afirma.
Condições de trabalho
Precarização das condições de trabalho, pressão por metas abusivas, e assédio moral estão entre os problemas enfrentados pela categoria, que também atinge diretamente a qualidade no atendimento nas agências. O problema é ainda tema de campanhas nacionais, em prol da saúde dos trabalhadores do ramo financeiro.
Neste sentido, o sindicato dos bancários no Vale do Aço informa que atua em negociações e reinvindicações por melhorias. Nosso Sindicato é filiado à Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) entidade confederativa que representa 95% dos bancários do Brasil, em um modelo de negociação constante por meio de mesas temáticas que discutem saúde do trabalhador, condições de trabalho, segurança, bancária, diversidade, prevenção de conflitos, entre outros”, destacou o presidente do sindicato.
Como reclamar
Reclamações por demora em fila dos bancos pode ser feita por clientes ou correntistas no site do Procon; do Banco Central do Brasil (Bacen) ou no Canal de reclamação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Lu Magalhães.
14 de junho, 2023 | 13:17"Se o boi soubesse a força quê tem, não puxava carroça,...
E abelha da dor da picada não roubavam seu mel".
Se o povo soubesse que tem o poder nas mãos porém não sabem como usá-lo..isso não aconteceria...Uma coisa que me deixa fulo com os bancos..o dinheiro é seu é o seu DINDIM suado que cai lá .você paga pra ele ficar lá e ainda e tratado com a maior falta de respeito..isso tem que acabar..
Os funcionários de um banco acham quê estão fazendo favores pras pessoas e por isso nos tratam mal ... ô luta SÔ ô luta SÔ ô luta.
Pronto falei..”
Ant
14 de junho, 2023 | 10:25No Bradesco pouco caixas eletrônicos e na semana passada estava tudo inoperante, funcionário não tem pra te informar, todas agências fica às traças...coitado dos idosos.
Ok”
Ant
14 de junho, 2023 | 10:20Bom dia.
Está acontecendo no Bradesco é falta de caixa eletrônico, na semana passada no Iguaçu vc não depositava e nem sacava , dois caixa funcionando e tava inoperante, as taxas vem todos os mês na sua conta...nem funcionaria pra falar o pq.
Ok”