10 de junho, de 2023 | 11:53

Cibercriminosos dão prejuízo de R$ 14.500 a homem em Timóteo

Ilustração
Mensagens com esse conteúdo são frequentes e devem ser ignoradas; bancos jamais vão pedir para instalar aplicativos Mensagens com esse conteúdo são frequentes e devem ser ignoradas; bancos jamais vão pedir para instalar aplicativos

Um homem foi vítima de criminosos que agem na internet. Eles armaram um golpe que resultou em prejuízo de cerca de R$ 14.500 à vítima. Os bancos jamais pedem que clientes instalem aplicativos. Quem ignorar a regra pode terminar no prejuízo, como a vítima desse caso.

Conforme o relato do homem, tudo começou na quinta-feira (8), quando ele recebeu uma mensagem em seu telefone celular, via SMS, alertando-o acerca de uma compra que fora aprovada, no valor de R$ 4.200.

Desconfiado da situação, pois não tinha feito nenhuma compra, o homem ligou para o número 1110021, que apareceu na mensagem, e foi atendido por uma pessoa que se identificou como “funcionário da operadora de cartões Bradesco”.

O suposto atendente orientou o correntista a baixar dois aplicativos em seu celular, pois, por meio de tais aplicativos seria bloqueada a compra aprovada.

Sem saber que tratava com um criminoso que age na internet, o homem seguiu todas as orientações. Baixou os “aplicativos” e, conforme determinado pelo suposto atendente, virou o telefone com a tela para baixo para supostamente “tampar a câmera”.

Na prática, a vítima instalou aplicações que deram ao bandido acesso aos seus aplicativos bancários. A partir daquele momento a vítima não conseguiu acessar mais nada no celular.

No dia seguinte (9/6), ao retirar um extrato de sua conta bancária, em um caixa de autoatendimento em uma agência do Bradesco, a vítima constatou que foram feitas oito transferências, via Pix, cada uma delas no valor R$ 1.500 e ainda um empréstimo de R$ 1.980.

No banco, o homem foi orientado a fazer o registro do fato na polícia para a adoção de providências futuras.

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Comentários

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Rodrigues

11 de junho, 2023 | 11:11

“Pelo amor de Deus. É o mesmo que dar doce na boca do bandido. Instale um aplicativo que te avisa sobre se o número que está te ligando ou enviando uma mensagem é spam. Eu uso o truecaller. Sempre que me liam,surge uma msg avisando que o número é provável spam. Agora, deixa eu te falar uma palavrinha só: como pode alguém em sã consciência não duvidar ou acreditar que o número 1110021, não se trata de golpe? Eu já custo atender ligações de certos celulares agora vou atender a um número deste.? Pelo amor de Deus. Aconselho às pessoas a lerem todos os noticiários onde alguns caíram em algum tipo de golpe. Só assim ficaremos inteirados sobre o assunto e, provavelmente lembraremos de que se trata de um golpe. Isso pode acontecer com qualquer um. Vai depender se seremos mais um na lista ou estaremos preparados. Eu leio todos.”

Justo

10 de junho, 2023 | 20:41

“Eta vale do aço que tem gente inocente,os mlk nadam a braçadas”

Amaral o José Disse Para Não Pagar Nada

10 de junho, 2023 | 14:19

“Ele não disse para ir ao gerente após pagar. "Na dúvida vá ao banco e converse com o gerente pessoalmente. Não paga nada".
Quem paga LITERALMENTE PAGA PARA VER.”

Amaral

10 de junho, 2023 | 13:53

“José, não é tão fácil assim não. Um conhecido teve um golpe parecido, pagou um boleto emitido por um golpista. Foi ao Bradesco, o gerente chegou a rastrear o destino do pagamento, que foi para a conta de um bandido no interior de São Paulo, mas disse que não poderia fazer nada e que, se a vítima quisesse o dinheiro de volta, que entrasse na Justiça.”

Jose

10 de junho, 2023 | 13:45

“Na dúvida vá ao banco e converse com o gerente pessoalmente. Não paga nada, só perde um pouco de tempo.”

Tiago

10 de junho, 2023 | 12:55

“Muita ingenuidade, não baixem nada nem clique em nenhum link que desconhecidos ou supostos operadores mandam pra vocês, as empresas de cartão não trabalham dessa maneira.”

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