02 de junho, de 2023 | 07:30

Projetos para reforma de teto da Catedral de Fabriciano serão apresentados em agosto

Silvia Miranda
Responsáveis pela igreja ainda não informaram sobre previsão e custos da obra do teto da catedralResponsáveis pela igreja ainda não informaram sobre previsão e custos da obra do teto da catedral

(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)
Os projetos para a reforma do teto da catedral de Coronel Fabriciano devem ser apresentados no dia 4 de agosto, quando será feita uma exposição para convidados no Hotel Metropolitano, no bairro Vila Bom Jesus. Há mais de um ano a igreja permanece interditada após a queda de parte do telhado, ocorrida em maio de 2022. Os responsáveis pela igreja ainda não informaram sobre previsão e custos da obra do teto da catedral.

A Co-Catedral de São Sebastião, como passou a ser chamada pela diocese, está situada na rua São Sebastião, no bairro Santa Helena, em Coronel Fabriciano. A igreja chama atenção por sua grandiosidade e arquitetura, com capacidade para mais de mil pessoas. Foi inaugurada em 1993 pelo então pároco padre Élio Athayde, que por coincidência faleceu no dia em que o desabamento do teto completava um ano.

Em 12 de maio de 2022, o teto da igreja cedeu parcialmente e caiu. Na hora do acidente não havia ninguém no templo. Dias antes, a equipe que cuida da igreja teria notado um certo desnível e o conjunto de cadeiras que estava abaixo do local tinha sido retirado. A Defesa Civil municipal determinou a interdição do local e recomendou um estudo técnico.
Álbum Pessoal
Petronilia das Graças Venil conta como a igreja é importante para os fiéis de FabricianoPetronilia das Graças Venil conta como a igreja é importante para os fiéis de Fabriciano

O pároco da Paróquia São Sebastião, padre José do Carmo Zambom, explica que os últimos 12 meses foram dedicados a estudos com engenheiros, arquitetos, técnicos e profissionais especializados em estruturas de concreto e metal, para analisar a situação do teto da igreja e definir a melhor solução. O religioso adianta que será necessário a construção de um novo teto e todo o estudo e projetos serão expostos nesta reunião, agendada para 4 de agosto, no Hotel Metropolitano.

Arquitetura
Conforme dados da Paróquia São Sebastião, a arquitetura da estrutura foi inspirada em estilo oriental, construída baseando-se em uma tenda descrita em passagem bíblica. É a co-sede da Diocese de Itabira-Fabriciano. A necessidade de uma igreja maior surgiu pelo aumento de participação dos fiéis nas santas missas. Por isso, no fim da década de 1980, o então pároco, Padre Élio, começou um movimento para angariar fundos para a nova construção. A partir dessas doações, a atual Catedral de São Sebastião foi surgindo, sendo oficialmente inaugurada no dia 4 de julho de 1993.
Diocese Itabira/Fabriciano
Padre Zambom adianta que será necessário a construção de um novo tetoPadre Zambom adianta que será necessário a construção de um novo teto

Importância
Sem o espaço para a realização de missas, os fiéis agora se dividem nos horários de celebração, realizados na Igreja Matriz e também no Salão Paroquial, no Centro. A religiosa Petronilia das Graças Venil há muitos anos frequenta e participa das programações da co-catedral, compondo inclusive o coral da igreja. “Essa igreja é a história de Fabriciano, padre Élio quando pensou em construir a catedral pensou em um espaço para reunir toda a região, por isso essa igreja é espaçosa e linda e sem ela fica um vazio muito grande”, comenta.

No entanto, Petronilia afirma que padre Zambom, juntamente com a comunidade Redentorista de Fabriciano, tem unido esforços para a reabertura da catedral. “E eu espero que em breve possamos nos reunir novamente nessa igreja tão querida e importante para a nossa cidade”, completou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Penha Faria

02 de junho, 2023 | 17:19

“Eu Não entendi o porquê o projeto será apresentado num espaço fechado para CONVIDADOS,já que é com a ajuda das ofertas,dízimos que está fazendo um caixa para ajudar na reforma.Sugestão:A CENIBRA sempre colaborou com a nossa igreja na época do Padre Elio e Dom Lara, vamos torcer que essa grande empresa continue colaborando.”

Marley

02 de junho, 2023 | 09:23

“Será apresentado o projeto de reconstrução no hotel metropolitano só para convidados . ( CONVIDADOS )
Porque não apresenta na própria área da igreja.?
na rua são Sebastião , ou do lado na rua Angélica .?
É só interditar a rua por algumas horas .
Mas........ Como tudo tem seus argumentos né .!
E mais , não apareceu um fiel em coronel Fabriciano que tem dinheiro , e bancar essa reforma . E Tem gente malado no dinheiro em Fabriciano .
..... É vamos andando então .....”

Zé de Minas

02 de junho, 2023 | 08:53

“Se o padre Elio estivesse ainda aqui esta catedral já estaria pronta de novo,mas infelismente ele já está no andar de cima. Hoje é muita conversa e pouca ação.”

Envie seu Comentário