13 de maio, de 2022 | 09:47

Co-catedral de Coronel Fabriciano é interditada depois de queda de parte do teto

Jefferson Rocha / 97FM
Não havia ninguém no local e, portanto, não houve vítimasNão havia ninguém no local e, portanto, não houve vítimas

A co-catedral de São Sebastião, no bairro professores, em Coronel Fabriciano, está interditada. Isso porque, na noite de quinta-feira (12), por volta das 23h, parte do teto cedeu e caiu, o que inviabiliza a manutenção das atividades nesse momento. Não havia ninguém no templo na hora do ocorrido, ao que o pároco, padre José do Carmo Zambom, classificou como “um livramento daqueles”.

O pároco informou que as missas serão realocadas para o Salão Paroquial, na rua Doutor Querubino, esquina com Manoel Joaquim Pires, no Centro. O pároco também informou que, nos últimos dias, a equipe que cuida do templo já havia notado que o local que desabou apresentava um certo desnível e um profissional já tinha agendado uma avaliação que seria feita nos próximos dias, sendo que o conjunto de cadeiras abaixo do local já estava interditado.

“Nós estamos seguindo a orientação da Defesa Civil com interdição total da co-catedral. Casamentos, missas, tudo suspenso, para que a gente, junto com o técnico, faça a vistoria aqui de toda a estrutura. Em seguida, vamos dar os encaminhamentos necessários para restauração e conserto dessa parte que caiu. Será feita vistoria geral de toda a co-catedral”, disse o padre, aliviado por não haver ninguém no templo no momento da queda do teto. “Pelo horário e como a gente acredita em Deus, às 23h mais ou menos, não tenha dúvida de que é um livramento daqueles”, avalia o padre.

Providências

O diretor de Prevenção de Risco e Defesa Civil de Coronel Fabriciano, Luiz Guilherme Amaral Jr., acrescentou que a Defesa Civil foi acionada pela paróquia para fazer a avaliação do sinistro. Foi orientado que interditassem o local e que um estudo técnico seja providenciado. “Pedimos que as atividades permaneçam suspensas e que as pessoas entendam que a catedral passou por esse sinistro e que agora estão tomando as providências cabíveis”, pontua.

A Defesa Civil fará um relatório orientando sobre quais providências devem ser tomadas. “Foi um dano estrutural. Isso tudo tem que ser bem avaliado. A catedral me parece ter mais de 29 anos e pedimos que esse estudo tem de ser feito para tomada de providências. Vamos acompanhar como sempre fazemos em toda a cidade e vamos orientar dentro da nossa capacidade sobre o que tem de ser feito”, conclui Luiz Guilherme.

Prefeitura

A administração de Coronel Fabriciano enviou uma nota na manhã desta sexta-feira (13) se posicionando sobre o incidente. Além dos dados técnicos já explicados por Luiz Guilherme, destacou que “se solidariza com todos os fiéis, visto que a catedral é um templo religioso referência na região há cerca de 30 anos, desde que foi inaugurado no ano de 1993”.





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

13 de maio, 2022 | 21:52

“O grande aproveitamento da luz e do espaço, além do abundante uso de materiais recicláveis podem por em risco a segurança da arquitetura contemporânea. Risos.”

Waldemar Moreira Fernandes

13 de maio, 2022 | 17:59

“Muito estranho!!! Engenheiro Civil, responsável pelo projeto deveria dar esclarecimentos.”

Flávia

13 de maio, 2022 | 14:24

“No momento do acidente havia apenas uma pessoa no local, Jesus Eucarístico.”

Envie seu Comentário