01 de abril, de 2023 | 15:40
Moradores da Ilha do Rio Doce manifestam por reparação de danos causados com rompimento de barragem
Enviado por leitor
Moradores reivindicam investimentos na região, prorrogação de prazos e revisão de benefícios da Fundação Renova
A comunidade do bairro Ilha do Rio Doce, território atingido pela lama do rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, realizou uma manifestação no fim da manhã deste sábado (1), próximo ao cruzamento da via férrea, nas proximidades do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Veja aqui o que foi o rompimento da barragem de Fundão. 
Entre as reivindicações, o grupo pede que os moradores da Ilha do Rio Doce que não conseguiram reparação dos danos por meio eletrônico (plataforma Novel, da Fundação Renova) ou pelo processo de indenização mediada (PIM), consigam uma nova oportunidade de inscrição.
Além disso, os manifestantes solicitam o pagamento do AFE (auxílio financeiro emergencial) e "Dano Água" atualizado para todos os moradores, inclusive os que segundo eles, foram induzidos pela Renova a aceitar a quitação final. Um documento com todas as demandas foi compartilhado com os presentes na manifestação, para confecção de um abaixo assinado.
No dia 5 de novembro de 2015, a Barragem de Fundão, pertencente à Samarco Mineração S.A., localizada no município de Mariana, se rompeu. Os danos ao meio ambiente foram devastadores. A lama de rejeitos arrasou o distrito de Bento Rodrigues, situado a cerca de 5 km abaixo da barragem, foi carreada até o Rio Gualaxo do Norte, a 55 km, desaguando no Rio do Carmo, atingindo em seguida o Rio Doce e afetando também o litoral do estado do Espírito Santo.
Isolamento
O território do bairro Ilha do Rio Doce pertence ao distrito de Cordeiro de Minas em Caratinga, mas para os moradores se encontra em um verdadeiro limbo administrativo, por se localizar no limite entre os municípios de Santana do Paraíso e Caratinga, e por isso se encontra a 90 quilômetros de distância da sede do município de Caratinga.
Uma das reivindicações trata justamente do esclarecimento sobre os programas implementados pela Fundação Renova, alguns realizados por moradores da região central de Caratinga e que não teria acarretado em nenhum benefício para o bairro.
Dificuldades
A população reforça que a Ilha do Rio Doce não conta com saneamento básico; todas as casas precisam ter fossas e ser abastecidas por poços artesiano ou contratar um serviço de fornecimento de água informal, sem nenhum tratamento nem garantia de qualidade. Não existe calçamento nas ruas mais próximas ao rio, que são de terra e muito provavelmente contaminadas pela lama dos rejeitos da barragem. A escola que existia no bairro foi transferida para um bairro vizinho. O descaso do poder público mesmo em áreas essenciais agrava ainda mais os danos causados à população do território”, diz a nota do manifesto enviada ao Diário do Aço.
Já publicado:
Marcha mobiliza cidade para relembrar tragédia de Fundão
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cidadao Cansado de Falcatrua
03 de abril, 2023 | 10:54Essa galera so quer dinheiro,uma oportunidade de pegar um dinheiro a mais e la estao eles
esse dinheiro deveria ter sido empregado em restauracao do meio ambiente,tratar o rio,soltar milhares de peixes e plantar arvores...esses moradores tem outros empregos e vivem as custas da fundacao agora..conheco varios forjaram documentos para pegar essa aposentadoria previsoria..so da uma ida no Naque,Periquito e Cachoeira Escura...
se a empresa investigar muita gente tem que devolver dinheiro...”
Coroinha
01 de abril, 2023 | 19:22Quanto a reparação de danos quanto a captação e distribuição de água até concordo com a indenização. Mas tirando isto, é oportunismo, o Brasileiro reclama do político, mas quando tem oportunidade faz igual ou pior que eles.”
Thaís
01 de abril, 2023 | 16:58A comunidade da Ilha está abandonada há anos! Após o rompimento TODO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA FOI CONTAMINADO, Todos bebem água contaminada há 7 anos e nunguém faz nada! E o prefeito enche o peito pra falar que nunca pisou na Ilha pra pedir votos então ele não deve nada pra ninguém da Ilha.”
De Olho
01 de abril, 2023 | 16:39P.Q.P. não tem dinheiro no.mundo pra encher esse povo. Cê tá doido.”