13 de março, de 2023 | 17:24

UAI Ipatinga absorve mais serviços do Detran-MG

Nesta segunda-feira, a Unidade de Atendimento Integrado de Ipatinga passou a oferecer também os serviços da categoria veículos

Cíntia Menezes
''Nós vamos liberar policiais para prestar serviço na atividade finalística da PC, a qual seja a investigação policial'', informou o delegado Gilmaro Alves''Nós vamos liberar policiais para prestar serviço na atividade finalística da PC, a qual seja a investigação policial'', informou o delegado Gilmaro Alves

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Ipatinga, localizada na avenida Macapá, número 665, bairro Veneza, deu mais um passo no processo de absorção dos serviços de atendimento ao cidadão do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Além de realizar atendimentos que envolvem a habilitação, iniciados em junho de 2022, a partir desta segunda-feira (13) a Uai Ipatinga passou a oferecer também serviços da categoria veículos, conforme explica o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil (DPC), delegado Gilmaro Alves.

“No primeiro momento, o objetivo era passar a parte de habilitação, que já saiu da Delegacia Regional há mais de seis meses (14 de junho de 2022). E num segundo momento, o objetivo é passar a parte (serviços) de veículos automotores”. Esse processo de transferência dos atendimentos foi previsto por meio da assinatura de um convênio no ano de 2018, realizado entre a Polícia Civil de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Outros municípios
Na área de atuação do 12º DPC, quatro municípios foram autorizados a fazer a migração do atendimento: Ipatinga, Ponte Nova, Coronel Fabriciano e Caratinga. Ipatinga é o mais avançado nesta transição até o momento. “Em Ipatinga nós já entramos no segundo estágio, nas outras não. Hoje nós temos o serviço de habilitação em Ipatinga e Ponte Nova. Coronel Fabriciano está em fase de treinamento dos funcionários. Em Caratinga estamos aguardando a gerente do posto nos dar o sinal verde na contratação dos servidores”, detalhou.

É importante informar que nas cidades onde não há UAIs os atendimentos permanecem da mesma forma, não apresentando nenhuma alteração ou mudança. E que a novidade anunciada nesta segunda vale apenas para Ipatinga.

Serviços
Desde o dia 14 de junho do ano passado, cerca de 30 serviços do Detran-MG passaram a ser prestados pela equipe da UAI Ipatinga. Todos eles voltados para a habilitação, como adição de categoria de CNH, alteração de condutor, alteração de dados do condutor, alteração de endereço, cadastro biométrico, solicitação de 2ª via de habilitação, entre outros.

A UAI Ipatinga entra na segunda fase, em que são absorvidos os serviços de veículos, como por exemplo a alteração de dados de veículo, alteração de endereço de veículo, baixa de comunicação de venda, baixa de impedimento de veículo, certidão positiva, emissão de alvará de liberação de veículo apreendido por questões administrativas. Todos eles já disponíveis desde esta segunda-feira.

Liberação de veículos
Gilmaro pede a atenção dos condutores sobre a liberação de veículos. As liberações serão feitas pela UAI, exceto em procedimentos penais/criminais, que continuam na Delegacia. “Visto que há a necessidade do crivo da autoridade policial”. Então se o seu veículo foi apreendido por falta de licenciamento, por exemplo, o serviço será realizado pela UAI. Mas se foi removido por conta de embriaguez, é preciso procurar uma delegacia. Outro serviço que ainda é de responsabilidade da polícia são as vistorias.

Vantagens
O chefe do 12º DPC avalia que a transição é positiva, tanto para o órgão quanto para os cidadãos. “Com isso nós estamos desafogando muito o trabalho do setor de trânsito”, ressaltou Gilmaro.

Já publicado anteriormente:
UAI Ipatinga absorve serviços do Detran-MG

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário