07 de março, de 2023 | 08:59
Operação Dark Book caça fraudadores da declaração do imposto de renda
Divulgação
A PF e a RFB estão de olho nos profissionais liberais que aumentaram ficticiamente os valores das despesas lançados em Livro Caixa, para pagar menos Imposto de Renda

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagraram, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Dark Book” no combate à prática reiterada de fraudes contra o fisco.
Foram cumpridos em Belo Horizonte, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte.
Investigações revelaram que foram feitas retificações de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física IRPF, de profissionais liberais, aumentando ficticiamente os valores das despesas lançados em Livro Caixa.
Com isso, o imposto devido sofria uma redução, gerando um crédito a ser restituído pela RFB ao contribuinte. Estima-se que o prejuízo ao erário chegue a 62 milhões de reais.
O crime de estelionato majorado está previsto no art. 171, § 3º do Código Penal Brasileiro e a pena é de um a cinco anos e multa. (Com informações da Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais)
Veja também:
Contador explica novidades na Declaração de Imposto de Renda 2023
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]