07 de março, de 2023 | 08:59

Operação Dark Book caça fraudadores da declaração do imposto de renda

Divulgação
A PF e a RFB estão de olho nos profissionais liberais que aumentaram ficticiamente os valores das despesas lançados em Livro Caixa, para pagar menos Imposto de RendaA PF e a RFB estão de olho nos profissionais liberais que aumentaram ficticiamente os valores das despesas lançados em Livro Caixa, para pagar menos Imposto de Renda

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagraram, na manhã desta terça-feira (7), a Operação “Dark Book” no combate à prática reiterada de fraudes contra o fisco.

Foram cumpridos em Belo Horizonte, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte.

Investigações revelaram que foram feitas retificações de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, de profissionais liberais, aumentando ficticiamente os valores das despesas lançados em Livro Caixa.

Com isso, o imposto devido sofria uma redução, gerando um crédito a ser restituído pela RFB ao contribuinte. Estima-se que o prejuízo ao erário chegue a 62 milhões de reais.

O crime de estelionato majorado está previsto no art. 171, § 3º do Código Penal Brasileiro e a pena é de um a cinco anos e multa. (Com informações da Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais)

Veja também:
Contador explica novidades na Declaração de Imposto de Renda 2023
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário