14 de fevereiro, de 2023 | 14:36

Laudenir Vieira Rodrigues, de Coronel Fabriciano, é preso na Operação Lesa Pátria

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Operação Lesa Pátria tem como alvo aqueles que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiroOperação Lesa Pátria tem como alvo aqueles que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Laudenir Vieira Rodrigues, ex-servidor público no município de Coronel Fabriciano, é um dos presos. Além dele, um homem de Governador Valadares figura na lista.

Nas mídias sociais, as últimas postagens de Laudenir tinham cunho político, com fotos apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outra ao lado da ex-primeira dama, Michele Bolsonaro. Conforme a assessoria de comunicação da PF, a instituição não divulga nomes de pessoas presas ou investigadas. Apesar disso, a reportagem do Diário do Aço teve acesso ao nome dos presos, por meio de consulta feita por um advogado, em documentos nos quais constam os nomes de três presos na operação, além de outros dois, que, até então, estavam foragidos.

No início da manhã desta terça-feira, um texto da Polícia Federal apontava que, ao todo, eram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal (STF), em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. Já à tarde, após solicitar mais dados da operação à PF, o Diário do Aço foi informado de que seis mandados de prisão haviam sido cumpridos.

Crimes
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Conforme explicação do advogado consultado pelo Diário do Aço, na tarde desta terça-feira, os presos não haviam passado pela audiência de justificação. “Processualmente, eles passarão pela audiência de custódia, porque o Código de Processo Penal determina que no prazo de até 24 horas, sob pena de relaxamento de prisão em flagrante, eles sejam soltos, caso não passem pela audiência”, pontua.

Outros dois casos
No mês de janeiro, o médico Ézio Guilherme da Silva, de Coronel Fabriciano e a Ana Paula N. Rodrigues, de Ipatinga, foram presos em flagrante após os atos antidemocráticos em Brasília. Até então, os dois permaneciam presos, no Complexo Penitenciário da Papuda e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia.

No dia 8 de janeiro, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, casa dos três poderes da República, foram invadidos por extremistas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, destruíram móveis e objetos das instituições.

Administração municipal
Procurada, a administração municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Política, informou que Laudenir Vieira Rodrigues não tem mais vínculo com a gestão municipal. “Laudenir foi exonerado no dia 4/1/2023”, esclareceu o governo.

Já publicado:
Governo recebe mais de 107 mil e-mails sobre atos golpistas
Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em atos golpistas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota

15 de fevereiro, 2023 | 10:27

“Ô Antônio José, como ter amor e compaixão por uma pessoa que só prega o ódio e o desprezo?! "Quem com ferro fere, com ferro será ferido". Leia Levítico 24:19-20.”

Patriota

15 de fevereiro, 2023 | 10:12

“Recebi em um grupo de WhatsApp, um vídeo desse Lalau em uma piscina, debochando da Justiça e afirmando que estava na Papuda. Espero que agora ele vá realmente pra lá.”

Antonio José de Assis Castro

15 de fevereiro, 2023 | 07:21

“Até que ponto estas pessoas que escrevem comentários destilando tanto ódio, vingança, desprezo, prazer pelo sofrimento de outras pessoas, vivem com amor e bons sentimentos nas atitudes do dia a dia?”

Marcos Duarte Junior

15 de fevereiro, 2023 | 02:22

“Bom!
Os lambaris estão sendo pescados mas só quero saber quando os tubarões serão pegos também,
Um político como Bolsonaro que usa Deus pátria e família um lema do integralismo que tinha simpatia pelo nazismo não poderia dar outra coisa,
Enquanto os peões e bobos da corte só levam na cara o grande articulador está na Florinda igual uma celebridade.”

Salame

14 de fevereiro, 2023 | 23:39

“Isso de pegar peixe pequeno não resolve nada. Tem que pegar os donos da boiada, quem financiou. Prender General golpista, empresário do ramo da construção civil, dono de frigorífico, cartório, ou seja, os cabeça pensantes.
Encher carceragem com lambari e só para falar que estão trabalhando, trocando em miúdo, é o cachorro correndo atrás do rabo.”

Márcio Moreira

14 de fevereiro, 2023 | 23:22

“EU AMO MINHA SOGRA!!!!!!”

Aranilo Carlos de Oliveira

14 de fevereiro, 2023 | 22:27

“Foram longe demais, não respeitaram todos que não coadunam com seus pensamentos, queriam passar por cima de tudo com o falso discurso de que houve fraude no pleito de 2022. Agora a conta esta chegando e com certeza tolos como são pagaram sozinhos enquanto os aliciadores e financiadores tentaram fugir. PRISÃO TALVEZ OS ENSINE RESPEITAR A VONTADE DA MAIORIA.”

Lucimar

14 de fevereiro, 2023 | 21:05

“Laudenir era cargo comissionado na Prefeitura de Fabriciano, muito querido por outros bolsonaristas do governo municipal. Agora ninguém o conhece mais. Isto que dá mentes se juntarem para espalhar fake news e apoiar um presidente que apoia ódio e violência. Uma hora sobra pra um....”

Jr

14 de fevereiro, 2023 | 20:33

“Enquanto prendem os pequenos os bandidos fizeram vistas grossas a invasão e com um monte de infiltrados!
A bandidagem que adora chamar ois outros de bandidos e quem são os maiores bandidos!”

Filme

14 de fevereiro, 2023 | 20:22

“ESTES COMENTÁRIO DE ÓDIO SAO TÄO GRANDES ,QUE VOU ESPERAR VIRAR FILME.VOU FUCAR HUMILDE E SONSO KKKK”

Vitor

14 de fevereiro, 2023 | 17:38

“Tá chegando!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ipatinga é logo aqui PF!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK”

Edmilson ( Eu Mesmo )

14 de fevereiro, 2023 | 17:30

“Que notícia maravilhosa!! Cadeia em todos eles. Lembrando que tem uma mulher de Ipatinga também. Cadeia neles. Sem anistia!”

Lu Magalhães.

14 de fevereiro, 2023 | 16:49

“Gente não da pra entender...
Como um cidadão cria um lema DEUS pátria família..e espalha tanto ódio entre as pessoas será quê esse cidadão não enxerga o mal que causou a tantas familias a tantas pessoas. Ele cita comunismo, mas comunismo é o quê ele anda pregando quem toma as coisas na marra como ele queria tomar o poder se não me engano é quê é comunista. Esse povo só tinham que usar a cabeça e pensar um pouquinho..
Gente o NOVE DEDOS não vai ficar no poder pra sempre..daqui a quatro anos terá novas eleições..tinham que se organizar e se prepararem..será que este é o legado queos pais e avós destes terroristas deixaram pra eles..eu acredito quê não..”

Canhoto

14 de fevereiro, 2023 | 16:15

“Se quer paz, seja humilde e aceitem a derrota.”

Letícia

14 de fevereiro, 2023 | 15:10

“Laudenir Vieira Rodrigues, vulgo LALAU, O JUDAS! É nome desse bandido preso hoje. O jornal Hoje da Globo estampou a cara dele quando eu estava almoçando kkkkk
ELE DEPOIS QUE INVADIU E DEPREDOU O PALÁCIO DO PLANALTO, GRAVOU VÍDEOS DEBOCHANDO DA JUSTIÇA NA BEIRA DE UMA PISCINA! MAS A JUSTIÇA PEGOU ELE, E ESPERO QUE PAGUE! QUE FIQUE UNS BONS ANOS PRESO, E PRINCIPALMENTE, QUE FIQUE INELEGÍVEL PELO RESTO DA VIDA,
POIS É UM B-A-N-D-I-D-O!”

Canhotinho

14 de fevereiro, 2023 | 15:04

“Si vis pacem, para bellum é um provérbio em latim. Pode ser traduzido como "se quer paz, prepare-se para a guerra" (geralmente interpretado como querendo dizer paz através da força ? uma sociedade forte sendo menos apta a ser atacada por inimigos). Infelizmente se almejamos a paz, nos preparemos para a guerra.”

Envie seu Comentário