DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

07 de fevereiro, de 2023 | 05:56

Governo recebe mais de 107 mil e-mails sobre atos golpistas

As denúncias citam nomes de participantes e autoridades

Com informações da Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
As denúncias citam nomes de participantes, empresários e autoridades que financiaram os atos em Brasília dia 8 de janeiroAs denúncias citam nomes de participantes, empresários e autoridades que financiaram os atos em Brasília dia 8 de janeiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, das mais de 107 mil mensagens, foram analisadas 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes. O balanço foi divulgado na noite desta segunda-feira (6).

Nos e-mails, há nomes de suspeitos de participantes, organizadores e financiadores dos ataques, empresários de diversos setores, da Construção Civil ao Agronegócio. Autoridades, como deputados, governadores, prefeitos e vereadores estão entre os nomes que teriam convocado os atos e foram mencionadas em 7.003 mensagens.

Conforme as denúncias, o Pix foi uma das ferramentas mais usadas para angariar recursos para os atos. Ao menos 559 mensagens citaram o uso do Pix. “O mapeamento é interessante porque, por meio do Pix, é possível chegar a uma pessoa que provavelmente estava na organização dos atos”, explica o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira.

Os dados coletados foram enviados para a Polícia Federal, que investiga os atos golpistas. “A gente não investiga. Quem investiga é a Polícia Federal, que é muito eficiente nisso. Ela vai cruzar com outras bases de dados e fazer o trabalho de detalhamento das denúncias”. Na última sexta-feira (3), a Polícia Federal (PF) deflagrou a quarta fase da Operação Lesa Pátria, dando sequência à identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas.

A próxima fase do trabalho, conforme a secretaria do MJSP, será a de identificar buscas mais relevantes; abrir anexos para identificar provas; organizar perfis denunciados para bloqueios; identificar CPFs, telefones, Pix e endereços; e transcrever áudio e vídeo.

Os e-mails com as denúncias foram enviados para o endereço eletrônico [email protected], criado pela pasta em 9 de janeiro, um dia após os atos que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Balanço do Ministério da Justiça sobre denúncias recebidas a respeito dos atos de 8 de janeiro. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança PúblicaBalanço do Ministério da Justiça sobre denúncias recebidas a respeito dos atos de 8 de janeiro. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fazuelysson

07 de fevereiro, 2023 | 20:24

“Essa operação tá demorando demais a chegar aqui no Vale do Aço! De tantos gados envolvidos, vao precisar de construir mais uns 3 CERESPs.”

Envie seu Comentário