DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de dezembro, de 2022 | 10:10

Com estiagem, nível de água do rio Piracicaba começa a abaixar

Enviada por leitor
Rio Piracicaba em Nova Era: monitoramento do nível de água a montante do Vale do Aço permite antecipar ações em Timóteo e Coronel FabricianoRio Piracicaba em Nova Era: monitoramento do nível de água a montante do Vale do Aço permite antecipar ações em Timóteo e Coronel Fabriciano

Moradores ribeirinhos respiram aliviados nesta quinta-feira (22). Com a estiagem da noite anterior e manhã de hoje, o nível de água do rio Piracicaba começa a abaixar.

Na noite anterior, em Nova Era o curso d’água aproximou-se da cota de inundação, 4,50 metros. No começo da manhã de hoje, entretanto, o rio já estava em 4,32 metros, com tendência a reduzir o volume de água.

Como ainda há previsão de pancadas de chuva e todos os afluentes já estão cheios, a Defesa Civil dos municípios localizados ao longo do Piracicaba mantêm o alerta.

“Reforçamos que ainda estamos em cota de alerta e pedimos para a população ribeirinha que continue redobrando os cuidados e estejam atentados aos comunicados”, informa nota da Defesa Civil em Nova Era.

Monitoramento a montante

O monitoramento a montante do rio em Nova Era é importante porque permite aos serviços de Defesa Civil em Antônio Dias, Timóteo e Coronel Fabriciano a antecipar medidas de remoção de pessoas de áreas que alagam.

Em Timóteo, na parte baixa do distrito de Cachoeira do Vale e, em Coronel Fabriciano, nos bairros Mangueiras e Amaro Lanari.

O serviço hidrológico mantém três níveis de alertas. A cota de atenção é quando o rio atinge 3 metros. A cota de alerta é quando atinge 3,50 metros e cota de inundação quando chega a 4,5 metros.

Já publicado:
Defesa Civil alerta para risco de inundações em comunidades de Açucena

Timóteo registra 180 mm de chuva nos últimos quatro dias

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ivanil Corcinio da Silva

22 de dezembro, 2022 | 11:26

“Estiagem?..."eu sou a nuvem. Só vou ali me abastecer e volto já!"”

Envie seu Comentário