21 de dezembro, de 2022 | 13:37

Rio Piracicaba atinge cota de alerta e ribeirinhos recebem comunicado

Enviada por leitor
Rio Piracicaba ultrapassou a 'cota de alerta' nesta quarta-feira e previsão da Defesa Civil é que transborde, caso nível de água continue a subirRio Piracicaba ultrapassou a 'cota de alerta' nesta quarta-feira e previsão da Defesa Civil é que transborde, caso nível de água continue a subir

Depois de quatro dias ininterruptos de chuva, o rio Piracicaba atingiu na manhã desta quarta-feira a “cota de alerta” e os moradores ribeirinhos das cidades de Rio Piracicaba e Nova Era foram comunicados para que fiquem atentos. Há possibilidade de transbordamento do rio.

Às 13h30 o nível de água continuava a subir. A medição feita em Nova Era apontou 4,17 metros, bem acima da “cota de alerta”, que é de 3,50 metros. “O rio Piracicaba em Nova Era se encontra em elevação. A previsão é que o nível do rio continue subindo ao longo do dia”, informou boletim divulgado pela Defesa Civil.

Em outro comunicado, colocado em circulação por mensagens de voz em Nova Era é informado que “toda a população deve ficar atenta. Nesta etapa, as áreas mais baixas do município podem ser atingidas e a prefeitura inicia a evacuação da Secretaria Municipal de Obras por segurança”, informou o comunicado.

O monitoramento do Piracicaba em Nova Era leva em conta três níveis de água no rio Piracicaba: 3.0 metros é considerado “cota de atenção”. Quando atinge 3,50 metros vai para “cota de alerta”. Aos 5,50 metros é a “cota de inundação”.

Vale do Aço

Em Timóteo e Coronel Fabriciano, o nível de alerta ocorre quando o nível do Piracicaba atinge 5,40 metros. O nível de inundação é atingido aos 6,20 metros. Às 11h a medição apontava 3,69 metros, mas com tendência a subir a partir das 16h.

Os dados constam no Boletim de Alerta do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce. A informação será atualizada ainda hoje.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário