20 de dezembro, de 2022 | 10:58

Meteorologia prevê sequência da chuva no Vale do Aço

Alex Ferreira
 A entrada da nova estação será recebida em meio à chuva A entrada da nova estação será recebida em meio à chuva

A chuva vai continuar pelas próximas horas e a chegada do verão 2023 será marcada por temporais. Para essa terça-feira (20), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê tempo encoberto com pancadas de chuva à tarde e à noite. Nos próximos dias também há previsão de chuva.

O temporal é causado por sistema de baixa pressão atmosférica, no oceano Atlântico, que permite o avanço da umidade pelo continente e, em consequência, a chuva. O serviço de meteorologia alerta, inclusive, para a possibilidade de chuva de grande intensidade no Vale do Aço, Leste de Minas e Zona da Mata Mineira.

O Verão no Hemisfério Sul começa às 18h48 desta quarta-feira (21) e termina no dia 20 de março de 2023 às 18h25. A entrada da nova estação será recebida em meio à chuva, que já dura três dias ininterruptos.

Reprodução Inmet
Imagem de satélite mostra área chuvosa nessa terça-feira (20) -  área em amarelo ou vermelho mostra onde incide maior intensidade de chuvaImagem de satélite mostra área chuvosa nessa terça-feira (20) - área em amarelo ou vermelho mostra onde incide maior intensidade de chuva

Já publicado sobre estragos no período chuvoso:
-Pista sentido Belo Horizonte da BR-381 ameaça cair em Antônio Dias
-Encosta desaba e fecha a MG-758 entre Belo Oriente e Açucena
-MG-760 é interditada por causa de inundação em Baixa Verde
-Moradores de área rural de Marliéria ficam ilhados com a queda de pontes
-BR-101 é totalmente interditada em São Mateus (ES)

Dias mais longos

O Verão reflete o aumento da temperatura em todo País em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo com condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

No verão, as chuvas são frequentes em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros (mm).

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas, na estação, são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário