07 de dezembro, de 2022 | 09:00
Cinco trabalhadores da Usiminas permanecem na UTI do Hospital Márcio Cunha
Vazamento de gás foi identificado na Avenida 5, em uma tubulação que vai para o gasômetro
Reprodução de vídeo
Atendimento às vítimas foi prestado por brigadistas internos e o Corpo de Bombeiros Militar não chegou a ser acionado

De um total de 15 operários atingidos por um vazamento de gás industrial (BFG) na área da Usiminas, na noite de terça-feira, cinco permanecem na UTI do Hospital Márcio Cunha e dez permanecem em observação. A informação foi confirmada por meio de nota divulgada pela empresa no começo da manhã de hoje.
O acidente foi um vazamento de gás na tubulação que vai para o gasômetro. Vazou num chamado "selo da tubulação".
Diferentemente que fora divulgado anteriormente, a ocorrência foi na Avenida 5, e o vento levou o gás para o pátio de duas empresas prestadoras de serviços. Os trabalhadores intoxicados são empregados das terceirizadas, MG Andaimes e RHI Magnesita.
Conforme noticiado ontem a noite, o vazamento de gás atingiu operários que prestavam serviços na área da usina em Ipatinga e vários precisaram ser hospitalizados. Os números de vítimas só foi confirmado agora cedo. Abaixo, está a íntegra da nota da empresa:
Nota Usiminas 07h20
Em relação à ocorrência registrada ontem, 6/12, por volta das 20h30, na Usina de Ipatinga, que levou à hospitalização de trabalhadores por inalação de gás, a Usiminas esclarece que os empregados foram prontamente atendidos. Cinco pessoas permanecem em cuidado intensivo no Hospital Márcio Cunha e outros dez em observação. A empresa está prestando toda a assistência necessária aos empregados e a situação operacional na Usina já se encontra controlada. As causas do acidente estão sendo investigadas e tão logo seja possível, a empresa dará novos esclarecimentos.
Atualização da notícia:
Usiminas comunica a morte de um dos empregados que inalou gás em acidente
Nota atualizada hoje (7/12)


Órgãos públicos acompanham vazamento de gás
Por meio de nota, a Polícia Militar de Meio Ambiente informou que tomou conhecimento na noite de terça-feira (6), da ocorrência de vazamento de gás na área interna Usiminas.
De pronto foram realizados contatos com os responsáveis pelos departamentos de Meio Ambiente e Segurança da Empresa, que confirmaram o evento”, diz a nota assinada pelo comandante da 12ª Companhia de Meio Ambiente, major Átila Porto.
Que a situação quanto ao vazamento estaria controlada, bem como foram feitas medições no seu entorno e que não fora detectado concentração do gás, ficando este restrito à parte interna da empresa.
Preliminarmente teria ocorrido o vazamento do gás BFG, o que é produzido durante o processo do ferro gusa no alto forno. Ainda estão apurando as causas e circunstâncias do vazamento.
A equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente encontra-se no interior da empresa neste momento, buscando mais informações. O Ministério Público de Ipatinga está ciente e também acompanha os fatos”, conclui a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Juca
07 de dezembro, 2022 | 14:17Enviei o meu currículo e nunca fui chamado, quero trabalhar na melhor empresa da América latina.”
Pedro Alcântara
07 de dezembro, 2022 | 12:42Isto foi somente um aviso ,coisas piores estão para acontecer por negligência destes novos comandos da grande Usiminas.”
Wilhas
07 de dezembro, 2022 | 10:53infelizmente mais um grave acidente na area da usiminas.que nao valoriza a mao de obra .um pai de familia sai de casa para ganhar 1.900,00 reais e uma vergonha sr.a usiminas.ate hoje escraviza a mao de obra.”
Faria Lima
07 de dezembro, 2022 | 09:53O medo da Faria Lima faz coisas que até o diabo dúvida, o tal mercado vem corroendo a sociedade para beneficiar uma minoria de contas recheadas.”