23 de novembro, de 2022 | 04:54
PL tem até o fim da tarde para apresentar relatório sobre urnas nos dois turnos das eleições
Partido alega que houve falha nas urnas no segundo turno, presidente do TSE pede para incluir também turno que elegeu deputados, senadores e governadores
Agência BrasilDivulgação
Para técnicos, falha em arquivo de log não inválida votos contidos mas urnas maís antigas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, deu prazo de 24 horas para que o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, faça o aditamento da petição na qual pede a anulação de votos das eleições. O despacho foi divulgado no fim da tade de terça-feira (23).
Mais cedo, o PL entrou com representação no Tribunal para anular votos de alguns modelos de urnas eletrônicas nas eleições do último dia 30 de outubro, data do segundo turno. Ocorre que esse mesmo modelo de urna foi usado também no primeiro turno, quando foram eleitos deputados, senadores e governadores.
No despacho, Moraes pede que o partido apresente a relação de urnas supostamente defeituosas nos dois turnos, alegando que as urnas também foram usadas no primeiro turno.
O pedido do partido busca invalidar votos colhidos em cerca de 60% das urnas utilizadas no pleito, mas somente no segundo turno. No primeiro turno, quando foram eleitos deputados e senadores, o PL elegeu 99 parlamentares.
Em pronunciamento à imprensa, ao lado de Valdemar, o engenheiro Carlos Rocha, presidente do IVL, disse que 40,8% das urnas funcionam "da forma esperada". Nas outras, segundo ele, "é impossível associar o registro de cada atividade ao hardware que teria gerado aquela atividade".O PL argumenta que, nas urnas que seriam consideradas "válidas", Bolsonaro teria vencido a disputa pela Presidência da República no segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro, com 51,05% dos votos. O TSE confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 50,9% dos votos válidos, na noite do dia 30.
Alexandre de Moraes destaca em seu despacho que, "as urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 horas", decidiu o ministro.
Antônio Augusto/Secom TSE
O ministro Alexandre de Moraes quer que PL apresente relatório do primeiro turno também

Mais cedo, o PL protocolou no TSE uma representação eleitoral para questionar o resultado da eleição e apontou o suposto mal funcionamento de algumas urnas.
A falha apontada na representação do PL, um erro em arquivo de log das urnas eletrônicas mais antigas que, sozinho, não impede a identificação dos equipamentos e não anula votos contidos nelas. A afirmação é de técnicos que estudam o funcionamento das urnas eletrônicas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Patriota
23 de novembro, 2022 | 17:43Prestenção Tereza! O Veiwer é muito mais bolsominion que vancê. Ele também não entende nada do que lê. Agora, o resto dos comentaristas, somos todos a favor de uma tal de Democracia e totalmente contra a ditadura. Pode crer!”
Gildázio Garcia Vitor
23 de novembro, 2022 | 17:15Senhora Tereza, o meu estado é Minas Gerais. Obrigado pelo comentário e críticas, mas mesmo sendo bolsonarista, não precisa ofender.
A Senhora não deve ter entendido a analogia que fiz, ou não sabe como é o jogo de truco.
Com o Lula, nenhuma UF tem o que temer.
Tenho muita honra em apoiar quem valoriza a Educação, a Cultura e o Estado Democrático (e) de Direito.”
Tereza
23 de novembro, 2022 | 16:21@Gildázio Garcia Vitor seu estado deve ser bem melhor do que Minas Gerais né? Deve ser um conhecedor de todo o estado, porque está generalizando. Me fale somente um estado brasileiro que não tem o que temer.
Seu comentário foi simplesmente ridículo.
Todos os comentários devem ser com certeza de apoiadores do nine. Da mesma laia dele. Vocês se merecem mesmo.”
Patriota
23 de novembro, 2022 | 10:15Oia gente! O Veiwer, que já foi "O Observador", ressuscitou.
Continua o mesmo, não entende o que lê. De qual relatório está falando?”
Carlos Roberto Martins de Souza
23 de novembro, 2022 | 09:07Todo mundo sabe que exército é uma organização complexa, séria e organizada na sua composição, nenhum país abre mão do zelo com os militares. Mas no Brasil a coisa não é bem assim, o derrotado Broxonaro resolveu misturar ?frustrados? e ?tarados? para montar um exército de ?fritados". Frustrados que perderam e não aceitam, e tarados que estão nos quartéis doidos para estupraram a democracia. É a união da merda com a caganeira, o resultado é uma bela diarréia política. O patético relatório dos patetas prova, de forma inconteste, que o rebanho precisa de capim para se manter firme nas suas convicções de que foram roubados. Só não falaram para eles que o ladrão é o ruralista Boçal Nero, um especialista em enganar os seus comandados.. O mais hilário, o resultado encontrado foi ?51", percebeu? A pinga preferida de Lula.”
Viewer
23 de novembro, 2022 | 08:12Já apresentou o relatório, ontem a noite mesmo.
Pior é a galerinha que acha que está achando que estamos brincando e que estamos atemorizados com os deputados e senadores já eleitos, todo o pleito foi fraudado. e cometeram um grave crime contra o Brasil.”
Gildázio Garcia Vitor
23 de novembro, 2022 | 07:02Alexandre de Moraes é um excelente jogador de truco, até parece que nasceu nas Minas Gerais.”
Carla Gomes
23 de novembro, 2022 | 05:48Bom disso tudo é que, se for pra cancelar votos a turma do PL perde mais da metade da bancada. Vai dar em nada. Isso só combustível para inflamar esses imbecis que estão em frente aos quartéis pedindo golpe militar. E outros fazendo sinais para ETs. Tem hora que acho que abriram as portas de um grande hospício.”