12 de agosto, de 2022 | 16:07

Foragido da Justiça há nove anos, condenado por homicídio em Ipatinga é preso nos EUA

Reprodução
Roberson Flávio Santana matou uma mulher a facadas, no bairro Bethânia, e desde sua condenação estava foragido da JustiçaRoberson Flávio Santana matou uma mulher a facadas, no bairro Bethânia, e desde sua condenação estava foragido da Justiça

Roberson Flávio Santana, de 39 anos, foi preso nesta quinta-feira (11) em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, pela U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE). Ele era um dos indivíduos mais procurados por crime grave cometido no Vale do Aço, conforme divulgado pelo Diário do Aço.

Ele foi condenado pela morte de Simone Agapito da Silva, de 36 anos, crime praticado em julho de 2013, e estava foragido desde então. Agora, preso nos EUA, a expectativa é que os trâmites necessários sejam feitos para que ele seja deportado ou extraditado (se necessário) para que cumpra a pena imposta pela Justiça de Ipatinga, que é de 20 anos de prisão, segundo informado pelo promotor de Justiça da comarca de Ipatinga, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro.

Roberson está atualmente em uma prisão nos EUA e deve ser transferido para um centro de detenção nos próximos dias. Ele também deve passar por audiência na corte estadunidense para o juiz autorizar a deportação.

O crime

No dia 24 de julho de 2013, Roberson desferiu facadas contra Simone Agapito. A irmã dela também ficou ferida com um golpe, mas sobreviveu. O crime ocorreu em uma lanchonete de açaí, na avenida Alberto Giovanini, bairro Bethânia, em Ipatinga.

Roberson, uma irmã e a esposa dele foram julgados pelo Tribunal do Júri, em 8 de março de 2016. O réu foi sentenciado a uma pena de 20 anos por homicídio e tentativa de homicídio, e a irmã pegou um ano e três meses de pena, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

A terceira acusada no caso, mulher de Roberson, foi absolvida. Todos estavam foragidos quando ocorreu o julgamento no Fórum da Comarca de Ipatinga. O pai do réu, um policial civil, também foi julgado, em outra sessão do júri no mesmo ano, e foi absolvido da acusação de coautoria.

A motivação do assassinato, conforme a apuração do crime na época, seria uma rixa antiga envolvendo Simone e a irmã de Roberson por causa de “homem”. Simone acusava a outra mulher de “roubar” o marido dela, situação que já havia gerado uma acusação de agressão física. O encontro das rivais naquela noite, na açaiteria, acabou em mais agressões e morte.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabonete

17 de agosto, 2022 | 08:48

“TOMARA QUE FIQUE POR LÁ......JÁ TEMOS LIXO DEMAIS POR ESTAS BANDAS....!!”

Malvadeza

13 de agosto, 2022 | 17:58

“Deixa cumprir a pena lá por mesmo.”

Envie seu Comentário